2 de dezembro de 2023

Pesquisa revela Avenida Brasil como novela favorita dos latino-americanos

Avenida Brasil e Cidade de Deus são as produções mais assistidas por latino-americanos, revela pesquisa

Levantamento conduzido pela Preply em sete países, incluindo o Brasil, descobriu as novelas e os filmes brasileiros favoritos e outras preferências cinéfilas na região

Um estudo realizado pela Preply, plataforma de aprendizado que conecta alunos e professores online, identificou as principais preferências de consumo audiovisual de moradores de sete países da América Latina, incluindo o Brasil. O material mostra ainda que 50% dos respondentes da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru assistiram pelo menos uma vez às novelas brasileiras e 33% deles tiveram contato com algum filme brasileiro.

Segundo o levantamento da Preply, algumas produções de grande sucesso lideram o ranking das mais vistas pelos países de origem hispânica. O destaque é para Avenida Brasil, que é a novela brasileira mais vista por 45% dos entrevistados, com O Clone em segundo lugar (41%) e Escrava Isaura como terceira colocada (35%). 

Já quando perguntados sobre os longas preferidos, Cidade de Deus está à frente dos demais para 34% dos respondentes, seguido por Dona Flor e Seus Dois Maridos (29%) e Tropa de Elite (22%). No Brasil, o filme estrelado por Wagner Moura é o favorito para 77%, com Minha Mãe é uma Peça (70%) em segundo lugar e Cidade de Deus e O Auto da Compadecida (69%) empatados logo após em terceiro.

Um outro dado interessante obtido pela Preply é que 66% dos paraguaios já assistiram novelas brasileiras, ou seja, 16% acima da média do continente. Por outro lado, a porcentagem mexicana é mais baixa: apenas 26% tiveram acesso a esse tipo de conteúdo nacional. 


Produções nacionais dominam preferência dos latino-americanos


Apesar da forte influência de conteúdos cinematográficos norte-americanos nos países da América Latina, todos os territórios pesquisados, inclusive o Brasil, afirmaram que assistem mais às próprias produções nacionais do que às obras hollywoodianas. O destaque é do México, onde 91% dos entrevistados consomem conteúdos da sua própria nação, frente à média de 64% da região. 

Assim, as séries e os filmes dos Estados Unidos ficam em segundo lugar nessa listagem, seguidos da preferência dos latino-americanos por conteúdos espanhóis (53%), com exceção do brasileiros, que optaram pelos mexicanos (47%).

Além disso, foi descoberto que 48% dos países de língua espanhola preferem ver produções cinematográficas estrangeiras com legendas nesse idioma, enquanto 46% dos brasileiros assistem às obras internacionais de forma dublada em português e outros 43% optam pelas legendas na mesma língua.

Por fim, o estudo detalhou os motivos por trás dos países da América Hispânica assistirem conteúdos audiovisuais brasileiros. Para 33% dos entrevistados, o enredo é o fator mais atraente, sendo que as recomendações positivas de amigos e familiares estão em segundo lugar, com 32%. Além disso, 27% afirmaram que consomem filmes e novelas do Brasil para aprender português, sendo que os paraguaios (42%) se destacam nesse quesito.


Confira o Top 10 das novelas brasileiras mais assistidas na América Latina


  1. Avenida Brasil - 45%
  2. O Clone - 41%
  3. Escrava Isaura - 35%
  4. Pantanal - 23%
  5. Terra Nostra - 22%
  6. Laços de Família - 17%
  7. A Cor do Pecado - 16%
  8. Rei do Gado - 16%
  9. Coração de Mãe - 11% 
  10. Orgulho e Paixão - 10% 


Confira Top 10 dos filmes brasileiros mais assistidos na América Latina


  1. Cidade de Deus - 34%
  2. Dona Flor e Seus Dois Maridos - 29%
  3. Tropa de Elite - 22%
  4. Pai em Dobro - 14%
  5. Estação Central do Brasil - 12% 
  6. Sete Prisioneiros - 11%
  7. Modo Avião - 9%
  8. Que Horas Ela Volta - 8%
  9. Deus é Brasileiro - 7%
  10. Mônica e Seus Amigos - 6% 


Metodologia


A pesquisa da Preply foi realizada em setembro de 2023 e entrevistou ao todo 1.147 pessoas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do México, do Paraguai e do Peru por meio de questionários online. O estudo listou os principais filmes, séries, minisséries e novelas nacionais para avaliar os mais vistos pelos países de origem hispânica e questionou os entrevistados sobre as preferências pelas origens dos títulos assistidos e sobre o uso de legendas para consumir os conteúdos.

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita