11 de julho de 2022

Música Antiga da UFF

Na quarta-feira, dia 13 de julho, às 18h, vai acontecer, no Salão Amarelo do Solar do Jambeiro, o evento Cine Reflexão, com o longa-metragem “Espero tua (Re)Volta”, de Eliza Capai. A programação é uma parceria entre Niterói Filmes, NuCine, Solar do Jambeiro e tem entrada gratuita. No final da sessão haverá um debate. A realização pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e a Fundação de Arte de Niterói (FAN).

 

Na sinopse do filme, quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. A película mostra a evolução das lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro, em 2018. No elenco, os atores Marcela Jesus, Lucas Penteado e Nayara Souza. O longa foi visto no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2019.

 

Uma boa parcela da pungência de Espero Tua (Re)Volta advém da preocupação da cineasta Eliza Capai com a manutenção de uma perspectiva jovem, especialmente quanto a certos movimentos de cunho secundarista que visaram manter os direitos de milhares de estudantes do ensino público. Lucas “Koka” Penteado, Marcela Jesus e Nayara Souza não são apenas os narradores e/ou os protagonistas do documentário, uma vez que os três agem ativamente na construção de seu percurso incendiário rumo à conscientização de uma realidade social medida por políticas excludentes e elitistas. Um exemplo desse respeito à visão daqueles que estiveram na linha de frente de diversos levantes importantes, midiatizados de acordo com sua repercussão gradativa, é a possibilidade de contradição, de debate, tida como condição sine qua non à abrangência almejada. Os personagens lutam por um ideal bastante parecido, mas partem de lugares diferentes, pertencem a grupos distintos e isso é preservado no filme.

 

Uma cena carrega toda a força dos movimentos estudantis, do abuso de força dos policiais, do preconceito e da normalização da violência. Enquanto dois amigos compartilham impressões diante da câmera, um terceiro é revistado por um policial ao fundo. Não havia qualquer motivo para o garoto ser parado, mas sua condição periférica o torna automaticamente suspeito aos olhos das autoridades. Os dois amigos percebem a revista, não se surpreendem por estarem acostumados a situações semelhantes e retomam a conversa enquanto o outro não vem. Este trecho tragicômico, sem narração, traduz em poucos minutos muito do que o projeto busca transmitir. 

 

SERVIÇO:

 

Evento: Cine Reflexão - “Espero tua (Re)Volta”, de Eliza Capai

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói - RJ

Data: 13 de Julho (quarta-feira)

Horário: 18h

Duração: 1h32min

Lotação: 40 pessoas

Ingresso: Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre



17 de agosto de 2025
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe em seu palco, no domingo, 24 de agosto, às 19h, o espetáculo 'Tudo que Cantei Sou' da cantora e compositora Roberta Sá que, celebra duas décadas de carreira discográfica. Em show intimista no formato voz, bandolim e violão, Roberta passeia por canções emblemáticas de seu repertório. Há 20 anos, Roberta Sá impactava o cenário musical brasileiro com o lançamento de "Braseiro" (MP,B / Universal Music), seu primeiro álbum, amplamente elogiado pela crítica especializada. De 2005 para cá, a cantora, nascida em Natal (RN) e radicada no Rio de Janeiro desde a infância, construiu uma trajetória sólida, que vem sendo celebrada em 2025. Roberta Sá se apresenta acompanhada pelos músicos Alaan Monteiro (bandolim) e Gabriel de Aquino (violão), para cantar canções de "Braseiro", além de outros sucessos que marcaram os seus 20 anos de carreira discográfica. O setlist passeia por músicas gravadas em álbuns como "Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria", "Quando o Canto é Reza", "Segunda Pele", "Delírio" e "Sambasá - Ao Vivo". Entre os destaques do show está um bloco dedicado à produção musical feminina. Nele, Roberta Sá interpreta "Lavoura", de Teresa Cristina (Roberta foi a primeira artista a gravar uma canção da cantora e compositora), e "Me Erra", escrita por Adriana Calcanhotto especialmente para ela. O repertório inclui ainda "Juras", em homenagem a Rosa Passos; "Virada", de Marina Íris e Manu da Cuíca - vozes da nova cena do samba; e "Essa Confusão", de Dora Morelenbaum, em parceria com Zé Ibarra - representantes da nova cena do pop. Nestas duas décadas de trabalho, Roberta Sá trilhou um caminho próprio e consolidou-se como uma das principais vozes da música brasileira, desenvolvendo trabalhos com forte presença de ritmos e compositores nacionais. Do regional ao pop, passando por sambas e forrós, Roberta revelou artistas, homenageou clássicos e partiu para shows e turnês com assinatura própria. Recebeu inúmeros prêmios e indicações, além de ter compartilhado os holofotes com Alcione, António Zambujo, Beth Carvalho, Chico Buarque, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Ney Matogrosso, entre outros artistas. Serviço Roberta Sá - Tudo que Cantei Sou Datas: Domingo, 24 de agosto de 2025 Horário: 19h Duração: 75min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$120 (inteira) Ingresso Solidário (com 1kg de alimento não perecível): R$80,00 Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever  Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
17 de agosto de 2025
Quem tem medo de poesia? Gregório Duvivier não faz parte deste grupo e, como um apaixonado, faz de tudo para persuadir os outros das qualidades do seu objeto de encanto – até mesmo criar um espetáculo sobre o assunto. No monólogo cômico “O Céu da Língua”, o artista usa o seu discurso sedutor para convencer o público de que tropeçamos diariamente na poesia e o assunto é prazeroso e divertido.  SERVIÇO Local: Teatro Casa Grande De 07 a 31 de Agosto. Endereço : Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja A- Leblon – Rio de Janeiro/RJ