18 de outubro de 2023

"Isso não é profissão de mulher!" Autora empodera meninas em livro infantil

 Mais do que uma divertida e bem-humorada aventura, o livro "As sobrinhas animadas e a titia estressada" tem um propósito maior no universo infantil: quebrar estereótipos de gênero desde cedo. Escrita pela pedagoga e mestre em linguística Marli Beraldi, a obra desafia os estereótipos de gênero e encoraja meninas a abraçarem suas paixões profissionais, seja como professoras, maquinistas, equilibristas ou cientistas.
 
Durante uma viagem com as sobrinhas, a protagonista da história propõe "festa a fantasias de profissões". No meio da diversão, incentiva as meninas a serem o que quiserem, sem limitações, para a garantia de uma vida adulta mais feliz e leve.

Pedagoga dialoga com as famílias sobre a importância de desacelerar a rotina

  Tem hora para tudo, inclusive para descansar. É essa a lição que a escritora e pedagoga Marli Beraldi traz na obra infantil As sobrinhas animadas e a titia estressada. Em formato bilingue português-inglês, o lançamento foi pensado para chegar a famílias das mais diversas nacionalidades e entregar a mensagem de que fazer pausas no cotidiano é necessário, e que nunca é demais relembrar familiares e amigos da importância de descansar.

Na contramão das histórias tradicionais de super-heróis adultos e cheios de responsabilidades, no enredo as crianças é que assumem o posto de heroínas quando auxiliam a tia sobrecarregada a revisitar o mundo lúdico, recheado de brincadeiras e poesia. Junto da mãe e da tia, as pequenas embarcam em uma viagem divertida a Jacareí, e é lá que descobrirão juntas como a vida pode ser mais leve.

Ao longo da história, o aprendizado da titia se transforma em troca quando ela vê a oportunidade de incentivar o espírito de empoderamento nas meninas. A mensagem é clara: a vida adulta sempre será mais feliz se cada um puder fazer o que gosta profissionalmente. E não há limitações, mulheres podem ser o que quiserem, professora como ela ou, também, maquinistas, equilibristas ou cientistas.

Que tal brincarmos também com o mundo das profissões? Médicas, dentistas, professoras e especialistas. E por que não, maquinistas, equilibristas ou cientistas? Não se limitem meninas aprendemos a lição. Somos meninas e a força está entre nós. (As sobrinhas animadas e a titia estressada, pgs. 21 e 22)

As ilustrações do italiano Giannicola Nicoletti conferem um olhar mais cosmopolita à obra: com diversidade de traços e técnicas, ele retrata personagens plurais e de outras nacionalidades, assim como bichinhos, brinquedos e belas paisagens para chamar a atenção dos pequenos leitores. Desta forma, a obra leva não só a representatividade em sua essência, mas também dá vida e cor aos outros temas tratados na história, como a emancipação das mulheres e estereótipos de gênero.


FICHA TÉCNICA


Título: As sobrinhas animadas e a titia estressada
Autora: Marli Beraldi
Editora: AZ7 Editora
ISBN: 978-65-85244-12-1
Páginas: 28
Preço: R$ 29,90
Onde comprar:
Amazon e AZ7 Editora 


29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita