4 de novembro de 2022

Paraty recebe shows, oficinas e cortejos da Mostra Arte de Toda Gente

Com uma série de oficinas shows e cortejos, a Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Paraty começa na próxima sexta-feira, dia 4/11 com programação ao longo do mês de novembro, inclusive durante a Feira Literária Internacional de Paraty – Flip. Todas as atividades serão presenciais e gratuitas e as inscrições para as oficinas – dedicadas a vários instrumentos musicais – já estão abertas no site www.bossacriativa.art.br e têm número limitado de vagas. A atração da noite de abertura é um recital com o Quarteto Suassuna – formado por Andréia Carizzi e Luiz Felipe Ferreira (violinos), Samuel Passos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). A Mostra é parte do programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.


A Mostra Arte de Toda Gente já realizou edições em outras cidades, como Belo Horizonte e Outro Preto (MG), São Cristóvão (SE) e na Chapada dos Veadeiros (GO), nos formatos presencial e online – cujos vídeos podem ser acessados no site do projeto Bossa.


Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente. A iniciativa é voltada para a divulgação de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural. Nesta edição, o evento conta com a pareceria da Prefeitura Municipal de Paraty, de sua Secretaria Municipal de Cultura e da Casa da Cultura de Paraty. Em sua última semana, Mostra se une à programação da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty (https://www.flip.org.br), que completa 20 anos e se realizará entre 23 e 27 de novembro.


Entre os professores responsáveis pelas oficinas da Mostra, estão nomes consagrados da música brasileira popular – como Carlos Malta (flauta e saxofone), Henrique Cazes (cavaquinho) e Raphael dos Santos (violão) – e erudita – como Andréia Carizzi e Fabio Peixoto (violino), Samuel Passos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). Henrique Cazes e Raphael dos Santos se juntam, também, para subir ao palco em uma das apresentações artísticas, assim como Carlos Malta e Fernando Moura. Confira a seguir a programação completa.


Programação:


04/11 – Sexta-feira

9 às 12h – Oficinas Bossa Criativa

Violinos: Andréia Carizzi e Fabio Peixoto (30 vagas)

Viola: Samuel Passos (15 vagas)

Violoncelo: Glenda Carvalho (15 vagas)

19 h – Recital Quarteto Suassuna (quarteto de cordas)


05/11 – Sábado

9 às 12 e das 14h às 17h – Oficinas Bossa Criativa

Violinos: Andréia Carizzi e Fabio Peixoto (30 vagas)

Viola: Samuel Passos (15 vagas)

Violoncelo: Glenda Carvalho (15 vagas)


11/11 – Sexta-feira

14 às 18h – Oficinas Bossa Criativa

Saxofone e flauta transversal: Carlos Malta (15 vagas)

Criação e composição: Fernando Moura (15 vagas)

Cavaquinho: Henrique Cazes (15 vagas)

Violão: Raphael dos Santos (15 vagas)

19h – Show Henrique Cazes e Raphael dos Santos


12/11-Sábado

9 às 12h – Oficinas Bossa Criativa

Saxofone e flauta transversal: Carlos Malta (15 vagas)

Criação e composição: Fernando Moura (15 vagas)

Cavaquinho: Henrique Cazes (15 vagas)

Violão: Raphael dos Santos (15 vagas)

14 às 18h – Oficinas Bossa Criativa

Saxofone e flauta transversal: Carlos Malta (15 vagas)

Criação e composição: Fernando Moura (15 vagas)

Cavaquinho: Henrique Cazes (15 vagas)

Violão: Raphael dos Santos (15 vagas)

19h – Show Carlos Malta e Fernando Moura


24/11 – Quinta-feira

17:30h – Cortejo Arrastão do Jabaquara

19h – Show Orquestra Sanfônica e & Marcelo Caldi


25/11 – Sexta-feira

16h – Cortejo Arrastão do Jabaquara

17:30h – Show Aline Gonçalves

19h – Show Arrastão do Jabaquara


26/11 – Sábado

16h – Cortejo Banda de Santa Cecília

17:30 – Apresentação Banda Santa Cecília

19h – Show Luzeiro


27/11 – Domingo

16h – Cortejo Banda de Santa Cecília

17:30 – Show Carimbó

Para programação completa e inscrições acesse: https://mostrabossacriativa.artedetodagente.com.br/em-paraty/

 



30 de agosto de 2025
Será possível se adaptar aos novos tempos sem perder a essência? Será que temos direito a uma segunda chance? Essas e outras questões ganham o palco do Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, no espetáculo “Ela, e Algumas Histórias”, que estreia no dia 6 de setembro em curta temporada aos sábados, domingos e segundas, às 20h. Protagonizada e escrita por Francisca Queiroz, com Claudio Gabriel no elenco e direção de Ernesto Piccolo, a peça traz um olhar sensível, irreverente e atual sobre os dilemas enfrentados por uma mulher em busca de reconstrução, autonomia e pertencimento em um mundo em constante transformação. Após o fim de um casamento de quase 20 anos e com três filhos para criar, “Ela” (Francisca Queiroz) precisa reinventar a sua vida. Entre a luta por independência financeira, a adaptação às novas dinâmicas das relações virtuais e a pressão por conciliar maternidade e realização profissional, a protagonista atravessa um verdadeiro turbilhão de emoções ao tomar as rédeas do próprio destino. A montagem inédita convida o público a refletir sobre a condição da mulher contemporânea, seus desafios e conquistas, explorando temas como maternidade, empoderamento, relações líquidas e o impacto da tecnologia nas conexões humanas, com suas possibilidades e armadilhas. Com diálogos afiados, realistas e toques de humor, a peça se propõe a ser tanto um espelho quanto um questionamento sobre o lugar da mulher na sociedade atual. SERVIÇO: Espetáculo: Ela, e Algumas Histórias Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ Temporada: de 06 a 29 de setembro Dias e horários: sábados, domingos e segundas, às 20h Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) – à venda na bilheteria do teatro e no site https://funarj.eleventickets.com/ Gênero: Comédia Duração: 70 minutos Classificação: 12 anos
30 de agosto de 2025
A Light, empresa responsável por levar energia elétrica para milhões de pessoas no Rio de Janeiro, comemora seus 120 anos com a instalação artística Anos-Luz, da diretora e multiartista Bia Lessa. A exposição será inaugurada no dia 29 de agosto, sexta-feira, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com patrocínio da concessionária e realização da associação Rio Memórias. A entrada é gratuita. Sobre a exposição Anos-Luz é uma instalação que nasce da tensão entre luz, sombra e tempo. A luz — esse campo que revela — não apenas ilumina, mas define o visível. O escuro — esse território de suspensão — não apenas oculta, mas convida a outras formas de ver. Reconhecida por sua linguagem inovadora e transdisciplinar, Bia Lessa é diretora de teatro, ópera, cinema e exposições. Para Lessa, “entre o excesso de luz e o vazio do breu, entre o tudo que ofusca e o nada que silencia, há um intervalo quase infinito: um entrelugar onde a percepção do tempo se adensa, se encarna. Inspirada pela potência silenciosa da técnica - o processo é ramificado, percorre largas extensões, milhares de milhas vibrando; atravessa paredes e alcança, no décimo andar, um apartamento suspenso no ar - a obra evoca essa energia domesticada, convertida em eletricidade, presente em milhões de espaços ao mesmo tempo”. Esta instalação propõe um gesto de escuta. Um convite ao espaço do “entre” — essa fresta onde se esgarçam os limites entre o que se mostra e o que se esconde. É nesse fluxo de duplos que a experiência se dá: o visível e o invisível; aquilo que desaparece na luz, que cega, e o que faz aparecer, emerge do escuro, que se revela como matéria viva. A instalação dialoga com vestígios e ecos: a geometria de Ttéia, de Lygia Pape; a inteligência de Little Lights, de Jac Leirner; e as imagens de Serguei Eisenstein, Glauber Rocha, Oswaldo Goeldi — artistas para quem luz e sombra são também pensamento, linguagem, existência. Para Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, “é uma alegria receber Anos-Luz, de Bia Lessa, no MAM Rio, em parceria com o Rio Memórias e a Light. O espaço expositivo do museu situado sobre o pilotis será completamente transformado por uma instalação que cria uma experiência imersiva. Acreditamos que Anos-Luz atrairá novos públicos ao museu, ampliando nossa missão de ser um espaço dinâmico e acessível”.  Serviço: Temporada: 29 de agosto a 16 de novembro de 2025 Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro Telefone: (21) 3883-5600 Site: www.mam.rio Instagram: @mam.rio Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual Entrada gratuita.