23 de março de 2024

Renato Albani, em Assim caminha a Humanidade no Qualistage

 

Renato Albani preparou um especial, que será no Rio de Janeiro em 23 de março, no Qualistage, às 19h e sessão extra às 21h30 – Em “Assim Caminha a Humanidade”, quarto show solo do humorista, Renato Albani relata os anos 1990/2000 e utiliza referências como programas de TV icônicos das tardes de domingo, desenhos animados e histórias da infância. Quem é desta época, irá se identificar imediatamente com as hilárias histórias de Albani. Os mais jovens, certamente, terão motivos de sobra para saírem do show com a barriga doendo de tanto rir e muito assunto para estenderem o riso em conversas com irmãos e amigos mais velhos – ou, quem sabe, até com seus próprios pais.


Um dos pontos altos deste show, é a capacidade do humorista em transpor alguns estereótipos dos relacionamentos familiares utilizando sua própria vida como referência.


 Falando sobre seu relacionamento com seus pais, amigos e amores, ele cria uma conexão imediata com a plateia, que ri e se diverte, ao mesmo tempo em que reflete sobre situações do dia a dia com o texto irreverente e objetivo do artista.


Em 2023, Renato Albani rodou o Brasil, realizou temporadas nos Teatros Renaissance e Opus Frei Caneca (São Paulo) e fez uma turnê na Europa (Portugal e Irlanda), sempre com ingressos esgotados por onde passou.


Até o final de março de 2024, Renato Albani segue com a temporada no Teatro Opus Frei Caneca (onde conta com uma sessão com libras por mês), além de cumprir a agenda de shows pelo Brasil, que fazem parte de sua turnê nacional. Para celebrar o sucesso estrondoso de “Assim Caminha a Humanidade” e marcar o encerramento deste show, ele promove uma gravação especial no Qualistage (Rio de Janeiro), dia 23/3. Com certeza, uma apresentação imperdível.


SOBRE RENATO ALBANI – Renato Albani, comediante capixaba, combina narrativas pessoais, observações do cotidiano e críticas sociais em suas apresentações, estabelecendo uma conexão com o público por meio de storytelling. Sua jornada na comédia começou na infância, com seu senso de humor evidente desde cedo, e se desenvolveu na escola, onde começou a fazer imitações e contar piadas. Após se formar em Engenharia, mudou-se para Curitiba em busca de trabalho na área, mas acabou por descobrir sua paixão pelo stand-up comedy, iniciando uma carreira na comédia.


Profissionalizou-se em 2010 como membro do grupo “Comédia 027”, em Vitória (ES), e já realizou turnês internacionais pela Europa e pelo Japão. Shows solo como “O Melhor Trabalho Do Mundo” e “Alguém Me Explica o Mundo” alcançaram grande visibilidade. Tanto nos palcos como nas redes sociais, suas apresentações contribuíram para consolidar o humorista como uma das vozes mais marcantes da comédia contemporânea.


Atualmente, Renato Albani está em cartaz com “Assim Caminha A Humanidade”. O show fez um grande sucesso durante todo o ano de 2023 seguindo, em 2024, em temporada no Teatro Opus Frei Caneca, em São Paulo, com ingressos esgotados. Para encerrar esse ciclo com chave de ouro e entrar com o pé direito no novo projeto, Renato Albani preparou um especial, que será no Rio de Janeiro em 23 de março, no Qualistage.


SERVIÇO

GRAVAÇÃO DE ESPECIAL – RENATO ALBANI

DATA E HORA

23 de março – 19h / Sessão Extra: 21h30

Qualistage

Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, RJ

www.qualistage.com.br

 

27 de outubro de 2025
Como parte da programação do 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos recebe, na terça-feira, 28 de outubro, o texto "Mandrágora", original de Nicolau Maquiavel, que conta a história do jovem Calímaco, que se apaixona por Lucrécia, esposa de um homem rico e tolo. Com a ajuda de um intermediário esperto, o jovem se passa por médico e convence o marido a usar uma "poção de mandrágora" em Lucrécia, com a desculpa de aumentar sua fertilidade, mas com o aviso de que o primeiro homem que tiver relações com ela após ingerir a poção morrerá. Lucrécia, então, é convencida por frei Timóteo a consumar o ato adúltero, e, no momento em que é revelada a verdadeira identidade de Calímaco, ela concorda finalmente em tornar-se sua amante. Após a noite do engano, Calímaco, desta vez fazendo-se de médico novamente, consegue do marido, satisfeito com a futura paternidade, autorização para habitar sua casa. Serviço 17º Ciclo de Leituras Encenadas de Niterói - Mandrágora Datas: Terça-feira, 28 de outubro de 2025 Horário: 19h30 Duração: 45min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita (sem ingresso) | O teatro abre 30 minutos antes do início do espetáculo Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
27 de outubro de 2025
Sucesso de público, o Manga Festival é um dos destaques da agenda em Paraty. A segunda edição vai acontecer na sede do Instituto Manga, em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é o destaque do evento. Na abertura da exposição, o festival irá mobilizar outras expressões artísticas da cultura tradicional e contemporânea presentes na localidade. A programação é gratuita, e aberta ao público de todas as idades. O Manga Festival faz parte do programa de desenvolvimento regenerativo do território, criado pelo Instituto Manga, como explica a gestora executiva da entidade, Mírian Machado. “O evento pretende destacar e celebrar as expressões de uma cultura constituída através do encontro de moradores de Paraty. A mostra fotográfica reúne imagens que refletem as raízes, os saberes e a vida cotidiana dos bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira – representações da cultura tradicional, caiçara e contemporânea do nosso território. Colaborar com a preservação dessa riqueza esclarece as forças moventes desse estudo, além da realização desse objeto de estudo, também chamado festival”, ressalta Mìrian. Dentre as atrações da 2ª edição do Manga Festival, a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui” é a mais aguardada pelo público, e será revelada no dia 1º de novembro, às 10h. A exposição vai apresentar fotos selecionadas por meio de convocatória pública que representam os bairros da Ilha das Cobras e do Parque da Mangueira. O Instituto Manga, entidade responsável pela iniciativa, buscou mapear, por meio de imagens, expressões da cultura tradicional presentes nessas localidades. A mostra vai ocupar os muros e as fachadas da rua em que a sede da entidade fica situada. Um dos objetivos da exposição é colaborar com a preservação da memória coletiva, sua ancestralidade e importância. A programação tem início, no dia 30 de outubro, com um desfile dos integrantes da Escola Municipal Parque da Mangueira pelas ruas do bairro. Durante o trajeto, os participantes vão contando a história do local. Nesse mesmo dia, será realizado o “Tombamento Afetivo” do pé de manga, árvore símbolo do lugar e referência ao nome do bairro. No dia seguinte, 31 de outubro, acontece uma homenagem ao Mestre Cirandeiro. Haverá participações de cirandeiros e grupos de ciranda de Paraty. O ponto de encontro será na Praça da Paz, com cortejo até a Rua Prefeito Benedito Domingos Gama. Já no último dia, em 1º de novembro, acontece a abertura da Mostra Fotográfica “Territorialidades Daqui”. Em seguida, é a vez da comunidade caiçara do Saco do Mamanguá ministrar uma oficina de barreamento de uma casa (maquete) de estique. Oficinas de pipa e de rima também estão na agenda do evento. O encerramento acontece com uma ciranda e rima coletiva com os participantes da oficina.