24 de junho de 2025

Orquestra do Forte de Copacabana faz apresentação especial em comemoração ao Dia Nacional do Choro

A apresentação à beira-mar acontece dia 26, sábado, às 18h, no Forte de Copacabana

 

Na semana de comemoração do Dia Nacional do Choro, a Orquestra Forte de Copacabana vai promover, no último sábado do mês (26), uma apresentação especial, com seu tradicional repertório brasileiro, incluindo algumas músicas em homenagem ao Choro. A apresentação, gratuita, será às 18h.



A apresentação irá celebrar o ritmo genuinamente carioca, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2024. Por sua vez, a Orquestra do Forte de Copacabana é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de integrantes do projeto Choro no Forte, que realiza mensalmente tradicionais rodas de choro no Forte de Copacabana, desde 2007. 


Em sua formação tradicional de Big Band, a Orquestra apresentará canções de nomes consagrados internacionalmente do universo do Choro brasileiro, como Pixinguinha e Noel Rosa, além do seu tradicional repertório brasileiro.   


“Celebrar um ritmo genuinamente carioca é nos conectarmos ainda mais com a essência cultural do nosso estado e com a nossa identidade enquanto cidadãos. É um orgulho para os músicos render essa homenagem a grandes nomes da cultura brasileira que nasceram e viveram no Rio de Janeiro e criaram repertórios conhecidos em todo o mundo”, afirma Márcia Melchior, diretora da Orquestra Forte de Copacabana.


Sobre a Orquestra Forte de Copacabana


A Orquestra Forte de Copacabana é um projeto do Instituto Rudá, desenvolvido por meio da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura, e tem como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, além do patrocínio da Tijoá Energia.


A Orquestra é formada por 28 jovens de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino, e seu objetivo é incentivar a formação de novos talentos e difundir a cultura musical. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. 

Além de estimular conhecimentos e habilidades próprios à execução do instrumento escolhido, a participação no projeto proporciona aos jovens a oportunidade de profissionalização. 


“Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra Forte de Copacabana ingressaram em projetos musicais e culturais e em universidades, alguns chegando até o doutorado. Essa formação musical, cultural e do indivíduo é a nossa maior missão”, conta Márcia Melchior. 

 

SERVIÇO:

 

Orquestra Forte de Copacabana

Data: 26 de abril, sábado

Horário: 18h

Local: Alameda do Forte de Copacabana - Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre

Em caso de chuva, o evento será cancelado.

7 de agosto de 2025
Um dos bares mais tradicionais da Lapa, o Leviano, recebe a roda de samba do cantor e percussionista Paulo Zerbini, na próxima sexta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas. Com um ambiente acolhedor, diversificado e de boa gastronomia, o Leviano, que completou 16 anos de atividade, recebe pessoas de todo o Rio de Janeiro e turistas nacionais e internacionais. Quem anima as noites de sexta-feira é o cantor e percussionista Paulo Zerbini, que traz em seu repertório, um verdadeiro passeio entre o samba e a MPB, com muitos sucessos de nomes como Almir Guineto, Clara Nunes, Jorge Aragão, Agepe, Fundo de Quintal, entre outros, além de composições próprias. O Leviano fica localizado na Rua Mem de Sá, 49, Lapa, RJ.  O valor do ingresso, R$ 20.
7 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado,09 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Chapeuzinho vermelho - Uma história que ganha vida'. Nesta contação de história especial, Chapeuzinho Vermelho deixa de ser apenas um conto falado e se transforma em uma experiência viva e surpreendente. À medida que o narrador começa a tecer a clássica trama da menina de capuz vermelho, algo mágico acontece: os personagens da história começam a aparecer um a um, bem atrás do contador, como se tivessem saído diretamente das páginas do livro para o mundo real. Essa entrada inesperada dos personagens transforma a contação em um verdadeiro espetáculo vivo. Os olhos das crianças se enchem de brilho a cada nova aparição, como se estivessem dentro da própria história. Elas não apenas escutam — sentem, vivem, sonham junto com cada cena. É como se as páginas do conto se abrissem diante delas, trazendo à tona um universo de fantasia, surpresas e descobertas. Um formato dinâmico e sensorial, que desperta a imaginação, prende a atenção do começo ao fim e transforma o simples ato de ouvir em uma experiência teatral inesquecível. Serviço Contos na Varanda: Chapeuzinho Vermelho Data: Sábado, 09 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela rua Lopes Trovão