12 de setembro de 2023

Niterói recebe maior festival de teatro da história da cidade

Niterói em Cena chega a 16ª edição com apresentações

em vários equipamentos teatrais e praças de Niterói.
 

De 22 de setembro a 01 de outubro, evento vai contar com 95 apresentações gratuitas, entre elas do Grupo Galpão (MG) e do ator Amaury Lorenzo.


Com atrações plurais que traçam um panorama da dramaturgia contemporânea, a 16ª edição do “Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro” começa no próximo dia 22 de setembro, abrindo os palcos da cidade para atores locais e grupos consagrados. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Dessa forma, todas as 95 apresentações, que acontecem até o dia 01 de outubro, serão gratuitas.

Criado em 2008, pelo Produtor Cultural Fabio Fortes, o Niterói em Cena desse ano será composto por diversas mostras que contam com artistas de teatro de diversas localidades, como Alemanha, Argentina, Equador e Peru, que dividirão os palcos do festival com atores fluminenses, cariocas, mineiros, pernambucanos, baianos e, claro, os artistas niteroienses.


“O maior festival de teatro da cidade, e certamente um dos maiores do Brasil, proporciona aos artistas da cidade e de fora dela um momento único de trocas e fortalecimento da arte de representar. Serão 13 dias de atrações que incluem espetáculos, peças curtas, teatro de rua, oficinas de teatro e festas onde, do estudante ao profissional, todos respiram cultura em nossa cidade. É com grande orgulho e alegria que a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói apoia a 16ª Edição do Festival Niterói em Cena, afinal, para nós, Cultura é um Direito!” - destaca a secretária Municipal das Culturas, Julia Pacheco.


“É uma satisfação para nós da FAN poder proporcionar a classe teatral de Niterói essa interlocução com atores e companhias que possuem outras vivências. Ficamos felizes com a possibilidade de trazermos o Grupo Galpão e entendemos que seria importante para o Festival a presença de uma companhia dessa grandeza, justamente para incrementar essa troca de experiências com os atores locais” – celebra o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão.


O consagrado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, é um dos destaques da programação do Niterói em Cena deste ano. A companhia vai realizar a primeira apresentação do espetáculo “Cabaré Coragem” fora de Minas Gerais, seu estado natal.


"Nós, do Grupo Galpão, estamos muito felizes com o convite e já preparando as malas para participar deste grande evento que vai ser o 16° Niterói em Cena. O Cabaré Coragem, nosso novo espetáculo, é uma festa com direito a muita música, humor e crítica social." - comemora Júlio Maciel, diretor do espetáculo e integrante do Grupo Galpão.


Outro destaque da programação é o ator Amaury Lorenzo - a nova revelação da TV Globo, no ar interpretando o personagem "Ramiro", na novela "Terra e Paixão” - que fará apresentação única no festival, com seu espetáculo "A Luta" 


O festival também promoverá mostras de peças, cenas curtas, atrações de teatro de rua, seminários e atividades formativas, que terão início já a partir do dia 19 de setembro para as escolas da Rede Municipal de Niterói. A programação será distribuída pelos palcos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, Sala Nelson Pereira dos Santos e Theatro Municipal de Niterói, além do Museu Janete Costa, do Campo de São Bento, da Praça João Saldanha em Santa Bárbara e da Praça da Saudade em Matapaca.

Serão oferecidas quatro mostras: a Estudantil, que vai reunir 70 cenas de até 8 minutos; a Mostra Cenas Curtas, que contará com 15 trabalhos de até 18 minutos, a Mostra Rua apresentando 5 atrações em espaços públicos e a Mostra Peça, que conta com 5 espetáculos.


Além das apresentações artísticas, ocorrerão duas atividades formativas: uma oficina de Teatro com o renomado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, e outra com o Notreve Monteiro, de Salvador/BA, que ministrará a oficina “Rítmo e Dança Afrodiaspórica”, no Museu Janete Costa. 


"Venho sonhando com esse momento há anos: realizar um festival de Teatro que trouxesse para Niterói, minha cidade natal, uma programação artística que deixasse uma marca histórica. Esse ano tenho certeza que meu sonho virou realidade. Viva o TEATRO!" - diz Fabio Fortes, idealizador e diretor geral do Niterói em Cena.


A programação completa e as informações sobre a distribuição dos ingressos serão disponibilizadas no site do festival: www.niteroiemcena.com.br 


Serviço:


16º Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro


Data: De 22 de setembro a 01 de outubro de 2023.

Informações: www.niteroiemcena.com.br

Ingressos: gratuitos


Programação por dia:



19 de setembro (terça-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 17 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)

20 de setembro (quarta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.


10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 26 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


21 de setembro (quinta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 27 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


22 de setembro (sexta-feira) - Abertura Oficial do Festival. 

14h – 

Exposição do Filme “Mother Earth”, seguido de debate (com Bebe de Soares (Sala Nelson Pereira dos Santos)

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: O ALIENISTA – O MUSICAL (UNIRIO Teatro Musicado - Rio de Janeiro/RJ)


23 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento). Apresentações:

TRUCO! Táticas Engenhosas para conseguir algo (Teatro del Camino - Equador)

Culminância da Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: A LUTA (Niterói/RJ)


24 de setembro (domingo)

11h – Mostra Rua (Local a definir). Espetáculo: A FLOR DO MAMULENGO (Mamulengo Água de Cacimba - Olinda/PE)


26 de setembro (terça-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Venha ver o pôr do sol (Expressart - Rio de Janeiro/RJ)

Lisístrata - O voo das Andorinhas (Companhia do Voo - São Paulo/SP)

Cavalo Alado (Rio de Janeiro/RJ)

10 anos antes de virarmos notícia (Cia Móvel de Teatro - Niterói/RJ)

Maria Felipa - uma receita de luta (Rio de Janeiro/RJ)


27 de setembro (quarta-feira)

15h – Mostra Rua com Festa para as Crianças (Praça João Saldanha). Espetáculo: RECONTANDO O PEQUENO PRÍNCIPE (Artecorpo Teatro e Cia, Niterói/RJ)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

O Perfume (Cia Não é o Caso - Uberlândia/MG)

Manual de sobrevivência da mulher do século XXI (Coletivo Vênus - Nova Iguaçu/RJ)

Pocket Shakespeare - Romeu e Julieta (Veredas Coletivo Teatral - Niterói/RJ)

Os sonhos não precisam morrer (Operários da Arte - Maricá/RJ)

Maria (Cia Nós que Tá - Rio de Janeiro/RJ)


28 de setembro (quinta-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Vem Sentir Vincent (Grupo Creche na Coxia - Cabo Frio/RJ)

Petrificada (Buenos Aires)

Estação (São Gonçalo/RJ)

Hoje o dia está diferente (Cia Por Elas - Rio de Janeiro/RJ)

Samba em Notas de Gozo-Pranto (Coletivo Gozo-Pranto - Rio de Janeiro/RJ)


29 de setembro (sexta-feira)

19 às 22h – Atividade formativa com o Grupo Galpão (Museu Janete Costa)


30 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Praça da Saudade). Espetáculo: ANTOLOGIA DAS MARIONETES (Na Cía das Marionetes - Argentina/Brasil)

20h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: CABARÉ CORAGEM (Grupo Galpão - Belo Horizonte/MG)


01 de outubro (domingo)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento) Espetáculo: COLUMPIO (Cia. Circo Rebote - Peru/Brasil)

13h – Festa de Encerramento do Niterói em Cena (Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer)

17h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: LOUISE/OS URSOS (Pandorga Cia de Teatro, Rio de Janeiro/RJ)

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita