15 de novembro de 2025

Festival Você in Cena apresenta programação artística

O Festival Você in Cena vai reunir monólogos, musicais, comédias, manifestos artísticos a experiências sensoriais, em novembro e dezembro, na In Cena Casa de Artes, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A programação é resultado do trabalho realizado pelos contemplados pelo edital “Você In Cena 2025”.


Idealizado pela diretora artística da In Cena, Cella Bártholo, e pelo produtor executivo Patrício Terry, o edital oferece um espaço de encontro, mentoria e suporte prático para artistas independentes impulsionarem seus projetos autorais. Os nove selecionados tiveram acesso à direção artística, mentoria dramatúrgica, suporte para ensaios, estrutura física e acompanhamento técnico durante o segundo semestre de 2025. E agora poderão apresentar o resultado desse trabalho.


“Ver esses projetos ganhando vida na sede da In Cena é um orgulho imenso. O Festival Você In Cena nasceu para dar visibilidade a quem está começando sua trajetória na produção cultural. Novos produtores, roteiristas, atores, coreógrafos e tantos outros artistas estão se experimentando, testando ideias e se arriscando. Oferecemos estrutura, escuta e espaço a quem está transformando vontade em ação real. O Você In Cena é mais do que uma mostra: é um movimento de fomento, descoberta e celebração do que está nascendo hoje na arte independente”, celebra Cella Bártholo.


 

Programação



·     15 a 23 de novembro: sábados às 19h e domingos às 16h e 18h


Gabi Salman – Por Isso Tudo Acabou Assim (Amapá)


Espetáculo musical autoral


Criado de forma coletiva com o elenco antes mesmo da dramaturgia, o musical traz os dilemas de sete jovens em um retrato geracional sobre identidade, saúde mental e pertencimento.


@tudoacaboumusical


·     27 e 28 de novembro, às 19h e 29 de novembro, às 16h e 19h


Manu Calmon – Alexandrina Superstar (Maranhão)


Monólogo musical em linguagem de cabaré


Uma artista nordestina sonha em brilhar nos palcos em um espetáculo autoral repleto de humor, crítica e afeto. A peça usa o cabaré como linguagem para falar sobre resistência, infância e a força da mulher artista.


·     30 de novembro, às 17h


Luiz Buarque – Virgílio e seus amigos (Rio de Janeiro)


Espetáculo musical com estética pop e poesia clássica


Um musical que mistura Roma Antiga, a cantora e compositora britânica Charli XCX e reforma agrária. A partir das Bucólicas de Virgílio, o espetáculo discute amor, arte e política em um formato ousado e geracional.


·     05, 06, 13 e 14 de dezembro, às 19h


Igor Azevedo – O Cafeteiro (Rio de Janeiro)


Monólogo autoficcional sobre o luto


Baseado na experiência do autor com a perda de sua mãe durante a pandemia, o espetáculo transforma dor pessoal em poesia cênica, acolhendo o público com sensibilidade e verdade.


@ocafeteiroteatro


·     06 e 07 de dezembro, às 16h


Luiza Cesar – Paladar de Copas (Rio de Janeiro)


Dramaturgia experimental feminina


Esquetes performativas guiadas pelo sorteio e pela emoção. A peça questiona o silenciamento feminino e convida o público a sentir junto, criando uma experiência única a cada sessão.


@paladardecopas


·     09 de dezembro, às 19h


Luciano Veneu e Leandro Botelho – Último Ato (Rio de Janeiro e Minas Gerais)


Peça teatral autoral


Um homem morto, um facilitador do além e uma conversa entre o drama e o deboche. A peça reflete sobre o que resta depois do fim e como o humor pode ser ponte entre mundos.


13 e 14 de dezembro, às 19h


Jéssica Lessa – Eu Serpente (Rio de Janeiro)


Solo de dança contemporânea


Inspirada na serpente como símbolo de cura e renascimento, a performance é um ritual íntimo e coletivo que une movimento, voz e memória para tocar o que não se pode dizer com palavras.


 In Cena Casa de Artes: Rua Dezenove de Feverero, 48, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ


Ingressos e informações: @incenaoficial

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo