27 de novembro de 2022

Roda de conversa no Solar debate preconceito religioso

Exu, orixá cultuado em religiões de matrizes africanas, é fortemente ligado à cultura negra do Brasil e à nossa história. Entretanto, apesar de ser considerado o responsável pela abertura de caminhos, essa divindade é estigmatizada como um ser assustador. Terça-feira, dia 29 de novembro, o Solar do Jambeiro recebe às 11h o "Encontro Mojubá - ressignificação e resgate" para debater esse preconceito.

 Com o objetivo de estimular e promover a difusão do direito à manifestação religiosa, a roda de conversa foca em evidenciar as tradições das religiões de matriz africana e sua importância cultural, legal e institucional.

Usando como foco a má interpretação de Exu, a roda resgata o verdadeiro significado por trás desse orixá que é confundido com o demônio da religião cristã. Regente da comunicação e dos movimentos, ele é descrito como “mensageiro entre o visível e o invisível" por Luiz Antonio Simas, escritor e pesquisador brasileiro.

"Encontro Mojubá" conta com a mediação de Sônia Ferreira Soares. Membro da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ, Soares também coordena o Grupo de Trabalho "Crimes de Ódio e Intolerância" da CDH da OAB-RJ e é conselheira titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado, representando a OAB-RJ.    


 Entre os participantes, foram selecionados cinco profissionais de diversas áreas:


Felipe Carvalho, subsecretário de Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói, trabalha também como educador social em diversidade LGBTQUIA+ e é formado em Segurança Pública e Social pela UFF.

Mariana Rodrigues, procuradora da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, trabalha também como conselheira do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Manu Brasil, mulher negra e militante, é produtora cultural, professora de capoeira, de danças afro e de danças populares. Além disso, Brasil é presidente e fundadora do movimento de mulheres iê, Vice presidente do projeto samba de compadre, fundadora do projeto Samba das Yabás, conselheira de cultura do Conselho Municipal de Niterói.

David Nascimento Bassous, conhecido no mundo da capoeira e entre os fazedores de cultura como Mestre Bujão, tem sua trajetória pautada pela formação acadêmica e pela cultura oral. É especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

"Encontro Mojubá - Resignificação e resgate" é uma iniciativa do Ilê Asè Togum Alá – Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, entidade sem fins lucrativos e coletivo cultural, fundada em 1970, no bairro Cubango, em Niterói, e conta com apoio da Secretaria Municipal das Culturas.

Serviço

Evento: Encontro Mojubá - ressignificação e resgate
Data: Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Horário: 11h
Classificação indicativa: livre
Evento gratuito
Capacidade: 40 pessoas

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.