29 de março de 2024

O Caminho de Volta – A Outra História do Rio de Janeiro

Com apresentações gratuitas, o espetáculo “O Caminho de Volta – A Outra História do Rio de Janeiro” vem sendo idealizado há seis anos, quando o diretor e ator Álamo Facó mergulha na pesquisa sobre sua ancestralidade e o início da cidade do Rio de Janeiro, desenterrando a versão não contada dessa história.


O ato cênico será apresentado no Parque do Flamengo, entre os dias 26 de março e 29 de maio, às terças e quartas , sempre às 20 horas.


Há seis anos, Álamo Facó mergulha em viagens em busca de sua ascendência, imergindo em vivências, lutas e manifestações. Quando Álamo chega à história da Baía de Kuanapara do século XVI, algo lhe deixa em choque: há muitos detalhes desse território e período, enterrados num proposital esquecimento.


A história do início do Rio de Janeiro é contada pela primeira vez por esse lado de cá da baía, o da taba Karioka, da Paliçada de Uruçumirim, onde nasceu a maior organização de combate à escravização indígena que já se teve notícia.


“O sentimento de disponibilidade para uma manifestação ancestral é enorme”, pontua.

“Queremos tentar elucidar o povo carioca e seus visitantes sobre como devemos olhar para o passado e enxergar como essa história foi propositalmente distorcida. A escravização indígina é pouquíssimo falada em centros de discussões, em congressos, universidades e é detalhada em cartas e livros. E desejamos enaltecer o povo tupinambá e sua importância histórica e na cotemporaneidade”, completa.


Uma história épica, de um povo enorme e presente em tudo que envolve a ideia de Brasil. Porém apagado intencionalmente. Dentro dessa perspectiva, Álamo entende que ao assistir a peça, o público terá a certeza de como as populações indígenas foram e são subjugadas e perseguidas na construção de um Brasil controverso. E acredita que o público sairá da experiência sendo capaz de contar essa história por essa nova e mais fiel versão dos fatos.


“Ainda há muito massacre, muito homicídio, muita morte, muito mercúrio no corpo de crianças. Mas é um momento onde vemos indígenas nas favelas, nos presídios, e vemos indígenas indicados ao Oscar, sendo chamados para falar na ONU, em conferências de lideranças mundiais e serem ouvidas por presidentes do mundo inteiro. Então, essa peça busca elucidar aqueles que não estão acompanhando esses fenômenos acontecerem e compreenderem o passado de forma mais coerente”, afirma o diretor e autor.


Para a realização do espetáculo, o diretor convidou um coletivo de artistas anti-coloniais, de maioria indígena. Junto a eles, Álamo conta a história da taba Karioka, do período de paz e fartura à luta que segue até os dias de hoje. Ele faz um comparativo com o período e os tempos atuais.


“Muita coisa se manteve, a forma que a gente lida com as festas, a forma que a gente lida com os adornos de Carnaval. E a forma que a milícia armada invade territórios indígenas hoje, é bem parecida com os ataques dos pêros do século XVI. Muita coisa se manteve de lá para cá e a gente muitas vezes não liga uma coisa à outra. A peça colabora para que esses pontos se liguem.”, analisa.


A peça é contemplada pelo Foca – Fomento da Cultura Carioca – com nota máxima, sendo classificada em primeiro lugar.


Chegando de forma confortável em estacionamento gratuito do parque, o público é levado a se acomodar em esteiras e redes para mergulhar na história do nascimento dessa cidade, agora contada pela primeira vez por personagens indígenas, mamelucos e alguns franceses, que lutaram do lado de cá da baía e criaram a maior organização de combate à escravização indígena que já se teve notícia, a Confederação dos Tamoio, numa peça sobre o amor por essas terras e a luta pela liberdade.



SERVIÇO:

  • De 26 março a 29 de Maio de 2024
  • Dias: terças e quartas
  • Horário do encontro: 19:30 . Início do espetáculo : 20:00 hrs
  • Local: Parque do Flamengo – Altura da Rua Oswaldo Cruz
  • Ponto de encontro: Cacto brasileirinho – em frente ao Restaurante Assador
  • Ponto de referência: ao lado do estacionamento do Restaurante Assador
  • Obs: Em caso de chuva não haverá espetáculo

 

7 de agosto de 2025
Um dos bares mais tradicionais da Lapa, o Leviano, recebe a roda de samba do cantor e percussionista Paulo Zerbini, na próxima sexta-feira, 08 de agosto, a partir das 18 horas. Com um ambiente acolhedor, diversificado e de boa gastronomia, o Leviano, que completou 16 anos de atividade, recebe pessoas de todo o Rio de Janeiro e turistas nacionais e internacionais. Quem anima as noites de sexta-feira é o cantor e percussionista Paulo Zerbini, que traz em seu repertório, um verdadeiro passeio entre o samba e a MPB, com muitos sucessos de nomes como Almir Guineto, Clara Nunes, Jorge Aragão, Agepe, Fundo de Quintal, entre outros, além de composições próprias. O Leviano fica localizado na Rua Mem de Sá, 49, Lapa, RJ.  O valor do ingresso, R$ 20.
7 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado,09 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Chapeuzinho vermelho - Uma história que ganha vida'. Nesta contação de história especial, Chapeuzinho Vermelho deixa de ser apenas um conto falado e se transforma em uma experiência viva e surpreendente. À medida que o narrador começa a tecer a clássica trama da menina de capuz vermelho, algo mágico acontece: os personagens da história começam a aparecer um a um, bem atrás do contador, como se tivessem saído diretamente das páginas do livro para o mundo real. Essa entrada inesperada dos personagens transforma a contação em um verdadeiro espetáculo vivo. Os olhos das crianças se enchem de brilho a cada nova aparição, como se estivessem dentro da própria história. Elas não apenas escutam — sentem, vivem, sonham junto com cada cena. É como se as páginas do conto se abrissem diante delas, trazendo à tona um universo de fantasia, surpresas e descobertas. Um formato dinâmico e sensorial, que desperta a imaginação, prende a atenção do começo ao fim e transforma o simples ato de ouvir em uma experiência teatral inesquecível. Serviço Contos na Varanda: Chapeuzinho Vermelho Data: Sábado, 09 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela rua Lopes Trovão