Festival Lírico de Niterói vai reunir mais de 400 artistas em 18 dias de programação em agosto
Realizada durante todo o mês de agosto, em diversos palcos, a segunda edição do Festival Lírico de Niterói (Felini) consolida a cidade como um polo importante de música clássica, reunindo mais de 400 artistas em 18 dias de programação intensa. Com ingressos acessíveis, muitos eventos são gratuitos, e outros têm valor médio de R$ 30.
Idealizado pela soprano Amanda Ayres, ao lado das cantoras Maria Gerk e Tina França, o Felini propõe uma experiência artística inclusiva, acessível e de impacto cultural, com o objetivo de democratizar o acesso ao canto lírico e formar novas plateias.
— A música lírica transformou nossas vidas e continua transformando a de quem participa do festival. Democratizar essa arte é aproximar músicos e plateias, quebrando barreiras e renovando a conexão com o público — destaca Amanda.
O festival acontece entre os dias 1º e 31 de agosto, ocupando diferentes espaços culturais da cidade, como o Theatro Municipal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Solar do Jambeiro e a Igreja da Boa Viagem. A expectativa é superar os 3.500 espectadores da edição anterior.
Um dos grandes destaques deste ano é a estreia mundial da ópera “Lira dos enganos”, do compositor brasileiro Rodrigo Camargo, ambientada em um baile de carnaval. A obra foi escrita especialmente para o Felini e será apresentada dias 8 e 9 no Teatro GayLussac. Também fazem parte da programação clássicos como “La Bohème”, de Puccini; e “A flauta mágica”, de Mozart, além de récitas infantis, recitais e masterclasses gratuitas.

