Missas com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento
uma mescla da arte, cultura e religião
Além da ênfase religiosa, as missas com canto gregoriano do secular mosteiro católico, são uma das principais atrações artísticas e culturais da cidade do Rio de Janeiro
Depois de dois anos fechado, por conta da pandemia, o Mosteiro de São Bento reabriu as portas sem restrições no último dia 25 de Abril.
Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião. Em pleno centro da grande metrópole, conserva-se como um lugar de silêncio e oração. A visita é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa ao Mosteiro. Detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro são impressionantes. A riqueza de detalhes no interior da igreja é fascinante. As talhas douradas folheadas a ouro 18 quilates levaram décadas para serem concluídas. O esplendoroso altar-mor, com seus dois impressionantes lampadários de prata, tem ao centro a imagem da titular da Igreja Abacial, Nossa Senhora do Monserrate, ladeada por São Bento e Santa Escolástica. Ao longo de toda a nave, estão distribuídas oito capelas laterais. Seus retábulos têm um delicado trabalho de talha e uma profusão de detalhes que podem consumir horas de apreciação, que se estendem ainda mais quando os olhos se voltam para o teto, onde pinturas contam a história de São Bento. No segundo andar, restrito aos monges, está instalado um precioso órgão datado de 1773, com aproximadamente 3.800 tubos, que é tocado apenas por dois monges organistas e eventuais convidados. O Mosteiro de São Bento é um dos principais monumentos de arte colonial do Rio e do país.
As missas com canto gregoriano acontecem de segunda a sexta, às 7h30, aos sábados, às 8h, e aos domingos, às 10h.
Mosteiro de São Bento
Rua Dom Gerardo, 68, centro, Rio de Janeiro. Aos domingos missa com cantos gregorianos sempre às 10 horas.

