5 de outubro de 2024

Niterói apresenta projeto do Museu do Cinema Brasileiro


A Prefeitura de Niterói apresentou, nesta quinta-feira (03), o projeto para criação do Museu do Cinema Brasileiro, que será instalado em um prédio já existente no Reserva Cultural, em São Domingos. Será o primeiro museu do Brasil que vai contar a história do cinema nacional. Na próxima semana, será lançado o edital que vai definir a empresa que vai executar a obra, na qual serão investidos R$ 12 milhões.



O projeto foi apresentado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado do secretário executivo André Diniz; da secretária das Culturas, Júlia Pacheco; da presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Micaela Costa; e a subsecretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo.



O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço interativo dedicado a celebrar a diversidade do cinema nacional. O museu vai ocupar dois andares, cada um com uma área de mil metros quadrados, e terá uma curadoria que reflete a história e a evolução do cinema brasileiro.



Em um ambiente inovador, os visitantes terão a oportunidade de explorar diversas exposições que incluem réplicas funcionais de cinematógrafos. O público vai ter experiências interativas que utilizam tecnologias como realidade virtual e sensorial. Essas interações são projetadas para criar um ambiente dinâmico e envolvente para estimular a curiosidade e o aprendizado sobre o patrimônio audiovisual do Brasil.



No primeiro pavimento, o museu terá uma linha do tempo que destaca a trajetória do cinema brasileiro e suas influências no cenário internacional. Equipamentos audiovisuais e exposições de curtas-metragens e documentários vão apresentar os principais marcos e efeitos especiais que marcaram a indústria cinematográfica ao longo dos anos.



O segundo andar será dedicado a um espaço educativo e cultural, equipado com infraestrutura moderna para eventos e exposições temporárias. Este espaço terá mostras fixas em homenagem a duas figuras importantes da história do cinema niteroiense: Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo.



O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço de preservação e celebração do cinema nacional, e vai promover a diversidade cultural e a inclusão. O museu terá uma programação variada e interativa para atrair públicos de todas as idades e estimular o interesse pela sétima arte




12 de agosto de 2025
A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) realiza, no dia 12 de agosto, às 18h30, na Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, sessão comemorativa pelos 20 anos da Pós-Graduação em Cinema Documentário. O evento será presencial e gratuito, com exibição de quatro curtas-metragens produzidos ao longo do curso, seguida de um bate-papo com convidados, professores e realizadores. Uma oportunidade para celebrar a trajetória do programa e refletir sobre os caminhos do documentário no Brasil hoje. O evento inclui também um projeto de preservação dos filmes realizados pelos alunos ao longo dos 20 anos em parceria com o MAM. Eles vão entrar oficialmente no catálogo da Cinemateca. Para mais informações sobre a Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV CPDOC, acesse o site da Escola: Link Serviço:  Evento: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica 2023-2024 Data: 12 de agosto Horário: 18h30 Entrada: Gratuita
12 de agosto de 2025
Após um fim de semana de muita emoção, o ator e cantor Daniel Del Sarto está de volta ao palco do Teatro Eduardo Kraichet com o espetáculo “Anos 80 – Uma Experiência PLOC”. As novas apresentações acontecem nos dias 15, 16 e 17.de agosto, prometendo repetir o sucesso e a energia contagiante que marcaram os primeiros dias.  O show é uma verdadeira viagem pela década de 1980, misturando humor, música ao vivo e projeções visuais que recriam o clima da época. Com uma banda afiada e um repertório recheado de clássicos, de trilhas de novelas ao pop rock internacional, passando pelo Cassino do Chacrinha, o rock nacional e até músicas infantis, o espetáculo celebra os ídolos e estilos que definiram uma geração. Serviço: Teatro Eduardo Kraichet Av. Roberto Silveira, 123 – Icaraí, Niterói – RJ Datas e Horários: – 15/08 (sexta-feira) – 21h – 16/08 (sábado) – 20h – 17/08 (domingo) – 20h Ingressos: https://olhaoingresso.com.br/anos80.html