7 de novembro de 2022

Trocas em Cena: Gabriela Linhares entrevista Leandro da Matta, no Solar do Jambeiro

No dia 8 de novembro, terça-feira, às 17h, o Solar do Jambeiro apresenta “Trocas em Cena”. Nesta edição, a atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural Gabriela Linhares entrevista o ator e diretor Leandro da Matta. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.


Sobre Gabriela Linhares


Atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural. Pisou no palco aos 6 anos no ballet clássico. Aos 13 começou a fazer teatro profissional. Estudou ballet clássico até os 16 anos e técnica de Martha Graham dos 17 aos 21 anos. Aos 18 ingressou na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, onde foi presidente do Diretório Acadêmico por dois anos.


Mudou-se aos 22 anos para o Rio de Janeiro para trabalhar na TV Globo. Continuou o curso de Artes Cênicas e formou-se em interpretação teatral na UNIRIO em 2001. Desde então, está há 22 anos no estado do Rio de Janeiro atuando nas áreas de TV, cinema e, principalmente, teatro.


Criou a Companhia Duplô em 2002, da qual é diretora, dramaturga e atriz. A companhia possui uma diretora artaudiana e dedica-se ao teatro contemporâneo com um forte trabalho corporal e ritualístico. Desde a fundação, vem se aprofundando no estudo do teatro das sensações e desenvolvendo uma linguagem própria, denominada "Teatro Sinestésico".


Reside na cidade de Niterói desde 2013, onde fundou o Centro Cultural Jardim das Artes. Como arte-educadora, desenvolveu laboratórios de pesquisa cênica; oficinas e pesquisas de teatro e cinema; ministrou aula de interpretação para cinema com o cineasta Fábio Barreto.


Idealizou diversos projetos sociais realizados nas comunidades Souza Soares, Tenente Jardim e Morro da Penha, em Niterói; Rocinha, Prazeres e Babilônia, no Rio; Restinga e Morro da Conceição, em Porto Alegre.
         

Idealizadora do Grupo Mulher em Flor, que atua, desde 2016, no amparo a mulheres que sofreram abusos e (ou) que tiveram seus filhos vítimas de abusos sexuais. Como pesquisadora, estuda sobre religiosidade, neurolinguística, psicanálise, física quântica e atua, desde 2007, na Casa de Padre Pio, em Botafogo, Rio, onde realiza trabalhos na área de cura, apometria e terapias holísticas. Hoje é uma das coordenadoras do Grupo de Desenvolvimento de Estudos Mediúnicos da casa.

Sobre Leandro da Matta:


Ator, diretor, psicólogo, arteterapeuta e foi professor de teatro por 25 anos. Estreou como ator em 1989, no musical infantil "Cataplum", no teatro Abel em Niterói. Dividiu o palco por dez anos com a atriz Fabiana Karla em três sucessos que entraram em turnê no Brasil e no exterior. Espetáculos como "Balaio de Gatos", "A vida em Rosa", de Adriana Falcão, e "Nessa mesa de bar", musical em homenagem a Reginaldo Rossi. Esteve no elenco de tele produções como as novelas "Eta mundo bom", "Bang Bang", além dos seriados como "Super Sincero" e "Como aproveitar o fim do mundo", e participação em produções como "A grande família", "Separação" e "A diarista", entre outras. No Cinema, fez parte do elenco de sucessos como "Cilada.com" e "Lucicreide vai pra Marte".

 



29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita