16 de dezembro de 2023

Vai participar de um amigo oculto? 12 livros para presentear nas confraternizações

Na lista abaixo, você encontra sugestões ideais a todos os gostos e personalidades para facilitar a escolha dos presentes no fim de ano!

 

Se você vai participar de amigos secretos de fim de ano no trabalho, na família ou entre amigos, esta lista pode auxiliar na escolha do presente para a brincadeira. Há sugestões para todos os interesses e personalidades: abaixo, é possível encontrar livros que agradam mães, pais, pessoas românticas e aqueles apaixonados por uma boa leitura. Confira!


Guerra dos Mil Povos

Para quem sempre está em busca de uma história interessante sobre o passado, este é o livro ideal. Enredo acontece durante a Confederação dos Tamoios, a maior revolta indígena no Brasil que ocorreu no Sudeste brasileiro. Neste cenário do século XVI, os leitores embarcam em uma aventura ao lado de Afonso, um guerreiro português que vendeu a armadura e atravessou o oceano para as terras brasileiras na intenção de encontrar paz.

(Autor: Víktor Waewell | Onde encontrar: Amazon)


Inimigo Oculto

O amigo secreto no Natal de uma família mineira virou um livro. No caso de Inimigo Secreto, Jerusa Furbino convida o público a utilizar a típica brincadeira das confraternizações para refletir sobre temas importantes. Nesta obra, o amigo oculto não é descrito pelas qualidades, mas por seus defeitos – e ninguém pode questionar estas características. A partir disso, os personagens precisam aprender a lidar com raiva e mágoas, mas também a se reconhecer no amor e no perdão.

(Autora: Jerusa Furbino | Onde encontrar: Amazon)


Amor in vitro

Nestes contos, o tema da reprodução assistida abre margem para reflexões sociais, afetivas e filosóficas sobre as possibilidades do avanço da ciência na medicina. Com os anos de experiência como executivo da indústria farmacêutica, Augusto Maia lança um olhar para as realidades das pessoas que sonham em ter um filho por meio da fertilização in vitro.

(Autor: Augusto Maia | Onde encontrar: Amazon)


Ébano sobre os canaviais

Com a ancestralidade africana negada, Adriana Vieira Lomar por muito tempo se incomodou com a falta de informações sobre a identidade da trisavó, uma negra alforriada. Por isso, decidiu criar uma história e um nome para ela: assim surgiu o livro Ébano sobre os canaviais, vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2022. O enredo acompanha a relação de José, um jovem imigrante português, e Ébano, uma mulher liberta da escravidão.

(Autora: Adriana Vieira Lomar | Onde encontrar: Amazon)


O rei Sebastião

O escritor, pesquisador e brincante da cultura popular Francisco Bertulino Cruz faz uma releitura da história de Dom Sebastião, o rei português morto em uma batalha no Marrocos que se tornou protetor das terras e dos mares maranhenses. A partir de conexões entre as raízes portuguesas, africanas e indígenas, autor narra a vida de Sebastião, um menino cuja trajetória foi permeada de mistérios desde o nascimento.

(Autor: Francisco Bertulino Cruz | Onde encontrar: Amazon)


Meu cavalo se chamava Alegre

Obra de crônicas e poemas reúne memórias de Sonia Paim em seus quase 80 anos de vida. Entre os temas abordados, estão a origem de expressões incorporadas ao vocabulário familiar, memórias de parentes queridos, relatos de viagem, a história de um casamento de cinco décadas e outras narrativas. Nas páginas, ela também faz um convite para as pessoas começarem a escrever e ler independentemente da idade.

(Autora: Sonia Paim | Onde encontrar: Amazon)


Amazônia - um caminho para o sonho

Fruto de extensa pesquisa documental e um estudo de campo na Amazônia, M. C. Jachnke utiliza a literatura para transmitir conhecimentos sobre a região. Por meio da aventura fictícia de quatro amigas que vão até o Norte com diferentes objetivos pessoais, a autora apresenta figuras e fatos históricos, como Ajuricaba, importante líder dos povos indígenas que liderou uma guerra contra os portugueses; a construção do Teatro Amazonas e a relação com a belle époque, entre outros temas.

(Autora: M. C. Jachnke | Onde encontrar: Amazon)


Preto Suave

Imagine o típico cenário preto e branco dos filmes dos anos 1940 em uma narrativa literária que ocorre nos tempos atuais na capital de São Paulo. Esta é a premissa de Preto Suave, uma obra que acompanha o trabalho do investigador particular Silas Steffano na tentativa de descobrir quem matou o marido da cliente Malu. Narrativa foi construída com base nos conhecimentos de Ricardo Mello como advogado e procurador federal aposentado.

(Autor: Ricardo Mello | Onde encontrar: Amazon)


O coronel que queria matar o presidente

Alberto é o protagonista deste livro escrito pelo professor e doutor em História Política, Leonardo Bruno da Silva. Após perder a esposa para o spikevirus e perceber o descaso do governo com a tragédia, ele toma uma decisão: fazer justiça com as próprias mãos para salvar o país. Para esta missão, ele contará com Kaiky, jovem negro e morador de uma favela do Rio de Janeiro que levará o personagem principal a desafiar as próprias convicções.

(Autor: Leonardo Bruno da Silva | Onde encontrar: Amazon)


Mesmo se a Tempestade Chegar

Esta ficção científica levanta debates sobre temas atuais da sociedade brasileira, como o fanatismo, as consequências dos discursos de ódio, os abusos de poder e as questões filosóficas relacionadas à importância de lutar pela humanidade. O protagonista é Soulfly, que acorda sem memória em um hospital e, aos poucos, descobre ter feito parte do Salvadores da Terra, grupo responsável pela manipulação de energias.

(Autor: Paulo Pera | Onde encontrar: Amazon)


Paternidade

Psicóloga e mestre em Educação, Ingrid Konrath lança um olhar para os desafios da paternidade no mundo contemporâneo. Para tratar sobre o tema, ela conversou com pais para abordar as experiências e as responsabilidades que cada um tem neste papel. A especialista identificou que a relação paterna reside muito no silêncio masculino, mas que o pai contemporâneo deseja mudar e ser uma figura mais sensível.

(Autora: Ingrid Konrath | Onde encontrar: Amazon)

Até minha terapeuta sente falta de você

Para aquele amigo que sofre e chora com dor de cotovelo, a dica perfeita é o livro Até minha terapeuta sente falta de você! Nesta coletânea de poesias, a escritora Elisa Marques mostra, por meio das próprias vivências, que, embora o término possa ser tão intenso quanto o relacionamento, é possível superar a perda.

(Autora: Elisa Marques | Onde encontrar: Amazon)


Luxúria, o lobo do homem

Aos que amam cultura, peças teatrais, filmes e livros, a indicação é o suspense social e psicológico Luxúria, o lobo do homem, de Ronaldo Dalbianco. Essa tragédia carioca deixa qualquer leitor com os cabelos em pé. No enredo, Rita, uma mulher dilacerada, busca uma fagulha de esperança em sua obsessão por um jovem. Odelon, em meio a um dilema de amor e ódio, depara-se com uma traição que desenterra segredos perigosos do passado.

(Autor: Ronaldo Dalbianco | | Onde encontrar: Amazon)

 

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita