25 de maio de 2022

MAC recebe a exposição Van Gogh e seus contemporâneos

A exposição Van Gogh e seus contemporâneos atravessa a ponte e chega ao MAC Niterói para apresentar um final de semana cultural, com curta de animação, projeções na fachada do Museu, programação educativa, comidas, bebidas e música, nos dias 28 e 29 de maio. A mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos - Exposição Imersiva” em cartaz na Casa França-Brasil, vem até o MAC compartilhar uma programação toda gratuita e de acesso livre, feita especialmente para aproximar ainda mais diferentes públicos da criação artística.

 

No sábado, dia 28 de maio, desde às 10h da manhã, haverá sessões do curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos (12’) de meia em meia hora, no auditório do MAC. O curta-metragem Van Gogh e seus contemporâneos (Crossmedia, 12’) conduz o espectador a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

 

Das 15h às 18h, acontecerá uma programação educativa, com contação de histórias e oficinas de criação.

 

A partir das 18h, serão projetadas imagens de Van Gogh e seus contemporâneos na fachada do Museu, num encontro entre o prédio desenhado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e um dos artistas mais queridos de todo o mundo, que é Van Gogh, acompanhado de seus contemporâneos, que estavam produzindo pinturas no mesmo período. Será um espetáculo de cor, luz e som.

 

O interessado pode levar sua cadeira, chamar os amigos, os parentes e curtir o encontro entre Van Gogh e uma das construções mais significativas da cidade de Niterói. Tudo isso com música, comes, bebes e produtos relacionados com Van Gogh.

 

O MAC Niterói ainda apresenta três programações em cartaz:

“Choro”, exposição individual do artista Antonio Kuschnir, reflete sobre o poder de julgamento no mundo digital e retrata ansiedade, tecnologia e pandemia.

“Hu, a minha alegria atravessou o mar”, coletiva com curadoria de Ana Beatriz Almeida, que promove um diálogo direto entre lógicas de matriz africana e a arquitetura de Niemeyer.

Projeto “MIRANTE”, com duas exposições coletivas e uma individual, nas áreas externas do Museu e na recepção. A curadoria é assinada pelo artista visual Felippe Moraes. O público pode conferir pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como território, o antropoceno – o período mais recente na história do Planeta Terra – e as noções de ruína e trabalho. 

 

Van Gogh e seus Contemporâneos  emociona e transporta o público para um universo único, de criações artísticas famosas no mundo inteiro, com uma linguagem que potencializa a aproximação de diferentes públicos da criação artística. “A pintura está na minha pele.” Foi assim que Vincent Van Gogh traduziu a sua trajetória, com mais de 2 mil quadros. O interesse pela arte teve início ainda na infância e, em sua trajetória, pintou mais de 40 autorretratos em que explora a sua aparência física e seu olhar expressivo. Entre as curiosidades do artista está o fato de pintar ao ar livre, hábito que conservou até morrer. Sua técnica de pinceladas firmes e carregadas, aplicadas sem hesitação, permitiu-lhe pintar rapidamente e produzir um vasto número de obras nos últimos dois anos e meio de sua vida. Em 1973, foi criado o Museu Van Gogh em Amsterdã, na Holanda, para abrigar suas criações. 

 

Van Gogh e seus Contemporâneos em Niterói

28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo

 

Curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos

Sábado, dia 28, das 10h às 20h

Domingo, dia 29, das 10h às 19h

 

Programação educativa

Dias 28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo

Oficina de criação, 15h

Contação de histórias, 17h

 

Projeções na fachada do Museu

Sábado, dia 28, das 18h às 21h

Domingo, dia 29, das 18h `às 20h

 

Endereço

MAC Niterói

Mirante da Boa Viagem, s/nº

Boa Viagem, Niterói – RJ


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita