20 de maio de 2022

Soprano Rosaria Angotti e pianista Luciano Bellini se apresentam hoje (20) na Sala Cecília Meireles

Ambos fazem muito sucesso na Europa e por todo o mundo. O concerto conta com o apoio do Instituto Italiano di Cultura.

 

Rosaria Angotti

 

Depois de terminar o liceu clássico, a soprano continuou os seus estudos em Ciências e Técnicas Psicológicas, posteriormente realizando a especialização superior em Musicoterapia no Conservatório A.Casella em L'Aquila, na Itália. Graduou-se em piano no Conservatório de Música S. Cecilia de Roma. Se formou em canto com nota máxima e honra no Conservatório A.Casella em L'Aquila.

 

Mais tarde se aperfeiçoou no repertório operístico e de câmara.

 

Rosaria colabora com a Orquestra Sinfónica de Abruzzo e com a Orquestra de Pádua e Veneto, e apresenta-se regularmente em recitais e óperas por toda Europa.

 

Fascinada pelo contemporâneo, estreou quatro obras contemporâneas na Bienal de Veneza em 2016 e 2018 e na obra Idroscalo Pasolini, no International Art Site em Montepulciano, em 2015.

 

Vencedora de inúmeros concursos nacionais e internacionais como solista e em dueto de câmara.

 

Trata-se de uma cantora realmente espetacular, que fará um concerto que você não pode perder.

Bellini

 

Além de pianista, Bellini é também maestro e compositor, tendo escrito óperas, música sinfônica, sacra, vocal, de câmara e eletrônica, além de peças musicais para cinema, teatro e balé, trabalhando em parceria com as mais importantes companhias de teatro e dança italianas.

 

Suas obras foram apresentadas em quase todos os países ocidentais, no Oriente Médio e Extremo Oriente e na América do Sul, além de terem sido gravadas por várias emissoras e redes nacionais. Maestro permanente da Nova Philarmonia e maestro convidado ou solista de muitas orquestras e instituições europeias, asiáticas e latino-americanas, até agora realizou cerca de 150 estreias mundiais. Gravou muitos e aclamados CDs como pianista e maestro.

 

Em 97 fundou o “Duo Bellini” com seu filho Luca, flautista, e juntos já se apresentaram na Europa, Ásia e América Latina. Em 2008 fundou o “Duo Pianistico Italiano” com Antonella Vitelli.

 

Atualmente leciona no Conservatório “A. Casella” em L’Aquila, na Itália.

 

Sexta dia 20 de maio, 19h

Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47


Ingressos:


https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/b2e8cf14b7c119d34cde8dbe72b2f0571fe97e92




29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita