29 de setembro de 2023

Som na Nave - Show Um Coletivo de Jazz

O projeto Nave de Luz apresenta “Som na Nave” uma oportunidade de conhecer os talentos da música brasileira em um espaço cenográfico multimídia contemporâneo.
 
Um encontro de projetos e vivências diversas. Com base no Rio de Janeiro, nosso coletivo de jazz é uma contínua (re)união de amigos que compartilham, pela música, o que cada um traz consigo.
 
O grupo é composto por Arthur Trucco (baixo), Bernardo Schaeffer (flauta e sax soprano), Felipe Ribas (bateria), João Carlos Cochlar (piano), Mateus ‘Matt’ Da Silva (sax alto) e Pedro Fadel (violão). Fluido e vivo - como o improviso. Cada reunião é única. Mas todas são harmoniosas e imersivas.
 
Começou em 2018, quando João promoveu um encontro de amizades que permaneceu.
 
Desde então, em alguns e especiais encontros, tocamos desde standards do jazz como Thelonious Monk, Hermeto Pascoal, John Coltrane, clássicos da música brasileira de Tom Jobim a Luiz Bonfá. Sempre mesclando com músicas autorais de integrantes do próprio grupo. Tivemos ainda a honra e oportunidade de tocar com músicos ilustres, como o compositor, arranjador e trombonista Vittor Santos, o gaitista Maurício Einhorn e o guitarrista Nelson Faria.  Sempre mesclando com músicas autorais de integrantes do próprio grupo.

 

SOBRE A NAVE
 
O projeto NAVE DE LUZ, idealizado por Paulo Cesar Medeiros (@paulocesarlimademedeiros) e produzido por Tenara Gabriela (@tenaragabriela), é um espaço cênico inovador, cuja estrutura funciona como um "circo multimídia teatral". Neste espaço cênico diferenciado, criado por Sérgio Marimba (@sergiomarimba) e Paulo Cesar Medeiros, o público terá acesso visual amplo a tudo que estiver ao seu redor.
 
Como uma espécie de planetário a NAVE foi produzida para abrigar espetáculos de teatro, dança, filmes, exposições, oficinas, aulas, shows e debates. Uma grande estrutura em metalon contornada por luzes de led coloridas e subdividida por tecidos translúcidos que permitem a utilização mágica de projeções, luz e transformações do espaço cênico.
 
O principal objetivo é a sensibilização dos espectadores para uma melhor percepção do mundo em que vivemos, que não é uma realidade exterior a nós, inexorável em sua potência, mas sim fruto de relações sociais historicamente reconhecíveis e, portanto, passível de ser modificado.
 
O projeto Nave de Luz pretende possibilitar a pesquisa de uma nova relação entre o público e as diversas manifestações artísticas e do pensamento humano que serão apresentados nesse espaço mágico e inovador utilizando diferentes elementos de comunicação e interação.
 
A literatura apresentada dentro de um espaço multimídia, divertido e interativo foi a base da criação do projeto NAVE DE LUZ. Despertar o interesse pelos livros através de um espaço de vivência sensorial.
 
Agora, a NAVE abre espaço para todas as Artes. Poesia, dança, música instrumental, artes de rua, MPB, teatro, cinema, gastronomia, e tudo que estiver ao nosso alcance.
 
A NAVE DE LUZ é um espaço de acolhimento, convivência, diversidade e prazer.


Local

Cidade das Artes

Datas

29/09/23

Horários

Sexta | 21h 
Ingressos:
R$ 80,00 (inteira)
R$ 40,00 (meia)

Duração

90 Minutos em média

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.