7 de agosto de 2025

Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta "O Macaco da Vizinha"

Na abertura da 17ª temporada do projeto "Leituras Encenadas de Niterói", a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe em seu palco, com direção de Ricardo Silva, o espetáculo "O Macaco da Vizinha", de Joaquim Manuel de Macedo. 


No Rio de Janeiro do fim do século XIX, Marcelo cria canários, para desgosto de sua esposa Sofia, que se sente trocada pelos pássaros que roubam a atenção do marido. Beatriz, irmã de Marcelo, pede para sua cunhada manter a calma e bola um plano para que, usando dos encantos femininos, Sofia possa ter de volta a atenção do marido 


Leituras Encenadas de Niterói é um projeto da ATACEN (Associação dos Trabalhadores das Artes Cênicas de Niterói) que em 2025 chega à sua 17ª edição, que promete repetir o sucesso das anteriores, reunindo artistas da cena teatral de Niterói, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar textos teatrais de forma única, oportunizando uma experiência e intimista de contato com a dramaturgia. 


Trata-se de um dos eventos culturais mais esperados pelo público da cidade. Com ingressos gratuitos distribuídos na forma de senhas. Com uma trajetória que transformou as leituras dramatizadas em verdadeira tradição, algumas edições chegaram a ter todas as senhas esgotadas. Esse fenômeno comprova o sucesso da iniciativa e a força do teatro e da leitura encenada como forma de promover a dramaturgia e aproximar artistas e espectadores. 


Serviço 


O Macaco da Vizinha - 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói 

Data: Sábado, 09 de agosto de 2025 

Horário: 19h30 

Classificação indicativa: Livre 

Duração: 80min 

Entrada Gratuita (Sujeito a lotação) 

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobrás de Cinema 

End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói



11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H