17 de novembro de 2023

Série O Globo/Dellarte encerra temporada de concertos internacionais com soprano Kristine Opolais

A última atração da temporada 2023 da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais, acontece no dia 18 de novembro, sábado, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Com frequentes apresentações no Metropolitan Opera de Nova York, na Viena Staatsoper, na Deutsche Staatsoper em Berlim, na Bayerische Staatsoper, no Teatro alla Scala, no Opernhaus Zürich e na Royal Opera House, o repertório da soprano letã inclui a aclamada “Un bel dì vedremo” da ópera Madama Butterfly, de Puccini.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, e corealização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem apoio da PwC Brasil.


Kristine Opolais, soprano


Kristine Opolais é uma das sopranos mais solicitadas do cenário internacional da atualidade, com uma reputação firmemente estabelecida entre as atrizes cantoras mais proeminentes do mundo, combinando tom brilhante e intensidade dramática. 

Opolais é reconhecida por suas performances no The Metropolitan Opera, como em La bohème, Madama Butterfly e produções de Manon Lescaut e Rusalka que receberam transmissões internacionais como parte do Met’s Live em séries de cinema HD. Em 2014 ela fez história no Met, com duas estreias de papéis distintos em 18 horas: no papel-título de Madama Butterfly, e no dia seguinte, na matinê de La bohème, transmitida simultaneamente em diversos países.

Se apresentou em diversos locais, como o Festival de Salzburgo, BBC Proms, Festival Tanglewood, Musikverein Wien, Baden-Baden Festspielhaus, Royal Opera House Muscat, Royal Concertgebouw e Carnegie Hall e com diversas orquestas, como Berliner Filarmônica, Gewandhausorchester Leipzig, Concertgebouworkest, Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks, Filarmonica della Scala e NHK Orquesta Sinfónica.

Maestros como Daniel Barenboim, Sir Antonio Pappano, Sir Simon Rattle, Sir Mark Elder, Daniel Harding, Andris Nelsons, Fabio Luisi, Kirill Petrenko e Semyon Bychkov são parcerias constantes de Kristine Opolais.

Os destaques da temporada 22/23 incluem um retorno ao papel de Madama Butterfly no Teatro Municipal Giuseppe Verdi Salerno e a estreia no papel-título de Carmen de Bizet, em uma nova produção na Oper im Steinbruch St, além de apresentações com a Ópera e Ballet Estatal de Istambul em Istambul e Ancara, bem como um concerto na Ópera Nacional da Letónia, em memória de Andrejs Zagars. 

A discografia recente de Opolais inclui um DVD de “Tosca” em Baden-Baden, com a Filarmônica de Berlim, dirigida por Sir Simon Rattle.

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita