21 de abril de 2025

O musical infantil “A menina e o cubo” encerra temporada, neste domingo na Casa de Cultura Laura Alvim

Não há nada permanente, exceto a mudança. O que fazer quando o seu mundo perfeito se transforma de um dia para o outro? A protagonista do musical infantil “A menina e o cubo”, que encerra temporada, neste domingo (27/04), na Casa de Cultura Laura Alvim, está prestes a fazer essa descoberta. Ao embarcar em uma jornada inesperada, a garota vai ter que lidar com o medo do desconhecido, a insegurança diante de perdas e a superação de limites pessoais. Com direção artística de Thereza de Medicis e dramaturgia de Thereza de Medicis e Manuela Llerena, o espetáculo celebra a beleza das mudanças, as descobertas trazidas pela maternidade, a importância da resiliência e o poder do imaginário infantil. A peça é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela MGAS.


“A menina e o cubo” conta a história de uma menina que vive em um cubo perfeito, onde tudo é previsível e seguro. Uma tempestade repentina muda drasticamente esse mundo perfeito, e ela é lançada para uma aventura mágica que desafia tudo o que conhece. Durante essa viagem, a personagem faz novos amigos, desde uma sábia baleia até um extravagante arco-íris, que a ajudam a lidar com seus medos e a mostrar que os obstáculos podem trazer crescimento e aprendizado. Com trilha sonora original, a peça tem direção de movimento e coreografia de Inaê Moreira e direção musical e arranjos de Érica de Paula. No elenco, estão Manuela Llerena, Cris Sauma, Negawal, Duda Lopes e Allenkr Soares.


“Queria contar uma história que falasse sobre a importância de se adaptar ao inesperado, que mostrasse a beleza de não sabermos o futuro. Nosso espetáculo mistura teatro, dança e música em uma narrativa que transforma desafios em oportunidades. Convidamos o público a participar ativamente da encenação, tornando a experiência ainda mais divertida e enriquecedora”, descreve a diretora Thereza de Medicis.



“A menina e o cubo” nasceu de um conto escrito por Thereza de Medicis há 20 anos, logo após a perda de seu pai. As palavras surgiram como uma forma de traduzir o que ele representava para a escritora: figura sólida, estruturada, sempre presente, um "cubo perfeito" cuja ausência deixou um vazio profundo.



“Vinte anos depois, agora que sou mãe, o conto se transformou em um musical infantil, uma narrativa enriquecida por camadas de significado moldadas pela maternidade”, conta a coautora Thereza de Medicis. “Este projeto nasceu da colaboração com Manuela Llerena, um encontro que reflete a força das conexões que se formam entre mulheres durante a maternidade, marcada por constantes reinvenções, e que encontra eco no processo artístico. As histórias que contamos passam a carregar a responsabilidade de ensinar, inspirar e promover reflexões sobre o mundo que construímos para as próximas gerações”, completa.




Serviço:



Temporada: de 05 a 27 de abril

Casa de Cultura Laura Alvim: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema

Telefone: (21) 2332-2016

Dias e horários: sábados e domingos, às 16h

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)

Duração: 1h

Capacidade: 190 lugares

Classificação etária: livre (indicação de 4 a 10 anos)

Venda de ingressos: https://funarj.eleventickets.com

Horário da bilheteria: ter a dom, das 16h às 20h

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.