6 de novembro de 2022

Bono, do U2, lança biografia "Surrender"

Livro de memórias detalha juventude do cantor em Dublin até se tornar o líder do U2, um dos grupos de rock mais famosos do mundo

O cantor irlandês Bono publicou, nesta terça-feira (1º), seu livro de memórias "Surrender" (Rendição), no qual detalha sua jornada desde a juventude em Dublin até se tornar o líder do U2, um dos grupos de rock mais famosos do mundo.


O livro introspectivo está organizado em 40 canções diferentes do U2, incluídas 40 ilustrações originais.


O artista de 62 anos, cujo nome real é Paul David Hewson, é um ativista humanitário de longa data que emprestou sua voz a uma variedade de causas, incluindo a luta contra a pobreza e a AIDS.


Em seu livro de mais de 500 páginas, Bono mergulha nesses temas, mas também aborda seu crescimento como um adolescente tocado pela tragédia, depois que sua mãe morreu de forma repentina quando ele tinha 14 anos, e relembra sua cirurgia no coração em 2016.

 

Também se concentra na composição de músicas e "na parte pseudo-religiosa de ser uma estrela do rock, em como transformamos o desordenado em messiânico".


"A música do U2 nunca foi realmente rock 'n roll", disse Bono no livro. "Sob sua pele contemporânea, é uma ópera: uma música excelente, de grandes emoções liberadas na música pop do momento", afirma.


Bono promove suas memórias com uma turnê de 14 datas chamada "Stories of Surrender", que começa em Nova York esta semana e inclui paradas em Chicago, Londres, Berlim, Paris, Madri e, claro, Dublin.


"Quando comecei a escrever este livro, esperava descrever em detalhes o que antes só havia esboçado em músicas", disse Bono na nota em que anunciou a publicação do livro no início do ano.


"'Surrender' é uma palavra carregada de significado para mim. Crescer na Irlanda nos anos 1970 com os punhos para o alto (musicalmente falando), não era um conceito natural", lembrou.

 



29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita