21 de dezembro de 2023

Orquestra à Base de Corda realiza o encontro artístico na Caixa Cultural

Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, às 19h, o Teatro Nelson Rodrigues, da Caixa Cultural no Centro do Rio de Janeiro, será palco de um projeto musical inovador. A Orquestra à Base de Corda (OABC) de Curitiba se une ao renomado cantor Paulinho Moska para uma fusão única de estilos. O projeto propõe Moska, destaque da música brasileira, interpretando suas grandes canções acompanhado pela OABC, que se destaca por sua formação musical composta por violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão, conferindo ao grupo uma sonoridade singular.


O maestro da OABC, João Egashira, expressa entusiasmo com as três únicas apresentações no Rio de Janeiro: “Sendo o Rio de Janeiro o berço de tantas manifestações musicais importantes, é uma grande responsabilidade e uma alegria imensa realizar estas três únicas apresentações. E especialmente por ser na cidade onde o Moska mora, tenho certeza que será um encontro belíssimo deste nosso trabalho com a plateia carioca. Será um show especial demais e queremos dividi-lo com a plateia do mundo todo.”


Essa parceria musical entre Moska e a OABC já foi apresentada com sucesso em Curitiba e Antonina, no litoral do Paraná. A Orquestra à Base de Corda, mantida pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e divulgação da música brasileira, a orquestra possui uma formação instrumental única e abrange diversos períodos da história da música popular brasileira.


Paulinho Moska, reconhecido por emplacar 13 temas em trilhas sonoras da TV Globo, também é um compositor requisitado por diversas vozes renomadas. Seu álbum “Tudo Novo de Novo” (2003) marcou o início de uma relação próxima com artistas da América do Sul. A parceria com o uruguaio Jorge Drexler resultou em colaborações e apresentações no Uruguai e na Argentina. Este encontro musical promete uma experiência única e marcante para o público carioca

 

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.