28 de maio de 2023

O livro 'Adolf Von Kraus o Nazista Negro' vai virar filme

O livro, escrito em 2016, conta a história de um rapaz negro, filho de um oficial de Hitler, que veio para América do Sul (Argentina) e depois se refugiou no Brasil, mas precisamente no bairro de Sta. Teresa, onde conheceu e se apaixonou por uma jovem negra, a Consuelo, sambista, pianista e vendedora de cocadas.

 

Ainda garoto, o jovem recebe uma tatuagem em um dos seus braços, uma suástica, o terrível símbolo nazista feita pelo seu pai Adolf Kraus.

 

Já adulto, o rapaz é mandado para a Europa e em Paris, ele se forma em infectologia pelo instituto Pauster de onde regressa para o Brasil, agora como doutor, indo trabalhar como chefe geral na vigilância sanitária em Barra de São João e depois na cidade de Maricá.

 

Ao baixar um decreto sobre a obrigatoriedade da vacinação das pessoas (febre amarela) e dos animais (aftosa) ele sofre insultos e agressões, pelos homens brancos ricos e poderosos da cidade, inconformados pela nova lei (decreto), o que ocasiona a reação do jovem médico, tendo a sua autoridade prevalecida.

 

Este livro será um filme, cujo lancamento esta previsto para 2024 na cidade de Maricá, filmado pelo cineasta Tony de Luc.


11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H