17 de março de 2025

Orquestra Sinfônica da UFRJ abre temporada com concerto em defesa dos animais abandonados

A centenária Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrirá sua temporada 2025 com um concerto especial em defesa dos animais abandonados nos campi da instituição. A apresentação acontece na próxima segunda-feira, dia 17 de março, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, no Centro do Rio, dando início a uma campanha permanente de arrecadação de donativos voltados ao acolhimento e proteção de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos.

A iniciativa partiu do diretor da Escola de Música da UFRJ, Ronal Xavier Silveira, após conversar com o prefeito da universidade, Marcos Maldonado, sobre formas de ampliar as ações em defesa dos animais. O maestro André Cardoso, regente titular da orquestra, apoiou a proposta.

“O objetivo é envolver não só a comunidade acadêmica, mas todos os cariocas nessa causa. Queremos ações práticas, desde campanhas de doação até eventos culturais para conscientizar a população sobre o abandono e a adoção responsável”, explicou Ronal Silveira.

O projeto pretende se estender a outros espaços da cidade, incluindo a revitalização da Praça do Passeio Público, vizinha à Escola de Música. O diretor destaca que a praça poderá ser utilizada para campanhas de adoção e eventos musicais em parceria com a Prefeitura do Rio.

Uma campanha digital também será lançada para arrecadar fundos, medicamentos, rações, itens veterinários e materiais de higiene animal. As doações financeiras já podem ser feitas através da chave-pix: sema@pu.ufrj.br.
Música clássica em defesa dos animais

O concerto inaugural da campanha terá regência do jovem maestro brasileiro Thiago Santos e contará com a participação das alunas solistas Ana Márcia Corrêa (flauta) e Queren Souza (oboé). No repertório, destacam-se a Pavane pour une infante défunte, do francês Maurice Ravel; o Concerto para Flauta nº 1 em Sol Maior, de Mozart; o Concerto para Oboé, de Richard Strauss; e as Danças Folclóricas Romenas, do compositor Béla Bartók.

Além de apoiar a causa animal, o evento marca também o início oficial das atividades letivas da UFRJ em 2025 e dá continuidade às comemorações pelos cem anos da orquestra.

Durante o concerto, a Escola de Música receberá donativos em forma de rações, remédios, equipamentos veterinários e outros itens essenciais para os cuidados com cães e gatos resgatados. O projeto prevê ainda melhorias na infraestrutura dos campi, instalação de espaços temporários para acolhimento dos animais e o fortalecimento do monitoramento para coibir novos abandonos.

“Apostamos que criar e divulgar um canal confiável para arrecadar esses recursos será fundamental para fazer a diferença”, concluiu Silveira.

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.