11 de março de 2024

MAR inaugura exposição ‘Abolicionistas Brasileiras’

O Museu de Arte do Rio (MAR) abriu as portas para a aguardada exposição “Abolicionistas Brasileiras”, com curadoria de Ana Carla Soler. Em celebração ao seu aniversário de 11 anos, o MAR oferecerá entrada gratuita para todas as suas mostras durante o dia da inauguração.



A exposição, realizada em parceria com o Instituto Artistas Latinas, ocupa a biblioteca do MAR e apresenta uma série de trabalhos inspirados nas histórias de mulheres que desempenharam papéis fundamentais na luta contra a escravização no Brasil. O projeto, desenvolvido desde 2023, incluiu o mapeamento de personagens históricas, pesquisas detalhadas e o acompanhamento das artistas na criação das obras.


“Abolicionistas Brasileiras” destaca o protagonismo feminino negro durante esse período crucial da história brasileira. Personalidades como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima são representadas pelas artistas Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio.


“A exposição surge como mais uma tentativa de reintegrar o legado dessas mulheres que estiveram à frente das articulações para a abolição da escravatura no Brasil. Trazer esse trabalho para o público no Museu de Arte do Rio é uma forma de impactar a vida de muitas pessoas”, comentou a curadora Ana Carla Soler.


Além de proporcionar uma reflexão sobre o passado, a mostra também faz parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que promove a inserção de artistas mulheres emergentes no cenário artístico latino-americano.


A exposição estará em cartaz até 30 de junho, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história e na arte produzida por mulheres que lutaram por um Brasil mais justo e igualitário.


O MAR, mantido com recursos próprios da Prefeitura do Rio e com o apoio de diversos parceiros, reforça seu compromisso com a cultura como vetor de inclusão e transformação social. Para mais informações, acesse o site.


Serviço:

Exposição: Abolicionistas Brasileiras

Abertura: sábado (9/3), às 11h – museu com entrada gratuita para todas as mostras

Encerramento da mostra: 30 de junho de 2024

Local: Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR)

Endereço: Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro – RJ

Visitação gratuita



15 de agosto de 2025
Nesta sexta-feira (15), a partir das 18h, o público de Niterói poderá prestigiar mais uma edição do projeto Arte na Rua, que desta vez recebe a talentosa cantora Ritah Mansur para uma apresentação especial na Rua Ator Paulo Gustavo, esquina com a Rua Lopes Trovão, em Icaraí. Com um repertório repleto de canções marcantes, interpretadas com sua voz potente e carisma único, Ritah promete encantar e emocionar quem passar pelo local, transformando o espaço urbano em um verdadeiro palco a céu aberto. O projeto Arte na Rua é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), que busca levar cultura, arte e entretenimento de qualidade para todos, democratizando o acesso e valorizando os artistas locais. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Basta chegar e aproveitar um fim de tarde de boa música e convivência. Ritah Mansur é uma cantora e intérprete com expressiva trajetória no cenário musical de Niterói e Rio de Janeiro, especialmente na Música Popular Brasileira (MPB) com forte influência do jazz. Ela iniciou a carreira na Europa, apresentando-se por cerca de três anos em países como França, Suíça, Áustria, Itália, Dinamarca, Alemanha e Bélgica. A cantora atuou em centros culturais, casas de jazz e companhias folclóricas. De volta ao Brasil, se apresentou intensamente em Niterói e no Rio, levando sua voz a espaços como Mistura Fina, Casa de Cultura Laura Alvim, People, Bistrô do MAC, e outros. Serviço: Data: 15 de agosto (sexta-feira) Horário: 18h Local: Rua Ator Paulo Gustavo c/ Rua Lopes Trovão – Icaraí Entrada franca
14 de agosto de 2025
Como parte do projeto Contos na Varanda, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe no sábado, 16 de agosto, às 11h, uma contação de história baseada no infantil 'Monstro Rosa'. A contação da história 'Monstro Rosa' é adaptada e narrada pela atriz Tati Quadros, com direção do artista visual Alessandro Boschini. 'Monstro Rosa' é o primeiro livro da premiada autora e ilustradora espanhola Olga de Dios. Seu trabalho consiste no tratamento lúdico e delicado de temas como a diversidade, a igualdade de gênero e a aceitação de identidades diferentes das normativas, o respeito ao meio ambiente, o consumo responsável e a livre divulgação da cultura. Num mundo monocromático, surge Monstro Rosa, uma figura única e vibrante que, ao buscar aceitação, revela a beleza das diferenças. Esta narrativa sensível explora temas de identidade e amizade, inspirando uma reflexão sobre a verdadeira essência da felicidade, só possível através de um mundo diverso. Serviço Contos Na Varanda: Monstro Rosa Data: Sábado, 16 de agosto de 2025 Horário: 11h Duração: 30min Classificação indicativa: Livre Entrada Gratuita  Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Varanda End: Campo de São Bento - Entrada pela Rua Lopes Trovão