15 de outubro de 2023

Oficina Literária Histórias Serranas acontece em Nova Friburgo

A Oficina Literária Histórias Serranas – Edição Nova Friburgo 2023, está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 10 de outubro. O objetivo da Oficina é estimular a reflexão sobre o poder transformador da escrita, promovendo o autoconhecimento e a construção de um pensamento lógico.

As aulas terão início no dia 16 de outubro e terá duração de duas semanas – sempre de segunda a quinta-feira – das 18h30 às 21h30, no auditório da Academia Friburguense de Letras (AFL) - Praça Presidente Getúlio Vargas, 57, Centro.

A edição 2023 da Oficina Literária Histórias Serranas vai oferecer 35 vagas – 15 para interessados em apresentar por escritos 'causos' e episódios verídicos de suas comunidades e 20 vagas para ouvintes (que poderão mudar de categoria no final da primeira semana). As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição, com prioridade para professores da rede de ensino de Nova Friburgo e também para outros profissionais e moradores do município.

O evento também está aberto para adolescentes que devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis para participarem da Oficina.

Os trabalhos produzidos pelos alunos da Oficina Literária serão lidos e comentados pelo grupo durante o curso e ao final, dois trabalhos na categoria 'causos' e dois na categoria 'episódios verídicos' serão selecionados para apresentação de fim de curso e reunidos no livro 'Histórias Serranas', da Girlam Editores. O evento de encerramento da Oficina Literária será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, para convidados.

Organizada pelo escritor e compositor Arnaldo Luis Miranda, a Oficina Literária vai encorajar os participantes a traduzir essas reflexões em relatos que não apenas povoam a memória individual, mas também enriquecem o imaginário da comunidade. "Acreditamos que cada história pessoal contém aspectos que podem tocar e inspirar os outros. Ao compartilharmos nossas experiências por meio da escrita, criamos uma rede de compreensão e empatia. Cada pessoa tem seu modo pessoal de contar uma história", disse Miranda.

Oficina tem origem em romance com 'causos' da Região Serrana

A oficina tem origem no trabalho do escritor e compositor Arnaldo Luis Miranda, o romance musicado 'A lenda do senhor de Los Sueños – uma fábula provinciana em tons quase épicos', coleção de seis volumes que conta a história de um velho poeta e andarilho cantador, conhecido por D. Qx de Los Sueños. O personagem perambula por diferentes paisagens da Região Serrana até desaparecer misteriosamente na cabeceira do rio Macaé, deixando para trás um rastro de narrativas fabulosas e desencontradas que o transformam em uma verdadeira lenda para o povo simples dos lugares por onde passou.


Oficina Literária Histórias Serranas - Edição Nova Friburgo 2023

Início das aulas: 16 de outubro, duração duas semanas

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Academia Friburguense de Letras - Praça Presidente Getúlio Vargas, 57 - Centro - Nova Friburgo

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita