27 de maio de 2022

Reaberto, orquidário do Jardim Botânico expõe sua coleção de orquídeas

O OrquidaRio voltou a expor, em maio, sua coleção que reúne cerca de 500 exemplos de orquídeas naturais de diversas regiões do Brasil e do mundo. Um dos destaques é a Angraecum sesquipedale, que foi estudada pelo naturalista inglês Charles Darwin. Como ela possui néctar em uma área bem alongada, Darwin previu que teria de existir um inseto capaz de conseguir alcançá-lo.


Os visitantes poderão, também, ver algumas das 200 espécies que são naturais do estado, como as Sophronitis, de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, e a Cattleya intermedia, que aparece nas restingas da Região dos Lagos. Além disso, a exposição reunirá 40 espécies que existem da cidade, como as Acianthera pectinata e Lankesterella ceracifolia. A carioca da gema Laelia lobata, que é a homenageada da vez, podia ser vista naturalmente em vários pontos do Rio, como o costão do Pão de Açúcar antes da construção do bondinho, no início do século XX. Hoje, elas ainda resistem lá e em outros morros da cidade, mas em áreas bem mais afastadas.

A exposição, que tem estandes com venda de orquídeas e workshops gratuitos de cultivo a cada duas horas, também fala da importância de se mantê-las em evidência, seja pela ação de laboratórios que realizam cruzamentos que fortalecem a genética de cada uma — como no caso da asiática Phalaenopsis — seja pelo cultivo atual delas em troncos de árvores da cidade, principalmente, nas zonas Sul e Oeste da cidade.


— Têm pessoas acham que ela é um parasita, mas não é. A planta faz uma simbiose com um fungo chamado micorriza, só usando a árvore para conseguir alcançar mais a luz solar. A água ela também capta na própria umidade no ar. Quando você não a molha, ela abre estômatos debaixo de suas folhas. É mais fácil matar uma orquídea por excesso de água do que pela falta — disse Edson.


A mostra também avalia as plantas dos orquidófilos participantes que possuem as melhores formas e cultivos, dando prêmios aos cultivadores para cada uma das 75 categorias. O primeiro colocado no concurso ganha uma escarapela (espécie de insígnia oferecida a vencedores).


Endereço:  

R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio.

 


14 de outubro de 2025
No próximo sábado, dia 18/10 a partir das 18h, vamos comemorar o aniversário do sambista Paulo Zerbini no Nosso Sítio Bistrô em Itaipuaçu. A festa vai ser em grande estilo com a Roda de Samba do Zerbini e a presença de Paulinho Rezende e convidados. E pra ficar ainda melhor, vai rolar a apresentação do mais novo sucesso de Paulo Zerebini: "A gente que é preto" Entrada R$20,00 Reserva: (21) 98521-1562
13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói