12 de setembro de 2023

Niterói recebe maior festival de teatro da história da cidade

Niterói em Cena chega a 16ª edição com apresentações

em vários equipamentos teatrais e praças de Niterói.
 

De 22 de setembro a 01 de outubro, evento vai contar com 95 apresentações gratuitas, entre elas do Grupo Galpão (MG) e do ator Amaury Lorenzo.


Com atrações plurais que traçam um panorama da dramaturgia contemporânea, a 16ª edição do “Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro” começa no próximo dia 22 de setembro, abrindo os palcos da cidade para atores locais e grupos consagrados. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Dessa forma, todas as 95 apresentações, que acontecem até o dia 01 de outubro, serão gratuitas.

Criado em 2008, pelo Produtor Cultural Fabio Fortes, o Niterói em Cena desse ano será composto por diversas mostras que contam com artistas de teatro de diversas localidades, como Alemanha, Argentina, Equador e Peru, que dividirão os palcos do festival com atores fluminenses, cariocas, mineiros, pernambucanos, baianos e, claro, os artistas niteroienses.


“O maior festival de teatro da cidade, e certamente um dos maiores do Brasil, proporciona aos artistas da cidade e de fora dela um momento único de trocas e fortalecimento da arte de representar. Serão 13 dias de atrações que incluem espetáculos, peças curtas, teatro de rua, oficinas de teatro e festas onde, do estudante ao profissional, todos respiram cultura em nossa cidade. É com grande orgulho e alegria que a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói apoia a 16ª Edição do Festival Niterói em Cena, afinal, para nós, Cultura é um Direito!” - destaca a secretária Municipal das Culturas, Julia Pacheco.


“É uma satisfação para nós da FAN poder proporcionar a classe teatral de Niterói essa interlocução com atores e companhias que possuem outras vivências. Ficamos felizes com a possibilidade de trazermos o Grupo Galpão e entendemos que seria importante para o Festival a presença de uma companhia dessa grandeza, justamente para incrementar essa troca de experiências com os atores locais” – celebra o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Fernando Brandão.


O consagrado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, é um dos destaques da programação do Niterói em Cena deste ano. A companhia vai realizar a primeira apresentação do espetáculo “Cabaré Coragem” fora de Minas Gerais, seu estado natal.


"Nós, do Grupo Galpão, estamos muito felizes com o convite e já preparando as malas para participar deste grande evento que vai ser o 16° Niterói em Cena. O Cabaré Coragem, nosso novo espetáculo, é uma festa com direito a muita música, humor e crítica social." - comemora Júlio Maciel, diretor do espetáculo e integrante do Grupo Galpão.


Outro destaque da programação é o ator Amaury Lorenzo - a nova revelação da TV Globo, no ar interpretando o personagem "Ramiro", na novela "Terra e Paixão” - que fará apresentação única no festival, com seu espetáculo "A Luta" 


O festival também promoverá mostras de peças, cenas curtas, atrações de teatro de rua, seminários e atividades formativas, que terão início já a partir do dia 19 de setembro para as escolas da Rede Municipal de Niterói. A programação será distribuída pelos palcos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, Sala Nelson Pereira dos Santos e Theatro Municipal de Niterói, além do Museu Janete Costa, do Campo de São Bento, da Praça João Saldanha em Santa Bárbara e da Praça da Saudade em Matapaca.

Serão oferecidas quatro mostras: a Estudantil, que vai reunir 70 cenas de até 8 minutos; a Mostra Cenas Curtas, que contará com 15 trabalhos de até 18 minutos, a Mostra Rua apresentando 5 atrações em espaços públicos e a Mostra Peça, que conta com 5 espetáculos.


Além das apresentações artísticas, ocorrerão duas atividades formativas: uma oficina de Teatro com o renomado Grupo Galpão, de Belo Horizonte/MG, e outra com o Notreve Monteiro, de Salvador/BA, que ministrará a oficina “Rítmo e Dança Afrodiaspórica”, no Museu Janete Costa. 


"Venho sonhando com esse momento há anos: realizar um festival de Teatro que trouxesse para Niterói, minha cidade natal, uma programação artística que deixasse uma marca histórica. Esse ano tenho certeza que meu sonho virou realidade. Viva o TEATRO!" - diz Fabio Fortes, idealizador e diretor geral do Niterói em Cena.


A programação completa e as informações sobre a distribuição dos ingressos serão disponibilizadas no site do festival: www.niteroiemcena.com.br 


Serviço:


16º Niterói em Cena - Festival Internacional de Teatro


Data: De 22 de setembro a 01 de outubro de 2023.

Informações: www.niteroiemcena.com.br

Ingressos: gratuitos


Programação por dia:



19 de setembro (terça-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 17 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)

20 de setembro (quarta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.


10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 26 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


21 de setembro (quinta-feira) - Exclusivo para as Escolas da Rede Pública de Ensino e Cursos Livre de Teatro.

10h às 13h e 14h às 17h – 

Mostra Estudantil (Sala Nelson Pereira dos Santos) – 27 cenas

19h às 22h – Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá (Museu Janete Costa)


22 de setembro (sexta-feira) - Abertura Oficial do Festival. 

14h – 

Exposição do Filme “Mother Earth”, seguido de debate (com Bebe de Soares (Sala Nelson Pereira dos Santos)

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: O ALIENISTA – O MUSICAL (UNIRIO Teatro Musicado - Rio de Janeiro/RJ)


23 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento). Apresentações:

TRUCO! Táticas Engenhosas para conseguir algo (Teatro del Camino - Equador)

Culminância da Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: A LUTA (Niterói/RJ)


24 de setembro (domingo)

11h – Mostra Rua (Local a definir). Espetáculo: A FLOR DO MAMULENGO (Mamulengo Água de Cacimba - Olinda/PE)


26 de setembro (terça-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Venha ver o pôr do sol (Expressart - Rio de Janeiro/RJ)

Lisístrata - O voo das Andorinhas (Companhia do Voo - São Paulo/SP)

Cavalo Alado (Rio de Janeiro/RJ)

10 anos antes de virarmos notícia (Cia Móvel de Teatro - Niterói/RJ)

Maria Felipa - uma receita de luta (Rio de Janeiro/RJ)


27 de setembro (quarta-feira)

15h – Mostra Rua com Festa para as Crianças (Praça João Saldanha). Espetáculo: RECONTANDO O PEQUENO PRÍNCIPE (Artecorpo Teatro e Cia, Niterói/RJ)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

O Perfume (Cia Não é o Caso - Uberlândia/MG)

Manual de sobrevivência da mulher do século XXI (Coletivo Vênus - Nova Iguaçu/RJ)

Pocket Shakespeare - Romeu e Julieta (Veredas Coletivo Teatral - Niterói/RJ)

Os sonhos não precisam morrer (Operários da Arte - Maricá/RJ)

Maria (Cia Nós que Tá - Rio de Janeiro/RJ)


28 de setembro (quinta-feira)

20h – Mostra Cenas Curtas (Teatro Popular Oscar Niemeyer). Apresentação das cenas:

Cena convidada (vencedora da Mostra Estudantil)

Vem Sentir Vincent (Grupo Creche na Coxia - Cabo Frio/RJ)

Petrificada (Buenos Aires)

Estação (São Gonçalo/RJ)

Hoje o dia está diferente (Cia Por Elas - Rio de Janeiro/RJ)

Samba em Notas de Gozo-Pranto (Coletivo Gozo-Pranto - Rio de Janeiro/RJ)


29 de setembro (sexta-feira)

19 às 22h – Atividade formativa com o Grupo Galpão (Museu Janete Costa)


30 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Praça da Saudade). Espetáculo: ANTOLOGIA DAS MARIONETES (Na Cía das Marionetes - Argentina/Brasil)

20h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: CABARÉ CORAGEM (Grupo Galpão - Belo Horizonte/MG)


01 de outubro (domingo)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento) Espetáculo: COLUMPIO (Cia. Circo Rebote - Peru/Brasil)

13h – Festa de Encerramento do Niterói em Cena (Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer)

17h – Mostra Peças (Teatro Popular Oscar Niemeyer) Espetáculo: LOUISE/OS URSOS (Pandorga Cia de Teatro, Rio de Janeiro/RJ)

4 de fevereiro de 2026
O Bloco do Bita leva para as ruas uma experiência completa de Carnaval infantil, inspirada nos tradicionais blocos brasileiros e construída a partir de múltiplos elementos da cultura popular. Mais do que um espetáculo musical, o projeto propõe um ambiente imersivo onde música, fantasia, cortejo e interação se unem para apresentar às crianças a vivência da folia de forma lúdica e afetiva. No centro da festa está o Show do Bita – Especial de Carnaval, apresentado ao lado de uma orquestra carnavalesca que conduz o repertório em ritmos como marchinha, frevo e outras sonoridades típicas da celebração. O cortejo conta ainda com boneco gigante do Bita, estandarte do Bloco do Bigode Laranja e figurinos temáticos, criando uma atmosfera que transforma a rua em palco e chama o público a participar ativamente. E a melhor parte: o repertório mistura sucessos do Mundo Bita em versões carnavalescas, como a música “Carnaval do Bita”, composta especialmente para embalar a folia infantil. Ao lado de Bita, Lila, Tina, Dan e Tito, a Flora conduz o público por uma apresentação interativa, incentivando a participação das crianças com música, dança e brincadeiras. O Bloco do Bita é uma opção completa de Carnaval infantil, unindo tradição carnavalesca e o universo afetivo do Mundo Bita em uma experiência inesquecível para toda a família. Serviço: Teatro Clara Nunes Temporada: De 07/02/2026 à 08/02/2026 - Sábado às 15:30h, Domingo às 15:30h Classificação Indicativa: Livre Teatro Clara Nunes – R. Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2274-9696
4 de fevereiro de 2026
A exposição "Tirando Onda", do artista Not Vital, nascido em 1948, em Sent, no vale do Engadine, na Suíça, apresenta obras recentes e inéditas produzidas este ano. Not Vital é reconhecido internacionalmente, com exposições constantes na Europa, EUA e Ásia. Seu trabalho está presente em numerosas coleções privadas, e várias públicas, como Bibliotheque Nationale, Paris; Kunstmuseum Bern, Berna; The Museum of Modern Art (MoMA), Nova York; Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York; e Toyota Municipal Museum of Art, Aichi, Japão, entre outras importantes. No MAC Niterói, Not Vital coloca várias esculturas na área externa do Museu, todas de 2025: "Moon" ("Lua"), em aço inox, com 1,85 metro de diâmetro, e um conjunto de cinco peçasem granito, trazidas do Espírito do Santo, criadas especialmente para a exposição, da série que dá nome à mostra: "Tirando Onda", com cerca de 2,8 metros de comprimento e peso em torno de meia tonelada cada. O título da exposição se refere, de forma bem-humorada, ao fato de que embora o artista tenha sido criado cercado pelas montanhas nevadas da Suíça esteja expondo em uma região cercada por mar. "Nós também surfamos na neve", brinca. No grande salão do primeiro andar, construído de modo a provocar uma ilusão de ótica no visitante, que pensa que o espaço é circular, quando na verdade é quadrado, Not Vital usará apenas o chão, para celebrar o arquiteto Oscar Niemeyer, que considera "um dos mais influentes arquitetos da história", autor do projeto do MAC Niterói. Serviço Exposição "Not Vital - Tirando onda" Visitação: Até 22 de fevereiro de 2026 Horários: Terça a domingo (mesmo quando é feriado), das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30) Ingresso: R$20,00 (inteira) Quarta-feira: entrada gratuita Gratuidade nos demais dias: moradores/nascidos em Niterói, alunos da rede pública, crianças até 7 anos, PcD + 1, servidores da cidade e quem chega de bicicleta. Local: MAC Niterói End: Mirante da Boa Viagem, s/n http://www.macniteroi.com