20 de outubro de 2022

Projeto leva o legado de Paulo Freire para os palcos teatrais

Durante o período em que esteve exilado no Chile, nos anos 1960, o educador Paulo Freire correspondeu-se por cartas com uma menina de nove anos, sua prima. As cartas compõem a narrativa da obra homônima de Nathercia Lacerda, "A Casa e o Mundo lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha", que o grupo En La Barca Jornadas Teatrais, nas denominadas Marchas Freireanas, traz para os palcos de seis cidades fluminenses: Campos dos Goytacazes, Niterói, Maricá, Búzios, Rio das Ostras e Rio de Janeiro.


Em Niterói, as apresentações serão nos dias 21 e 22 de outubro, às 20h, no Teatro da UFF. As sessões são gratuitas, com retirada de ingressos na bilheteria do Centro de Artes UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí. No espetáculo, as atrizes e narradoras Anna Fernanda e Nady Oliveira dão voz às memórias das cartas. É uma forma de trazer Paulo Freire à cena e abordar seu legado tendo como ponto de partida o olhar da infância.   

Falecido em 1997, Paulo Freire dizia, em sua última entrevista, que “as Marchas são andarilhagens históricas pelo Mundo.” O conceito de “Marchas”, segundo Freire, tem a ver “com a contestação dos excluídos, com o grito dos indignados, com o despertar dos indiferentes, com a ação política dos anônimos “demitidos pela vida”. Neste outubro de 2022 que já nasce histórico, as Marchas Freireanas se inserem no calendário político brasileiro para pensar o Brasil do futuro.


"A Casa e o Mundo lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha" é o terceiro projeto que compõe a trilogia teatral documental "A voz dos anônimos", série de trabalhos concebidos pelo En La Barca Jornadas Teatrais. A primeira versão da peça, criada em 2018, realizou dezenas de apresentações em escolas, universidades, assembleias, congressos, sindicatos, espaços alternativos e teatro entre cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Em março de 2020, teve sua trajetória interrompida pela pandemia quando cumpria temporada no Museu da República, na capital carioca.


Durante o período de distanciamento social, uma nova versão começou a ser gestada, com a entrada de mais uma atriz no elenco e o reinício da pesquisa documental. O ponto alto da criação dessa nova versão foi a pesquisa de campo realizada pela En La Barcas em setembro de 2021 em Angicos-RN, cidade que é o marco brasileiro da luta em defesa da alfabetização popular. Em 10 dias de pesquisa e campo, o grupo teatral realizou um estudo prático-teórico e manifestações populares nordestinas e coletou uma série de depoimentos de anônimos alfabetizados pelo método das "40 horas de Paulo Freire" em 1963. Esse material faz parte da nova versão da peça que reestreou em novembro de 2021, ano do centenário de nascimento de Paulo Freire. 


O projeto é contemplado pelo edital Retomada Cultural 2, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.


Serviço:

A Casa e o Mundo lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha

Dias 21 e 22/10/2022 - Sexta e Sábado, sempre às 20h

Centro de Artes UFF - Teatro da UFF

Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí.

 




  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.