2 de outubro de 2023

Museu Janete Costa recebe a arte de Julius Gorke

Museu Janete Costa de Arte Popular recebe "O Infinito em Cores", expo que reúne mais de 50 anos da arte de Julius Gorke, artista grego, famoso pelo uso de cores e formas geométricas em suas pinturas, e que viu em Niterói inspiração criativa para suas obras.
 
Cor, potência e vivacidade. A partir do dia 22 de setembro de 2023, a essência do artista Julius Gorke colore o Museu Janete Costa de Arte Popular com a exposição "O Infinito em Cores". A mostra apresenta 50 anos de trabalho dedicados ao modernismo e a história particular deste artista que viu Niterói como uma de suas maiores inspirações. A mostra fica aberta à visitação até 22 de outubro.
 
Da Grécia para a nossa cidade, Julius Gorke, nascido em 1912, na Thessonalica, buscou traduzir na arte o conforto e a emoção que encontrou ao seu redor. A natureza do sítio no Badu, onde o ateliê do artista se localizava, junto às belas praias e montanhas da cidade, ofereceram as cores e os contrastes para os espaços cromáticos e geométricos de suas criações.
 
As pinturas, que transitam entre o figurativo e o abstrato, o orgânico e o geométrico, demonstram toda a força e expressividade que nenhum obstáculo físico ou emocional foi capaz de conter. Reconhecemos Picasso, Cézanne, Van Gogh, Klee, entre outros grandes gênios da pintura mundial em potentes influências ou sutis menções implícitas em constelações cromáticas.
 
Em "O Infinito em Cores", o público também poderá conhecer mais sobre a trajetória de Glorke. Nascido na Grécia, o pintor se mudou para a Alemanha durante a década de 1920, período chave para a arte expressionista e o florescimento do modernismo.
 
Em 1930, o artista fixa residência em Niterói e aqui permanece até seu falecimento em 1984. Glorke também viveu uma história de superação frente à doença que o paralisou gradativamente do quadril aos pés. Hoje, grande parte de sua propriedade pertence à Associação Pestalozzi de Niterói, instituição que realiza um trabalho dedicado à pessoas com deficiências físicas e intelectuais. 
 
Serviço
 
O Infinito em Cores 
Abertura: Sexta-feira, dia 22 de setembro de 2023 
Horário: 18h
 
Visitação: 22 de setembro a 22 de outubro de 2023 
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
 
Evento gratuito 
Classificação: livre
 
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular 
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Ingá, Niterói

 

7 de fevereiro de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (5/02), o Projeto de Resolução nº 1876/2025, de autoria da deputada estadual Zeidan (PT), que concede ao ator Wagner Moura a Medalha Tiradentes, maior honraria do parlamento fluminense. Para a deputada, Wagner Moura — que além de ator é diretor, roteirista, produtor e músico — tornou-se um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, graças às suas atuações em produções nacionais e estrangeiras. Com uma carreira internacional consolidada, o artista é reconhecido como uma das principais vozes na defesa do fortalecimento da representação positiva de latinos em Hollywood. Segundo Zeidan, por meio de seu trabalho, Wagner Moura contribui diretamente para a ampliação da diversidade nas telas.
7 de fevereiro de 2026
Chay Suede vai fazer sua estreia no teatro, e com o encenador Felipe Hirsch na direção, e ainda com o escritor Caetano W. Galindo que divide com Hirsch a dramaturgia do espetáculo. PEÇA INFANTIL – A VIDA E AS OPINIÕES DO CAVALHEIRO ROOBERTCHAY, trata-se de um espetáculo adulto humorístico-filosófico, um passeio pela formação e pelas histórias inacreditáveis de uma personagem apresentada como Cavalheiro Roobertchay. A peça provoca sua audiência com o formato de um pseudo-documentário, onde o que é verdade e o que não é se entrelaçam. E é com essa curiosidade que nos deparamos com o relato, por vezes incrível e ao mesmo tempo fidelíssimo das venturas e desventuras que cercaram nosso herói desde antes de sua concepção até o brilho de suas estrelas nos dias de hoje. As agruras e doçuras que geraram o menino Cavalheiro Roobertchay. Com direção geral de Felipe Hirsch, dramaturgia Caetano W. Galindo e Felipe Hirsch, direção de arte de Daniela Thomas, PEÇA INFANTIL – A VIDA E AS OPINIÕES DO CAVALHEIRO ROOBERTCHAY se desenvolve em torno da atuação de Chay Suede, emprestando sua memória voluntária e involuntária a esses doze fragmentos breves que partem de suas experiências e se ampliam para atingir importantes questões do espírito de nossos tempos: fama, influência, autenticidade. Os disputados ingressos, para as temporadas do Rio e de São Paulo, estarão disponíveis online a partir do dia 30, agora de outubro, no site da Ticketmaster e nos pontos oficiais de venda. Curta Temporada no Teatro Casa Grande no Rio de Janeiro a partir de 15 de Janeiro, e no Teatro Cultura Artística em São Paulo a partir de 7 de Março. Horários: Janeiro: Quintas, sextas e sábado: 20h30 | Domingos: 19h30 Local: Teatro Casa Grande Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – a – Leblon, Rio de Janeiro