2 de outubro de 2023

Museu Janete Costa recebe a arte de Julius Gorke

Museu Janete Costa de Arte Popular recebe "O Infinito em Cores", expo que reúne mais de 50 anos da arte de Julius Gorke, artista grego, famoso pelo uso de cores e formas geométricas em suas pinturas, e que viu em Niterói inspiração criativa para suas obras.
 
Cor, potência e vivacidade. A partir do dia 22 de setembro de 2023, a essência do artista Julius Gorke colore o Museu Janete Costa de Arte Popular com a exposição "O Infinito em Cores". A mostra apresenta 50 anos de trabalho dedicados ao modernismo e a história particular deste artista que viu Niterói como uma de suas maiores inspirações. A mostra fica aberta à visitação até 22 de outubro.
 
Da Grécia para a nossa cidade, Julius Gorke, nascido em 1912, na Thessonalica, buscou traduzir na arte o conforto e a emoção que encontrou ao seu redor. A natureza do sítio no Badu, onde o ateliê do artista se localizava, junto às belas praias e montanhas da cidade, ofereceram as cores e os contrastes para os espaços cromáticos e geométricos de suas criações.
 
As pinturas, que transitam entre o figurativo e o abstrato, o orgânico e o geométrico, demonstram toda a força e expressividade que nenhum obstáculo físico ou emocional foi capaz de conter. Reconhecemos Picasso, Cézanne, Van Gogh, Klee, entre outros grandes gênios da pintura mundial em potentes influências ou sutis menções implícitas em constelações cromáticas.
 
Em "O Infinito em Cores", o público também poderá conhecer mais sobre a trajetória de Glorke. Nascido na Grécia, o pintor se mudou para a Alemanha durante a década de 1920, período chave para a arte expressionista e o florescimento do modernismo.
 
Em 1930, o artista fixa residência em Niterói e aqui permanece até seu falecimento em 1984. Glorke também viveu uma história de superação frente à doença que o paralisou gradativamente do quadril aos pés. Hoje, grande parte de sua propriedade pertence à Associação Pestalozzi de Niterói, instituição que realiza um trabalho dedicado à pessoas com deficiências físicas e intelectuais. 
 
Serviço
 
O Infinito em Cores 
Abertura: Sexta-feira, dia 22 de setembro de 2023 
Horário: 18h
 
Visitação: 22 de setembro a 22 de outubro de 2023 
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
 
Evento gratuito 
Classificação: livre
 
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular 
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Ingá, Niterói

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita