6 de junho de 2022

Matizes – 1ª Edição marca a volta aos palcos

Matizes – 1ª Edição marca a volta aos palcos, com plateia, depois da pandemia, do Coro de Câmara Lírico Feminino da Associação de Canto Coral, na quarta-feira, dia 8 de junho, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói.


“Neste mais novo concerto do Coro Lírico Feminino, além da apresentação do próprio coro, haverá também solo, duetos de ópera, trio e sexteto, o que irá tornar o espetáculo muito rico, variado, atraente e emocionante para o público”, garante o maestro e pianista Cláudio Ávila.


O coro tem sua origem nos primórdios da Associação de Canto Coral, quando a diretora artística e fundadora da ACC, Cleofe Person de Mattos, criou o primeiro coro feminino. A atual formação do Coro data de 2014, com o maestro, preparador vocal, pianista e professor de canto, Cláudio Ávila.


O coral possui cantoras de diferentes formações tanto profissionais, como amadoras, quanto em fase de estudo para se profissionalizar.


O repertório contará com obras dos compositores estrangeiros: G.F. Haendel, John Rutter, G. Gershwin, G. Fauré, J.S. Bach/C. Gounod, G.Bizet, G. Rossini, entre outros. Dos compositores brasileiros, José Maurício Nunes Garcia, Cacilda Borges Barbosa, Carlos Cristóvão Zink, Tim Rescala e TiborFittel.



“No trabalho com o coral, há o cuidado e a busca da boa emissão vocal, o uso do corpo e o desenvolvimento das habilidades cênicas. Além do incentivo ao surgimento e aprimoramento de solistas”, garante Ávila.

 

Coro de Câmera Lírico Feminino da ACC

Maestro Cláudio Ávila

Solista convidada: Karla Calistrato

1º Soprano

Bruna Condino, Fátima Santana, Fernanda Cappelli e Talita Oliveira

2º Soprano

Luciana Cappelli, Jussara Brito, Simone Jorge, Virgínia Mignoni

Mezzo

Anabela Furlani, Claudia Jack, Márcia Rodrigues, Margareth Lopes

Contralto

Maria Helena, Marina Maia, Solange Sampaio 

 

PROGRAMA

 

1-      Seetheconqu’ringherocomes, do Oratório Judas Maccabaues – G.F. Händel – Coro e Quarteto

2-      Pai Nosso, de Carlos Cristóvão Zink, adaptação para coro feminino de Cláudio Ávila, acapella

3-      Moteto para a Procissão da Ressurreição, de José Maurício Nunes Garcia – sexteto

4-      The LordBlessYouandKeepYou, de John Rutter

5-      Little David play in yourharp, arranjo Philip Kern- solo Karla Calistrato

6-      I Want Jesus toWalkwith Me– Negro Spiritual, arr. Clarence Cameral White, adaptação Cláudio Ávila – solo Karla Calistrato e quarteto

7-      Quando Corpus Morietur – do StabetMater, de G.B. Pergolese – dueto

8-      SoundtheTrumpet - H. Purcell

9-      Pavane, G. Fauré –adaptação para coro feminino de Cláudio Ávila

10-   Hebe deineAugenauf, do oratório Elias - F. Mendelssohn-Barthold – quarteto

11-   Mar - TiborFittel

12-   Ave Maria - J. S. Bach – C. Gounod – adaptação para coro feminino – Cláudio Ávila

13-   Via restiservita, madama brillante – da ópera – As Bodas de Fígaro – W. A. Mozart - dueto

14-   ClimbEvery mountain, do musical A Noviça Rebelde, de Rodgers e Hammerstein

 

SERVIÇO


Coro de Câmera Lírico Feminino da ACC

Data: 08 de junho

Horário: 19h

Duração: 60 min

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 40,00

Local: Theatro Municipal de Niterói

 Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

 



13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.