2 de agosto de 2023

7 filmes para assistir em homenagem ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro

Seleção está disponível de forma gratuita na plataforma do SescTV


Em homenagem ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro, celebrado na próxima segunda-feira (7/8), o SescTV escolheu sete documentários nacionais para reverenciar o gênero e o trabalho dos cineastas brasileiros. São produções como Ziraldo, uma obra que pede socorro, Nheengatu e O Futebol, que exaltam a força do documentário como uma forma de arte capaz de informar, inspirar e provocar a reflexão. Os filmes podem ser assistidos a qualquer momento sob demanda pelo sesctv.org.br/programas-e-series/documentarios/.


Instituída pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), a data homenageia o renomado cineasta baiano Olney São Paulo, conhecido por obras como "O Profeta de Feira de Santana" (1970) e "Ciganos do Nordeste" (1976), cuja carreira foi marcada por sua prisão e tortura durante a ditadura militar.

 

Nossa pátria está onde somos amados


Em maio de 2022, o Museu da Língua Portuguesa foi ocupado. O que aconteceu naqueles dias tornou-se o tema deste documentário, que promove uma reflexão sobre as palavras que nos conectam e podem nos distanciar, revelando a diversidade de identidades pátrias em um país como o Brasil. Um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase título do documentário; o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua; o xamã yanomami que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça: essas epifanias linguísticas podem nos mostrar de que maneira um país e uma língua conseguem abrigar muitas vozes. Uma imensa variedade de pátrias.

Brasil, 2022

Direção: Felipe Hirsch

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

 

Serráqueos


A Serra do Itapeti – patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano – é protagonista do documentário que retrata as riquezas dos 5,2 mil hectares de extensão, a exuberância da fauna, flora e mananciais, bem como a relação com a comunidade local e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações.

Brasil, 2020

Direção: Rodrigo Campos

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

 

Nheengatu


A luta de um povoado indígena para evitar que a língua que falam, o Nheengatu, seja extinta. Na produção, o diretor José Barahona e sua equipe navegam pelo alto Rio Negro, na região de São Gabriel da Cachoeira, para conhecer e compreender a realidade da população que vive na floresta, e teve o seu modo de vida impactado permanentemente pela colonização portuguesa. 

Brasil, 2020

Direção: José Barahona

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

 

Ócio, lazer e tempo livre


O que é o lazer e quais as principais restrições à sua prática? O documentário “Ócio, Lazer e Tempo Livre” traz ideias e reflexões sobre esses temas a partir da fala de acadêmicos e estudiosos que se dedicam a eles ao redor do mundo hoje.

Brasil, 2020

Direção: Marcelo Machado

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

 

Ziraldo, uma obra que pede socorro


O documentário tem como tema central uma obra com poucos precedentes na história da arte moderna: batizado de Guernica brasileira, em referência à pintura de Pablo Picasso, trata-se de um mural criado pelo cartunista Ziraldo, em 1967, meados da ditadura. A obra fica localizada no prédio que abrigava o Canecão, antiga casa de shows do Rio de Janeiro e, hoje, mesmo pertencendo à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi abandonada.

Brasil, 2020

Direção: Guga Dannemamm

Classificação indicativa: 12 anos

Clique aqui para assistir 

 

Em um mundo interior


A produção aborda os casos de seis crianças e um adolescente com transtorno do espectro autista de diferentes regiões do Brasil e classes sociais. Especialistas e famílias abordam os sintomas, os tratamentos, o preconceito, o cotidiano e as expectativas.

Brasil, 2018

Direção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

 

O Futebol


Em junho de 2014, enquanto começam os jogos da Copa do Mundo do Brasil, Sérgio reencontra o pai, Simão. Mais de 20 anos separam esses homens, mas um aspecto cultural brasileiro foi capaz de reconectá-los: o futebol.

Brasil, 2018

Direção: Sérgio Oksman

Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para assistir 

Sobre o SescTV:


O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Para sintonizar o SescTV:


Consulte sua operadora 

Assista também online em sesctv.org.br/noar 

Siga o SescTV no twitter: @sesctv 

E no Facebook: facebook.com/sesctv 

No Instagram: @sesctv


25 de setembro de 2025
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, será palco de um grande encontro cultural no sábado, 27 de setembro. O evento ‘Forró do Padroeiro’, gratuito e aberto ao público, começa às 16h e promete unir música, literatura, artes plásticas e contemplação do céu em uma programação diversificada. Programação • 16h – Café de boas-vindas • 16h30 – Abertura da exposição “Cores da Memória”, de Mariane Alves • 17h – Lançamento do livro “Tecidos de Memórias”, de Teresinha da Rocha Pereira, com apresentação de Saulo Soares • 18h – Declamação de literatura de cordel, com Mariane Alves • 18h15 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 19h – Observação do céu com leitura de poemas • 19h30 – Show com o grupo Forró Rasta Sandália • 20h – Encerramento
25 de setembro de 2025
A Segunda Guerra Mundial é um dos capítulos da história mais bem documentados, com milhares de filmagens, mas sempre há algo a descobrir. Ainda mais com a perspectiva especial, como a apresentada em “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, documentário inédito que estreia, com exclusividade, no Curta!, que traz raros registros caseiros do confronto e da vida cotidiana em meio ao caos! A produção integra a programação especial no canal e no streaming CurtaOn - Clube de Documentários que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra. O filme é produzido pela ZED e tem direção de Stéphane Miquel. As memórias esquecidas de vídeos caseiros são resgatadas no documentário a partir dos arquivos de cinegrafistas amadores na Normandia. O cotidiano na costa francesa é registrado antes e durante a Guerra, marcando um contraste claro entre os períodos. A partir dos olhos de cineastas como Robert Dasché, Pierre Le Bihan e Fernand Bignon, e das lentes de suas câmeras 8mm, somos apresentados aos sorrisos e a vida pacata da Normandia, tomada por banhistas no verão. Logo, as filmagens seriam mais discretas, capturando a tensão e aflição às vésperas do conflito que mudaria a vida dos cidadãos locais e de toda a Europa. “A guerra está de volta, porque um louco quis assim”, afirma um dos anúncios militares filmados colados na parede. O documentário mistura crônicas familiares à história com as raras imagens e contam, em silêncio, o desenrolar da guerra. O confronto não mudou apenas o passatempo dos cinegrafistas amadores que, a partir da ocupação nazista, foram proibidos de filmar, mas de toda a localidade. Cerca de 250 mil homens da região foram mobilizados para o conflito e quase 20 mil civis morreram. “Vamos vencer, pois somos mais fortes”, conclamava um cartaz. As gravações, agora clandestinas, mostram como o cenário e a vida mudaram. Da fresta de suas janelas, com coragem para registrar a história e denúncia da violência, os cinegrafistas revelam como pessoas comuns vivenciaram e sobreviveram à guerra e como elas conseguiam recriar momentos de felicidade em meio ao caos, escombros e olhares de medo. As filmagens incluem cenas do Dia D, que iria libertar a Normandia e a França dos nazistas. Eles gravam a esperança com a chegada dos Aliados e, à sua maneira, celebram e homenageiam memórias felizes. “Memórias da Segunda Guerra Mundial” é uma produção da ZED. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de setembro, às 23h.