29 de dezembro de 2024

Grupo de teatro “Tá na Rua” lançou site com memória dos 45 anos de trabalho



Tá Na Rua lançou no dia 14 de dezembro o site www.grupotanarua.com.br, contendo todas as imagens, textos, documentos, roteiros, vídeos e registros de espetáculos, curso e atividades culturais apresentados ao longo dessas quase cinco décadas. O lançamento foi realizado no tradicional espetáculo de fim de ano do grupo, apresentado há 44 anos nas praças e espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, o “Auto de Natal – o Auto do Renascimento” na Praça Cardeal Câmara, na Lapa. Com o propósito de promover um contato direto com a cidade e o cidadão, o evento abordou os ritos e significados em torno do Natal evidenciando bem o trabalho do grupo, com uma manifestação de arte pública, gratuita e aberta a todas as idades.


 Fundado pelo renomado diretor Amir Haddad, o Tá Na Rua se tornou Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2011, contribuindo para a formação de um grande número de artistas e para o desenvolvimento cultural da cidade, abrindo caminho para o surgimento e a consolidação de diversos coletivos teatrais e tornando-se referência nacional no campo das artes, educação e cidadania. A criação do site faz parte do projeto “Tá Na Rua Tem História” que foi contemplado pelo edital Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro, realizado pela Funarte / Ministério da Cultura /Governo Federal, projeto desenvolvido ao longo de todo o ano de 2024.


 Além da trajetória do Tá Na Rua, amantes do teatro e da cultura popular terão a oportunidade de conhecer detalhes da história de Amir Haddad, um dos maiores diretores e teatrólogos do Brasil com reconhecimento internacional. Com uma vida inteira dedicada às artes cênicas e ganhador de diversos prêmios da categoria, Amir brinca ao falar da importância de unir cultura e tecnologia. “Quem disse que eu me rendi à internet? Eu lido com o ser humano vivo, é teatro que eu faço! A internet é importante porque vai permitir que as pessoas tenham acesso a todo material acumulado ao longo de quase 45 anos de trabalho do ‘ Tá na Rua’. Nisso a internet ajuda muito”, afirma Haddad


 Com curadoria e coordenação de Ana Carneiro, (co-fundadora do Tá Na Rua), projeto visual de Leandro Felgueiras e apoio institucional da Cinemateca do MAM, o site é um espaço para pesquisas sobre teatro de rua e divulgação de produções artísticas, oficinas, cursos, palestras e demais atividades do Centro Cultural Casa Tá Na Rua. “Há um aspecto afetivo e emocional nessa construção por ver materializado um sonho que perpassa a longo tempo a trajetória do Tá na Rua. É uma satisfação como pesquisadora saber que, com o site, estamos criando um espaço virtual onde toda a história desse trabalho tão importante poderá ser lida por aqueles que se interessam em conhecer um pouco mais sobre o teatro brasileiro. Desde suas origens, o Tá na Rua se preocupou em documentar seu processo de trabalho, tanto por meio de anotações, como por imagens, que permitem hoje se conhecer a prática artística que, pouco a pouco, corporificou nossa linguagem”, relembra Ana Carneiro.


O site também oferece informações sobre os diversos setores que, estruturados legal e juridicamente pelo grupo para as artes, educação e cidadania, constituem as atividades desenvolvidas pelo Tá Na Rua (produção artística); pelo Centro Cultural Casa do Tá Na Rua; pela Escola Carioca do Espetáculo Brasileiro (espaço de passagens de saber e pesquisa teatral); pelo Fórum de Arte Pública (cidadania); pelo acervo Tá Na Rua (Centro de Memória e Documentação do grupo), onde se encontram todos os registros documentais; e, finalmente, pelo setor administrativo e de produção do grupo.




26 de janeiro de 2026
Durante um plantão de réveillon no CAD (Centro de Apoio aos Desesperados), a psicóloga responsável não aparece e Dizuite, funcionária do local, resolve atender as ligações e auxiliar os pedidos de ajuda que surgem na Noite de Ano Novo. Este é o ponto de partida de “Antes do Ano que Vem”, monólogo cômico estrelado por Mariana Xavier, que chega ao Teatro da Ilha para apenas duas sessões nos dias 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h. Com texto de Gustavo Pinheiro escrito especialmente para a atriz emprestar toda a sua versatilidade para um vasto leque de personagens e situações, o espetáculo tem direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos. O solo já foi visto por 50 mil espectadores e percorreu 24 cidades brasileiras. O espetáculo é mais uma realização da Trampo Produções e da WB Produções, dos produtores associados Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles. Desde março de 2022, “Antes do Ano que Vem” fez temporadas lotadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e percorreu as cinco regiões do Brasil com apresentações em Manaus, Vitória, Maceió, Brasília, Curitiba, Teresina, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, São Luíz, Porto Alegre, Campinas, São José dos Campos, Uberlândia, Pelotas, Caxias do Sul, São Francisco do Sul, São Lourenço do Oeste, Niterói, Joinville e São Bento do Sul. Serviço: Local: Teatro da Ilha - Estrada do Galeão, s/n, ao lado do Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha, na Ilha do Governador Sessões: 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado, às 20h Ingressos: de R$ 35 a R$ 120, vendas no site https://ingressodigital.com/evento/18327,18328/antes-do-ano-que-vem-com-mariana-xavier Instagram: @teatrodailha Gênero: Comédia em monólogo Duração: 70 minutos Classificação etária: 12 anos
26 de janeiro de 2026
A Prefeitura de Niterói apresentou as principais novidades do Carnaval 2026, que terá como destaque a implantação de uma nova Passarela do Samba em linha reta no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, com entrada franca para o público. “O Carnaval é uma tradição que faz parte da identidade de Niterói. Além de trazer alegria e diversão para toda a família, ele movimenta a economia local, gera empregos, estimula hotéis, serviços e o comércio, e impulsiona a nossa indústria criativa. A Prefeitura investe e acredita no potencial da festa, apoiando as escolas de samba para oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para moradores e turistas”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. As mudanças na estrutura incluem novo desenho da passarela, melhor logística de acesso, iluminação especial, além da entrada dos carros alegóricos já dentro do complexo do Caminho Niemeyer, o que garante mais fluidez, segurança e valorização do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. As novidades foram apresentadas em reunião realizada no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Caminho Niemeyer, com a presença de representantes das escolas de samba, dirigentes da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói) e da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit). O encontro foi conduzido pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, e pelo secretário de Governo e presidente da Comissão do Carnaval, Paulo Bagueira. Também participaram o diretor de Administração, Marcos Mattozo; o diretor de Lazer, Marcelo Maia; e o coordenador dos desfiles, Alexandre Oliveira.