19 de março de 2024

Programa Aprendiz Musical realiza workshops de aprimoramento para sua equipe

Como parte do processo de ampliação do Programa Aprendiz Musical, promovido pela Prefeitura de Niterói, as equipes de coordenação e produção passaram na última sexta-feira (15), por dois workshops de aprimoramento – consolidando o crescimento e o desenvolvimento do Aprendiz, que completa 23 anos no mês de abril. 

O primeiro deles, voltado para as lideranças do Aprendiz, faz parte da primeira etapa do planejamento estratégico do Programa – que está sendo desenvolvido pela consultora Beth Ponte, via UNESCO. A ação é importante para contribuir com o fortalecimento e a perpetuação dessa política pública de Niterói. “Hoje fizemos um workshop com as lideranças do Aprendiz Musical, como parte da conclusão desta semana inicial. Estive aqui em Niterói para realizar várias entrevistas com a equipe e parceiros do Aprendiz Musical. As lideranças estiveram reunidas para entender um pouco o que será este trabalho que vamos construir nos próximos meses – e que vai ser muito importante nesse momento de expansão e de desenvolvimento do Programa Aprendiz”, disse Beth. 

Já o segundo workshop, Prática Para Montagem de Concertos, foi ministrado pelo maestro do Aprendiz, Evandro Rodriguese. Nele, o time de produtores foi instigado a explorar os complexos detalhes e as diversas possibilidades ligadas à prática de montagens de palco para concertos. Foram abordados tópicos essenciais como: o conceito de orquestra, história da música clássica, o que são naipes, as classificações dos diferentes instrumentos e sua lógica de disposição durante uma apresentação real. A equipe teve a oportunidade de visualizar e analisar mapas de palco usados historicamente, além de analisar formações alternativas para montagem de concertos de música de câmara e de orquestras sinfônicas. 

“O workshop foi realizado na Sala do Aprendiz para treinar nossa produção a uma montagem rápida e eficiente para concertos. É muito importante a produção saber ler, por exemplo, um mapa de palco – para ter maior precisão quando for fazê-lo. É uma forma deles praticarem exatamente isso, para que se torne mais rápido e eficiente. É, também, uma forma de melhorar muito o serviço prestado, que fica mais prático e rápido. Senti que todos estavam muito atentos e curiosos, fizeram perguntas interessantes e pertinentes à função. Além de tudo, eu também aprendo muito com eles”, encerrou o maestro Rodriguese. 

Sobre o Aprendiz Musical: O Programa Aprendiz Musical é um dos maiores programas sociais de desenvolvimento por meio da arte do país. É uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação.
 
A missão do Aprendiz é promover a educação musical para crianças e jovens de até 24 anos de idade com aulas de iniciação musical, canto coral, instrumentos de sopros, cordas e percussão, além de numerosas atividades complementares e de formação orquestral.
 
O Aprendiz funciona nas escolas públicas da rede municipal da cidade e desenvolve atividades na Casa Aprendiz e no Conservatório de Música de Niterói. O Programa Aprendiz Musical está, há 22 anos, transformando vidas através da educação musical.

 

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo