13 de março de 2024

Kristina Augustin lança livro que aborda a história dos Castrati, no Solar do Jambeiro

No sábado, 16 de março, às 17h, o Solar do Jambeiro recebe a musicista e escritora Kristina Augustin para o lançamento do livro "A trajetória dos Castrati na corte luso-brasileira (1752-1822)".


A obra registra o percurso histórico desses cantores nas cortes europeias com base na documentação histórica inédita, como livros de despesa da coroa portuguesa e correspondências da época. A autora enfoca a prática musical da corte de Lisboa que no século XVIII, sofreu um processo de italianização introduzindo o "gosto" pelas vozes dos castrati italianos. Em seguida, o foco volta-se para os cantores que obedeceram às ordens do príncipe regente D. João VI e migraram para o Brasil para trabalharam na Capela Real, no Rio de Janeiro.


Kristina explica que "essa publicação é fruto das pesquisas realizadas em Lisboa e no Rio de Janeiro e uma adaptação da minha tese de doutorado na Universidade de Aveiro. Nessa edição procurei organizar um texto que fosse acessível a todos que se interessam pelo assunto, oferecendo uma leitura fluida e agradável, mas sem renunciar às informações e fontes históricas. Reduzi e exclui capítulos, apêndices e anexos que julguei serem mais específicos para os músicos."


Kristina Augustin é reconhecida pela sua ampla atuação como intérprete e divulgadora da viola da gamba no Brasil sendo citada no dicionário Novo Aurélio (século XXI) nos verbetes "viola da gamba" e "gambista". Recebeu a Moção Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. Doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal e Mestre pela Unicamp, Kristina lança agora o seu terceiro livro fruto das pesquisas realizadas no doutorado em Portugal.


11 de novembro de 2025
Procurando Araribóia é uma sátira desenvolvida em teatro de animação, que narra a jornada de um anti-herói indígena que nasce na baía de Guanabara durante um período de intensa mudança cultural, quando o contato com os portugueses se tornava cada vez mais habitual. Araribóia é expulso de sua terra pelos Tamoios e, em sua diáspora, acaba adotando o cristianismo através do convívio com os jesuítas. Determinado a retornar ao seu local de origem, ele se une aos portugueses na guerra de conquista. No entanto, ao final de sua vida, ele confronta a realidade de nunca ter sido verdadeiramente aceito pelos europeus, apesar de ter se distanciado de sua cultura original.  A peça questiona até que ponto é justificável o sacrifício de sua cultura para garantir a sua própria salvação. Procurando Araribóia é uma peça mordaz que busca resgatar a memória histórica e cultural do Brasil pré-colonial, ao mesmo tempo em que instiga o público a refletir sobre o choque cultural, o apagamento da identidade e a busca por aceitação em um mundo marcado pela violência e pelo preconceito. A obra propõe uma releitura da história da conquista da Baía de Guanabara, através de uma narrativa lúdica e satírica que questiona a história oficial e amplia o conhecimento sobre a cultura tupinambá. 14, 15 e 16 de Novembro de 2025 Sexta, Sábado e Domingo 19h Teatro da UFF Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
11 de novembro de 2025
Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Encerrando a temporada em sua cidade-sede, a Focus Cia de Dança apresenta Carlota – Focus Dança Piazzolla, com a participação dos músicos Alexandre Caldi (saxofone), Antonio Guerra (acordeon), Emília Valova (violoncelo), Maria Teresa Madeira (piano) e Nikolay Sapundjiev (violino). O espetáculo é uma homenagem à saudosa Carlota Portela, mestra e inspiração de gerações de artistas da dança. Em diálogo com a vibrante obra de Astor Piazzolla, a peça celebra a intensidade do movimento e da emoção, onde corpo e música se entrelaçam em um concerto de sensibilidade e vigor. Focus Cia de Dança Carlota - Focus Dança Piazzolla | en concierto Sala Cecília Meireles De 12 a 14 de novembro 19H