4 de dezembro de 2023

Museu da República recebe a exposição “Corpo Formoso”, de Yoko Nishio

No dia 9 de dezembro, a Galeria do Lago, no Museu da República, será palco da inauguração da exposição “Corpo Formoso”, que apresenta 11 pinturas inéditas da talentosa artista carioca Yoko Nishio. Esta é a primeira exposição individual da artista, que já participou de diversas coletivas em renomados espaços culturais, como o Museu da República, o Centro Cultural Correios de Niterói e o Sesc Teresópolis.

Com uma paleta de cores forte e vibrante, Yoko Nishio utiliza a técnica de tinta a óleo sobre tela em obras que alcançam até 1,90 cm X 1,90 cm. Sob o tema “Corpo e Cidade”, as pinturas destacam ornamentos presentes nas pessoas e nos lugares, entrelaçados com memórias e fabulações da artista. Entre os retratos, figuram uma feirante de Vila Isabel, um pai e filho em trajes festivos em Cabuçu (Nova Iguaçu), corpos que transitam pela multidão de Calolé (Bahia), senhoras que conversam no Encantado (Rio de Janeiro) com estampas combinando com os ornamentos das fachadas, entre outros.

Yoko Nishio sempre teve na vida urbana, nas cidades e nas pessoas a inspiração para o seu trabalho artístico. “Minha pesquisa tem esse aspecto de campo, de andar, procurar, fotografar, conversar, o ateliê é só mais uma etapa de uma construção que começa muito antes”, conta a artista, que também é professora e pesquisadora. Desta forma, os trabalhos sempre surgem na rua. E não foi diferente com esta nova série. Em Belém do Pará, ao ver uma pessoa ornamentada com diversas estampas, iniciou a pesquisa que deu origem aos trabalhos que são apresentados na atual exposição.

A série, mesmo iniciada a partir de uma estampa, explora ornamentos de forma ampla, incluindo pele, tatuagens, acessórios como brincos e colares, além de elementos urbanos, como azulejos e fachadas de bares. Os títulos das obras são os nomes dos locais onde os ornamentos foram encontrados, abrangendo diversos bairros do Rio de Janeiro e estados brasileiros, evidenciando a diversidade de corpos, cores e ornamentos.

Ao criar as pinturas, Yoko Nishio optou por ser fiel às estampas que observou nas ruas, reproduzindo-as com exatidão, mas introduzindo elementos que criam novos cenários e não seguem rigidamente a fotografia original. “Não quero que a pintura seja apenas uma reprodução fotográfica, por isso misturo corpos e lugares para escolher a relação entre figura e fundo”, explica a artista.


ACESSIBILIDADE


Com o objetivo de promover a acessibilidade, a exposição contará com mediação acessível e todas as obras terão audiodescrição, disponibilizada através de QR Code. A ideia é proporcionar uma paisagem sonora e uma vivência com a obra para todos os públicos. A produção é da Camilia Oliveira e da antropóloga Bárbara Copque, com narração de Ana Paula Conde e Yoko Nishio.

Serviço: Exposição “Corpo Formoso”, de Yoko Nishio

Abertura: 9 de dezembro de 2023, das 13h às 17h

Exposição: até 10 de março de 2024

Galeria do Lago, Museu da República

Rua do Catete, 153

Catete – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2127.0324

De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 12h e das 13h às 17h.

Entrada franca

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo