4 de julho de 2025

Paquetá vira capital da poesia

Entre os dias 3 e 6 de julho, a Ilha de Paquetá será tomada pela literatura e pela poesia no Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação, que acontece das 10h às 18h. Nesta edição, o festival recebe o XXII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, do qual participam poetas da Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) – parceira do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá-ONG O Nosso Papel -, e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC). A entrada é franca.



A programação do evento é dedicada a públicos de todas as idades e vai ocupar a Casa de Cultura José Bonifácio – Museu de Comunicação e Costumes, onde o serão realizados saraus ao pôr do sol, caminhadas poéticas, rodas de conversa, declamações de poesia e trovas ao pé do Baobá (Maria Gorda), além de atividades voltadas ao público infantojuvenil.


A coordenadora do festival, Claudia Luna, ressalta que além de aprazível e bela, Paquetá tem ainda uma “alma cultural” capaz de reunir públicos, poetas e escritores de perfis diversificados.

“Paquetá respira poesia. É uma ilha com alma cultural, e o evento é uma oportunidade de reunir poetas, escritores, contadores de histórias, estudantes, professores e moradores para celebrar a força transformadora da palavra”, afirma Claudia Luna. 

 

A festa literária valoriza a literatura nacional em suas diferentes linguagens e reforça o compromisso com a formação de leitores. Até o fim do ano, novas ações estão previstas dentro do “Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação”, da ONG O Nosso Papel, entidade aprovada no edital Rio Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela UNESCO à cidade do Rio de Janeiro.


Serviço:


Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação / XXII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores

Local: Casa de Cultura José Bonifácio – Ilha de Paquetá

Data: 03 a 06 de julho de 2025

Horário: Das 10h às 18h

Entrada gratuita



20 de novembro de 2025
Evento gratuito acontece no dia 22 de novembro com jongo, capoeira, feijoada e baile charme, valorizando heranças afro-brasileiras na região do Vale do Café Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro, realiza no dia 22 de novembro o Festival Sons e Sabores Afromarcossenses, um encontro dedicado à celebração das tradições afro-brasileiras presentes no território do Vale do Café. O evento, gratuito e aberto ao público, integra manifestações culturais, música, dança, culinária e memória coletiva, reforçando a importância da ancestralidade na formação cultural da região. A programação tem início às 9h30, com um café de boas-vindas e visita à exposição 'Afromarcossenses: história e legado'. Às 10h, o Jongo Cafezal, grupo de Barra Mansa, apresenta seus cantos e tambores, trazendo a força da dança de roda e o seu legado de resistência que atravessa gerações. Em seguida, das 11h às 12h30, o grupo de capoeira Som do Gunga realiza roda e apresentação, destacando a expressão corporal, o ritmo e o vínculo histórico entre arte e liberdade. O almoço ganha sabor especial com a feijoada do Mestre Ney, no Quiosque São João Marcos, uma referência culinária conhecida por preservar e transmitir receitas com memória. Fechando a programação, das 13h30 às 15h, acontece o Quilombo Poético e Literário & Baile Charme, com a Cia. Ohana. O momento reúne poesia, música, celebração, oficina de passinhos de charme, criando um espaço de valorização da identidade e movimento coletivo. O Festival Sons e Sabores Afromarcossenses integra as ações de valorização da cultura e da diversidade promovidas pelo Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, reafirmando-se como um território vivo, onde passado, presente e futuro se conectam. Programação 9h30 – Café de boas-vindas no Quiosque São João Marcos Das 10h às 11h – Jongo Cafezal (Barra Mansa) Das 11h às 12h30 – Capoeira Som do Gunga 12h30 – Almoço (Feijoada do Mestre Ney) Das 13h30 às 15h – Quilombo Poético e Literário & Baile Charme, com a Cia. Ohana Local: Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Horário: Das 9h30 às 15h30 Entrada gratuita
20 de novembro de 2025
A partir desta quinta-feira (20), Niterói recebeu o Busão das Artes, projeto cultural que transforma um caminhão-baú de 15 metros em um museu itinerante. A atração apresenta a mostra “Lixúria”, uma experiência sensorial que convida o público a refletir sobre consumo, descarte e sustentabilidade. A exposição reúne obras de nomes consagrados da arte contemporânea, como Vik Muniz, Sueli Isaka, Guto Lacaz, Sandra Lapage, Pirilampos do Planeta, Tomazicabral, Jessica Mein, Karola Braga, Coopa Roca, Janaina Mello Landini, Adrianna Eu e Alexandre Farto (Vhils), entre outros. A curadoria é assinada por Marcelo Dantas. O projeto combina arte, tecnologia e educação ambiental em uma proposta lúdica e interativa, integrando a programação cultural do estado do Rio de Janeiro para a COP30. Entre as atrações, estão instalações criadas a partir de resíduos, estações interativas que calculam a quantidade de lixo gerado por cada pessoa ao longo da vida e um percurso cenográfico que estimula a reflexão sobre os impactos ambientais. Com entrada gratuita, o museu itinerante ficará em Niterói até o dia 24 de novembro, na Praça Dom Orione, em São Francisco. O projeto conta com patrocínio da ENEL Rio Serviço: Local: Dom Orione, em São Francisco, Niterói Data: 20/11 a 24/11 Horário: 10h às 17h Entrada: gratuita