21 de outubro de 2025

Festival Internacional de Poesia será lançado, nesta terça, na Academia Brasileira de Letras no Rio

Nesta terça-feira (21/10), a partir das 17h30, será lançado oficialmente o “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025” em cerimônia realizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Na solenidade, o cantor Jorge Mautner, que também é compositor, instrumentista e escritor, será o grande homenageado e receberá a Medalha Darcy Ribeiro, e na sequência será oferecido um coquetel aos convidados. O festival internacional é realizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.



A solenidade terá início a partir das 17h30, no Teatro Raimundo Magalhães Jr., no Centro do Rio, com apresentação do “Rio de Versos”. A mesa será composta por Sady Bianchin, diretor geral do festival há 30 edições, e os acadêmicos Antonio Torres e Antonio Carlos Secchin. Haverá um coquetel de encerramento. Já entre os dias 30/10 e 02/11, o festival ocorre em três palcos abertos ao público com grande programação no Centro de Maricá (detalhes abaixo).


O projeto tem potencial para marcar o cenário poético nacional ao colocar a poesia (interpretada, visual, falada, no cinema e musicada) como protagonista em território brasileiro, com formato inédito e abrangente. Idealizado por Sady Bianchin, poeta há mais de 40 anos, doutor em Teatro e Sociedade pela Università di Roma - La Sapienza e secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, o projeto chega à sua 30ª edição mantendo o compromisso com a democratização, diversidade e internacionalização da poesia, recebendo apoio da Prefeitura de Maricá. 


O festival receberá poetas de 20 estados do Brasil e de mais de 40 países, 13 deles presentes presencialmente. Trinta poetas participarão por meio da exposição de Poesia Visual, sendo de 15 países diferentes. Estão confirmados autores e representantes de países como Portugal, França, Moçambique, Argentina, Cuba, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Cuba e México, evidenciando o caráter global e plural do evento. 


Cultura nas escolas e preservação ambiental


Em gesto simbólico em prol da cultura e do meio ambiente, serão plantados 101 pés de Pau-Brasil em referência aos 101 anos do Manifesto criado por Oswald de Andrade, fortalecendo o compromisso do festival com a tradição, a memória, a identidade e a sustentabilidade. O projeto vai promover uma integração com escolas da rede pública de ensino de Maricá, o “Poesia nas Escolas”, em que serão feitas 60 apresentações com poetas convidados do evento nas escolas da cidade de 27 a 29/10. Todas as atividades presenciais ocorrem em Maricá, com transmissões ao vivo dos principais painéis e recitais.


Programação e palcos


A poesia estará em evidência nos palcos: Palco Tupi Petrobras e Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia, ambos na Praça Orlando de Barros Pimental, no Centro de Maricá; e Palco Mero Petrobras, no Cine Henfil. O festival receberá grandes nomes como Arnaldo Antunes, Sady Bianchin, Antônio Carlos Sechin, Alberto Pucheu, Antônio Villaroy, Marcela Giannini, Kleiton & Kledir, Milton Cunha, Miriam Alves, Tanussi Cardoso, Mônica Montone, Bill Lundberg, Regina Vater, Os Camaleões, além de poetas locais e muitos outros convidados de relevância nacional e internacional. 


Jorge Mautner é o homenageado especial da 30ª edição, e a programação contempla grandes tributos ao Dia Nacional da Poesia, ao aniversário de Carlos Drummond de Andrade, e ao poeta Antônio Cicero no encerramento, em 02/11.


As atividades incluem mesas de debate, rodas de conversa, poesia na roda, cinema, shows e homenagens a ícones da poesia brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cazuza, Antônio Cícero e a própria Cora Coralina, homenageada com exibição de filmes.

Todas as atividades são gratuitas.



31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo