6 de setembro de 2023

Theatro Municipal recebe musical em homenagem a Zé Ramalho

Do xote ao rock, “O Admirável Sertão de Zé Ramalho” leva ao palco os sucessos e a história por trás de um dos principais nomes da MPB

Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz! A discografia e a vida de Zé Ramalho vira tema do musical “O Admirável Sertão de Zé Ramalho”. Durante curta temporada entre os dias 07 e 17 de setembro, o Theatro Municipal de Niterói recebe esse espetáculo baseado na história de um dos principais nomes da MPB.

Paraibano de Brejo do Cruz, Zé Ramalho se embrenhou na fonte da literatura de cordel, do blues, do rock e do melhor do violão nordestino. Apelidado de Bob Dylan do Sertão, o artista também é conhecido por sua contemporaneidade, produzindo poesia dentro da tradição musical nordestina, além de emoções e sentimentos universais na sua obra. 

Com idealização de Eduardo Barata, a montagem do espetáculo marca o reencontro da premiada dupla Pedro Kosovski (dramaturgia) e Marco André Nunes (direção). Plínio Profeta assina a direção musical.

Serviço:

 

O Admirável Sertão de Zé Ramalho

 

Primeira semana :

Ensaio aberto:

Data: Quinta e sexta-feira, 07 e 08 de setembro de 2023

Horário: 19h

Ingressos: Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria do teatro, 1h antes do início do ensaio

Musical:

Data: Sábado e domingo, 09 e 10 de setembro de 2023

Horário: Sábado - 19h | Domingo - 20h

Ingressos: R$20

 

Segunda semana: 

Musical:

Data: Setxa-feira, sábado e domingo, 15, 16 e 17 de setembro de 2023

Horário: Sexta-feira - 20h | Sábado e domingo - 17h

 

Local: Sala Carlos Couto - Theatro Municipal de Niterói

Classificação: 12 anos
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niteró

3 de fevereiro de 2026
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o neste domingo (01) Grammy Awards 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global com o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo.O prêmio foi recebido em nome deles pela apresentadora Dee Dee Bridgewater, durante evento em Los Angeles, nos Estados Unidos. A produção premiada é um registro da turnê dos dois artistas. A conquista coroou o momento artístico marcado por reencontros afetivos com o público e pela reafirmação da força da canção brasileira no cenário internacional. O álbum, gravado ao longo da turnê que atravessou diversas cidades brasileiras com casas lotadas, reúne sucessos das trajetórias individuais dos dois artistas, como Reconvexo e Vaca Profana, além de uma versão inédita de Fé, composição de Iza com nova leitura nas vozes dos irmãos.
3 de fevereiro de 2026
A cerimônia de entrega do Grammy 2026, maior prêmio da indústria musical, consagrou os brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia, Kendrick Lamar e também foi marcado por discursos de artistas contra o ICE (polícia de imigração norte-americana) e falas fortes contra o presidente Donald Trump. A cerimônia de entrega, transmitida para o mundo todo na noite deste domingo (1), foi também marcada por protestos de artistas contra Donald Trump e a atuação do ICE, polícia de imigração que vem "caçando" estrangeiros e que matou recentemente dois norte-americanos. O apresentador da noite, o comediante Trevor Noah, fez várias críticas ao presidente dos EUA, que é mencionado muitas vezes nos arquivos Epstein, divulgados na última semana. “Esse é um Grammy que todo artista quer quase tanto quanto Trump quer a Groenlândia. O que faz sentido, já que a ilha de Epstein não existe mais, ele precisa de uma outra para ficar passando tempo com Bill Clinton”, disse Noah. Mas Noah não foi o único a citar Trump negativamente. Bad Bunny, cantor porto-riquenho e um dos mais populares da atualidade, subiu ao palco para receber seu prêmio de Melhor Álbum de Música Urbana por Debí Tirar Más Fotos, e falou sobre a perseguição a imigrantes promovida pelo governo norte-americano: “Não somos selvagens, não somos animais, não somos alienígenas. Somos seres humanos e americanos. O ódio fortalece o ódio. Só o amor é mais forte que o ódio. Então, por favor, precisamos ser diferentes”. Bunny dedicou sua vitória “a todas as pessoas que tiveram que deixar suas casas para seguir seus sonhos. A todos os latinos do mundo, a todos os artistas que vieram antes e que mereciam este prêmio. Muito obrigado”. O cantor foi muito aplaudido. A cantora Billie Eilish, que ganhou o Grammy de Melhor Canção do Ano Por “Wildflower”, foi ao microfone e comentou sobre a atuação do ICE: “Ninguém é ilegal em terras roubadas. É muito difícil saber o que dizer e o que fazer agora, e sinto que aqui neste lugar precisamos continuar lutando, falando e protestando. Nossas vozes importam e as pessoas importam. E f**-se ICE é tudo o que quero dizer. Desculpe”.