29 de outubro de 2023

Maricá vai receber 30 espetáculos teatrais durante festival

Evento acontece na Lona Cultural, em Itaipuaçu, entre os dias 3 e 12 de novembro
 
Maricá receberá 30 espetáculos no 46º Festival de Teatro Fetaerj – Prêmio Paschoalino – Mostra Nacional 2023. O evento acontece entre os dias 03 e 12 de novembro, com horários fixos para as apresentações: de manhã, às 9h30; de tarde, às 15h30 e de noite, às 20h, na Lona Cultural, em Itaipuaçu. O evento, que é uma parceria da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), recebeu 346 espetáculos inscritos, de companhias do Brasil inteiro. 

Para o secretário da pasta, Leandro Dasilva, a ideia de a Prefeitura de Maricá receber e apoiar a realização de um evento como esse é justamente incitar o intercâmbio e a promoção da arte para os moradores.
 
“São parcerias que dão certo, é bom tanto para a Fetaerj quanto para o município. Já foi feito aqui outras vezes e a população festeja muito, eu lembro. Porque todo mundo ganha, especialmente os artistas, que encontram aqui em Maricá um público que sabe acolher talentos e valorizar a arte”, disse o secretário.
 
A população poderá participar gratuitamente do encontro que reúne mostras, debates e discussões sobre o fazer teatral. Bastante animado com o número de companhias que se inscreveram, o coordenador de Teatro da Secretaria de Cultura, Álvaro Ferreira, informou orgulhoso os dez grupos de Maricá participantes desta mostra teatral.
 
“São dez ao todo: Grupo DJOTA; Grupo dos 4; Cia de Teatro Máscaras; Lacraias Produções; Instituto Chão de Dendê; Chap – Companhia Horizontal de Arte Pública; Operários da Arte; Cia. D2; Grupo do CEU; e Habitarte – Ocupando Maricá. Estou bastante animado para esse grande evento em nossa cidade”, comentou.
 
Mudança de distrito
 
A princípio planejado para acontecer em Inoã, o festival precisou ser transferido devido às últimas chuvas, que prejudicaram o terreno previamente escolhido. E diante da previsão meteorológica, a opção foi levar o evento para a Lona Cultural. Está sendo erguida outra tenda para aumentar a estrutura das encenações.
 
Serviço


Festival Fetaerj em Maricá
Data: de 3 a 12 de novembro 
Horário: manhã, às 9h30; tarde, às 15h30 e noite, às 20h.
Local: Avenida Zumbi dos Palmares (antiga avenida 1), esquina com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), em Itaipuaçu.

 

a tradicional feira ocupa uma área da Praça XV desde 1970. Inicialmente, grande parte dos negociantes ficava embaixo do extinto viaduto da Perimetral. Desde a demolição, todos os cerca de 700 expositores se instalaram bem no meio da praça, com suas mais variadas e inusitadas peças.


A feira está sob a coordenação e responsabilidade do Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos participantes quanto do público visitante, segurança e organização, como, por exemplo, as barracas padronizadas.


O Rio de Janeiro é um dos maiores celeiros de antiguidades do Brasil. A vinda da Família Real Portuguesa trouxe também muitas pessoas que acompanharam a Corte. Os objetos pessoais de todas essas famílias se espalharam através das gerações e, eventualmente, alguém resolve fazer uma “faxina” e jogar fora peças que acabam sendo recolhidas por catadores. Ao encontrarem algo mais significativo, eles tentam vender para antiquários ou para os próprios barraqueiros, fazendo com que diversos objetos acabem vindo parar na Feira de Antiguidades da Praça XV. Muitas vezes são objetos de época que simplesmente vão satisfazer o desejo de consumo de algum comprador curioso. Da mesma forma, pode ser algo muito especial e raro, como um filme que registrava o enterro do escritor João do Rio. Outras preciosidades também foram encontradas neste livre comércio de antiguidades, como três cartas assinadas, respectivamente, pela Princesa Isabel, pela imperatriz Teresa Cristina, e a terceira, por ninguém menos que o imperador D. Pedro II.


Objetos de valor afetivo, como um determinado vinil, uma edição especial de um gibi, um brinquedo ou uma fotografia antiga, entre muitas outras peças tão igualmente valiosas para alguns, são facilmente encontrados nesta tradicional Feira, que é ótima opção de programa para um sábado.


Funcionamento

Todos os sábados das 6h às 15h

Praça XV de Novembro, s/n – Centro


10 de julho de 2025
O clássico conto do boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade ganha vida em uma encantadora e lúdica adaptação da Cia. Sassaricando, dirigida por Ricardo Silva. O espetáculo, no modo Sessão Azul, está agendado para o sábado, 12 de julho, às 11h, na Sala Nelson Pereira dos Santos. Com cenários vibrantes e figurinos criativos que transportam o público para um universo mágico. O espetáculo "Pinóquio, o menino de madeira" emociona e diverte crianças e adultos. Nesta livre adaptação, acompanhamos as aventuras de Pinóquio ao lado de personagens inesquecíveis, enquanto ele aprende valiosas lições sobre verdade, coragem e amadurecimento. Com uma abordagem leve e cheia de imaginação, a peça transmite uma mensagem importante: podemos viver uma vida feliz sendo sinceros e buscando sempre melhorar como pessoas. Sinopse Pinóquio é um clássico conto, narrando a história de um boneco de madeira criado por um carpinteiro solitário chamado Gepeto. Desejando ter um filho, Gepeto vê seu desejo realizado quando uma fada dá vida ao boneco. Pinóquio, curioso e travesso, parte em uma jornada para se tornar um menino de verdade, guiado por seu amigo e consciência, o grilo falante, enfrentando desafios, tentações e aprendendo importantes lições sobre honestidade, coragem e responsabilidade. Ricardo Silva é ator, autor, diretor, cenógrafo, aderecista e professor de teatro. Iniciou a sua carreira em 1980 na cidade de Niterói, onde nasceu. Com uma longa caminhada na área artística desenvolveu projetos de grande relevância para a cultura do nosso país. Serviço Espetáculo: Pinóquio, o menino de madeira - Sessão Azul Datas: Sábado, 12 de Julho de 2025 Horários: 11h Classificação: Livre Duração: 45 minutos Entrada gratuita Local: Sala Nelson Pereira dos Santos Centro Petrobras de Cinema Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói
10 de julho de 2025
Com a apresentação do violonista, professor, arranjador e produtor, Paulo Targino, o Solar do Jambeiro recebe no sábado, 12 de julho, às 16h, o Concerto Coletivo, com os violonistas Vicente Paschoal, Igor Lazier, Ciro Machado e Alexssandro Santos, quatro artistas de relevância no panorama violonístico estadual e nacional. Além de notório violonista e professor, Vicente Paschoal vem mostrando, nos últimos anos, um vasto trabalho no campo da composição instrumental e como cancionista. Dedicando-se exclusivamente ao violão, busca reunir, em sua obra, um repertório tão delicado e reflexivo - sobre os aspectos da poética musical, quanto rígido, no que diz respeito à forma, e desafiador nos caminhos da técnica. Procurando, com isso, revelar o violão em toda a sua potencialidade e expressão. Igor Lazier é violonista e compositor. Nascido em Curitiba e radicado no Rio de Janeiro, Lazier atua como solista e acompanhador. Igor fez seus estudos com Luciano Lima, Cláudio Menandro e Vicente Paschoal. Igor integra atualmente os grupos 'Choro de Cordel', 'Guanabarinos' e 'Pixinguinha na Praça'. Tem trabalhos em duo com músicos como Rafael Mallmith, Swann Bonnet, JJ Simões e Pedro Franco, além de possuir um projeto autoral instrumental de Jazz Brasileiro. Ciro Machado é um violonista de Niterói, aluno do Professor Paulo Targino. Tem se apresentado em várias salas de concerto no eixo Rio-Niterói e com isto tem tido grande evidência no cenário violonístico carioca. Alexssandro Santos foi uma excelência de preciosidade violonística. Com apenas 16 anos foi finalista de um dos mais importantes certames do Brasil; o concurso da AvRio. Se apresentou nas mais importantes salas de concertos do Rio e de Niterói, abordando um repertório de alto nível musical e técnico. Teve sua formação teórica e prática, com o professor Paulo Targino. Serviço Concerto Coletivo de Violões Data: Sábado, 12 de julho de 2025 Horário: 16h Classificação: Livre Ingresso: 1kg de alimento não perecível Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói