26 de outubro de 2023

Maricá faz exposição de fotos feitas por Darcy Ribeiro em povoados indígenas

  Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), abre nesta quinta-feira (26), às 14h, na Casa de Cultura de Maricá, a mostra “Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro”. São fotos feitas pelo próprio antropólogo e educador durante suas vivências com três povos indígenas. A ação é uma homenagem ao aniversário do intelectual.
 
A partir das 19h, do lado de fora da Casa de Cultura, será feito um show em homenagem ao antropólogo, com o MC Marechal e a escola de samba União de Maricá. O show faz parte da última edição da série de webinários que celebra o centenário de Darcy Ribeiro. Grandes nomes da cultura, como a "imortal" da ABL Heloísa Buarque de Hollanda, falarão sobre a importância do educador.
 
O webinário, o décimo da série, terá transmissão ao vivo no canal da Prefeitura de Maricá no Youtube (@prefeiturademarica1).
 
Serviço
 
Abertura da exposição “Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro”
Data e hora: quinta-feira, 26/10, às 14h
Local: Casa de Cultura de Maricá - Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro
 
Webinário "Reconstruindo o Brasil a partir de Darcy Ribeiro"
Data e hora: quinta-feira, 26/10, às 19h
Local: Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá

 

5 de janeiro de 2026
Com as férias escolares se aproximando, a dica é a atividade 'Sextas lúdicas', promovida pela Oficina do Parque, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em janeiro de 2003, com sede no bairro Maceió, em Niterói (RJ). A partir do dia 10 de janeiro de 2025, sempre às sextas, até 27 de fevereiro de 2026, a criançada de todas as idades vai ter uma programação intensa, como gincana com jogos educativos; oficina de brinquedos, com reúso de materiais recicláveis; contação de histórias; entre outras brincadeiras. O objetivo da Oficina do Parque é promover o desenvolvimento humano e comunitário, por meio da articulação entre cultura, educação, tecnologia e sustentabilidade, contribuindo para a construção de sociedades mais justas, criativas e participativas. A organização atua em territórios populares com estratégias metodológicas inovadoras, valorizando o protagonismo social, a diversidade e a transformação das realidades locais a partir do fortalecimento dos vínculos comunitários. Serviço : 'Sextas lúdicas' Período: De 10 de Janeiro de 2025 a 27 de fevereiro de 2025, sempre às sextas Horário: das 9h às 11h ou das 14h às 16h Faixa etária: a partir dos 7 anos Gincana com jogos educativos Oficina de brinquedos (artesanato Infantil , com reuso de materiais ) Contação de histórias Inscrições no local (Oficina do Parque), das 9h às 17h: Rua Demétrio de Freitas, 150 - Maceió, Niterói - de 5 a 8 de janeiro Mais informações: (21) 96545-5012 ou na secretaria da Oficina do Parque Atividade gratuita
30 de dezembro de 2025
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo