10 de outubro de 2023

Peça ‘3 Asas: Fim de Voo’ estreia no Espaço Abu, em Copacabana

Novo espetáculo de João Cícero reflete sobre a crise da masculinidade a partir da fabulação em torno de três aves.

Dividida em três monólogos, encenação fala da 
interferência da cultura humana nos processos biológicos e 
na natureza como um todo.

A peça propõe uma reflexão sobre a masculinidade a partir da fabulação em torno de três aves: Azulão, Galo e Falcão em sua relação com os seres humanos. O texto fala da interferência da cultura humana nos processos biológicos dos três personagens-animais, assim como na natureza como um todo. A peça fica em cartaz de 3 a 31 de outubro de 2023, às terças-feiras, às 20h, no Espaço Abu, em Copacabana.

Na peça, os três monólogos apresentam as três aves em crise, com dificuldades de voo. Diante do obstáculo, eles questionam os limiares sociais e biológicos do masculino e seus entrecruzamentos. Em debate, os processos do Antropoceno no mundo contemporâneo. “No texto estão questões que envolvem a masculinidade hoje. Continuamos diante de muitos questionamentos, embora ainda sem respostas. É uma reflexão sobre como os animais machos entram em colapso ao travar contato com a cultura de dominação da masculinidade do Homo Sapiens, com suas éticas paradoxais”, explica João Cícero, indicado como melhor dramaturgo nos prêmios Questão de Crítica e Cesgranrio, em 2015.

Desde Aristófanes, com seus coros animalescos (rãs, pássaros e insetos), passando por Franz Kafka, no estranhamento de um bestiário humanizado (baratas e macacos), a ficção tem se utilizado dos animais para refletir sobre o homem em seus momentos de crise. No mundo atual, com todas as discussões acerca da sustentabilidade dos ecossistemas e da presença devastadora do homem na terra, a utilização de um bestiário para questionar a irracionalidade dos humanos tem sido de grande potência.

O Espaço Abu é um lugar dedicado às artes e sede do grupo de teatro Tábula Rasa. Com uma sala de apresentação de cerca de 100m² e capacidade de 40 lugares, possui arquibancadas móveis, permitindo a adequação do espaço para diversos eventos.


 FICHA TÉCNICA
 
Dramaturgia: João Cícero
Direção: Antônio Karnewale
Direção de Arte: Marcelo Marques
Atuação: Carlos Marinho 

Espetáculo: 3 ASAS: FIM DE VOO
Temporada: 3 a 31 de outubro de 2023, às terças-feiras
Hora: 20h
Local: Espaço Abu
End.: Av. N. S. Copacabana, 249, Loja E – Copacabana – Rio de Janeiro
Duração: 55 minutos
Valor: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Ingressos:
https://sympla.com.br/produtor/espacoabu
Classificaçã
o etária: 16 anos

 

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.