17 de fevereiro de 2024

Não estamos sozinhos: um livro para falar de solidão com as crianças

Em "A Velhinha e o Porco", escritora e biblioterapeuta Clara Haddad propõe ampliar o repertório emocional dos pequenos leitores


Uma idosa sente-se muito sozinha em casa, sem ninguém para compartilhar os dias. Quando encontra um saco cheio de moedas, ela decide comprar um bicho de estimação para fazer companhia. No mercado, conhece um porquinho dócil e está animada para levá-lo até o novo lar. Mas A Velhinha e o Porco estão diante de um problema: o animal fincou as patas no chão e não quer atravessar a ponte. O que fazer agora? Pedir ajuda.


Lançamento da biblioterapeuta e narradora de histórias, Clara Haddad, é a adaptação de um famoso conto popular da Inglaterra. Nele, a autora traz um novo personagem para o final da ficção, ilustrações do artista colombiano Canizales e uma versão em inglês para os pequenos leitores bilíngues.


No enredo, à medida que a protagonista tenta retornar para casa, procura apoio de diversos personagens, porém ninguém está disposto a colaborar. A partir disso, muitas questões são levantadas, como a solidão, a busca por companhia, a importância de ter empatia e as mudanças causadas na vida das pessoas quando elas estão atentas às necessidades dos outros.


Por meio de uma narrativa acumulativa, leve e afetuosa, a escritora sensibiliza o público para um tema comum nas famílias: o isolamento dos idosos e as consequências psicológicas dessa realidade. “O maior sonho da vida da protagonista é conversar, por isso ela sempre deixa a casa arrumada. Muitos idosos vivem assim, e quero incentivar as crianças e os adultos a estarem mais perto deles, para que eles não adoeçam. Uma pessoa sozinha vai enfraquecendo. Sentir amor é importante”, explica.


Era uma vez uma velhinha que vivia sozinha.
Toda manhã, ela acordava ao raiar do sol, tomava sua xícara
de café quentinho e varria seu quintal, sonhando em ter uma companhia.
Um dia, estava varrendo o quintal quando encontrou um saco de moedas.
Admirada com tanta riqueza, pensou: “Com este dinheiro posso ir até o
mercado comprar um porquinho para me fazer companhia”.
(A Velhinha e o Porco, pgs. 5 e 6)


Com vasta experiência na literatura infantil, além de ser autora de obras como “Poeira das Estrelas” e “O que o crocodilo come ao meio-dia", Clara Haddad também reforça, com este livro, o compromisso profissional de auxiliar crianças a nomearem sentimentos, entenderem as próprias sensações e aumentarem o repertório emocional.


Título: A Velhinha e o Porco
Autora: Clara Haddad
Editora: Telos
Preço: R$ 67
Onde encontrar:
Amazon | Telos Editora


13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.