7 de novembro de 2022

Trocas em Cena: Gabriela Linhares entrevista Leandro da Matta, no Solar do Jambeiro

No dia 8 de novembro, terça-feira, às 17h, o Solar do Jambeiro apresenta “Trocas em Cena”. Nesta edição, a atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural Gabriela Linhares entrevista o ator e diretor Leandro da Matta. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.


Sobre Gabriela Linhares


Atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural. Pisou no palco aos 6 anos no ballet clássico. Aos 13 começou a fazer teatro profissional. Estudou ballet clássico até os 16 anos e técnica de Martha Graham dos 17 aos 21 anos. Aos 18 ingressou na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, onde foi presidente do Diretório Acadêmico por dois anos.


Mudou-se aos 22 anos para o Rio de Janeiro para trabalhar na TV Globo. Continuou o curso de Artes Cênicas e formou-se em interpretação teatral na UNIRIO em 2001. Desde então, está há 22 anos no estado do Rio de Janeiro atuando nas áreas de TV, cinema e, principalmente, teatro.


Criou a Companhia Duplô em 2002, da qual é diretora, dramaturga e atriz. A companhia possui uma diretora artaudiana e dedica-se ao teatro contemporâneo com um forte trabalho corporal e ritualístico. Desde a fundação, vem se aprofundando no estudo do teatro das sensações e desenvolvendo uma linguagem própria, denominada "Teatro Sinestésico".


Reside na cidade de Niterói desde 2013, onde fundou o Centro Cultural Jardim das Artes. Como arte-educadora, desenvolveu laboratórios de pesquisa cênica; oficinas e pesquisas de teatro e cinema; ministrou aula de interpretação para cinema com o cineasta Fábio Barreto.


Idealizou diversos projetos sociais realizados nas comunidades Souza Soares, Tenente Jardim e Morro da Penha, em Niterói; Rocinha, Prazeres e Babilônia, no Rio; Restinga e Morro da Conceição, em Porto Alegre.
         

Idealizadora do Grupo Mulher em Flor, que atua, desde 2016, no amparo a mulheres que sofreram abusos e (ou) que tiveram seus filhos vítimas de abusos sexuais. Como pesquisadora, estuda sobre religiosidade, neurolinguística, psicanálise, física quântica e atua, desde 2007, na Casa de Padre Pio, em Botafogo, Rio, onde realiza trabalhos na área de cura, apometria e terapias holísticas. Hoje é uma das coordenadoras do Grupo de Desenvolvimento de Estudos Mediúnicos da casa.

Sobre Leandro da Matta:


Ator, diretor, psicólogo, arteterapeuta e foi professor de teatro por 25 anos. Estreou como ator em 1989, no musical infantil "Cataplum", no teatro Abel em Niterói. Dividiu o palco por dez anos com a atriz Fabiana Karla em três sucessos que entraram em turnê no Brasil e no exterior. Espetáculos como "Balaio de Gatos", "A vida em Rosa", de Adriana Falcão, e "Nessa mesa de bar", musical em homenagem a Reginaldo Rossi. Esteve no elenco de tele produções como as novelas "Eta mundo bom", "Bang Bang", além dos seriados como "Super Sincero" e "Como aproveitar o fim do mundo", e participação em produções como "A grande família", "Separação" e "A diarista", entre outras. No Cinema, fez parte do elenco de sucessos como "Cilada.com" e "Lucicreide vai pra Marte".

 



31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo