4 de dezembro de 2023

Museu da República recebe a exposição “Corpo Formoso”, de Yoko Nishio

No dia 9 de dezembro, a Galeria do Lago, no Museu da República, será palco da inauguração da exposição “Corpo Formoso”, que apresenta 11 pinturas inéditas da talentosa artista carioca Yoko Nishio. Esta é a primeira exposição individual da artista, que já participou de diversas coletivas em renomados espaços culturais, como o Museu da República, o Centro Cultural Correios de Niterói e o Sesc Teresópolis.

Com uma paleta de cores forte e vibrante, Yoko Nishio utiliza a técnica de tinta a óleo sobre tela em obras que alcançam até 1,90 cm X 1,90 cm. Sob o tema “Corpo e Cidade”, as pinturas destacam ornamentos presentes nas pessoas e nos lugares, entrelaçados com memórias e fabulações da artista. Entre os retratos, figuram uma feirante de Vila Isabel, um pai e filho em trajes festivos em Cabuçu (Nova Iguaçu), corpos que transitam pela multidão de Calolé (Bahia), senhoras que conversam no Encantado (Rio de Janeiro) com estampas combinando com os ornamentos das fachadas, entre outros.

Yoko Nishio sempre teve na vida urbana, nas cidades e nas pessoas a inspiração para o seu trabalho artístico. “Minha pesquisa tem esse aspecto de campo, de andar, procurar, fotografar, conversar, o ateliê é só mais uma etapa de uma construção que começa muito antes”, conta a artista, que também é professora e pesquisadora. Desta forma, os trabalhos sempre surgem na rua. E não foi diferente com esta nova série. Em Belém do Pará, ao ver uma pessoa ornamentada com diversas estampas, iniciou a pesquisa que deu origem aos trabalhos que são apresentados na atual exposição.

A série, mesmo iniciada a partir de uma estampa, explora ornamentos de forma ampla, incluindo pele, tatuagens, acessórios como brincos e colares, além de elementos urbanos, como azulejos e fachadas de bares. Os títulos das obras são os nomes dos locais onde os ornamentos foram encontrados, abrangendo diversos bairros do Rio de Janeiro e estados brasileiros, evidenciando a diversidade de corpos, cores e ornamentos.

Ao criar as pinturas, Yoko Nishio optou por ser fiel às estampas que observou nas ruas, reproduzindo-as com exatidão, mas introduzindo elementos que criam novos cenários e não seguem rigidamente a fotografia original. “Não quero que a pintura seja apenas uma reprodução fotográfica, por isso misturo corpos e lugares para escolher a relação entre figura e fundo”, explica a artista.


ACESSIBILIDADE


Com o objetivo de promover a acessibilidade, a exposição contará com mediação acessível e todas as obras terão audiodescrição, disponibilizada através de QR Code. A ideia é proporcionar uma paisagem sonora e uma vivência com a obra para todos os públicos. A produção é da Camilia Oliveira e da antropóloga Bárbara Copque, com narração de Ana Paula Conde e Yoko Nishio.

Serviço: Exposição “Corpo Formoso”, de Yoko Nishio

Abertura: 9 de dezembro de 2023, das 13h às 17h

Exposição: até 10 de março de 2024

Galeria do Lago, Museu da República

Rua do Catete, 153

Catete – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2127.0324

De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 12h e das 13h às 17h.

Entrada franca

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.