23 de fevereiro de 2024

Festival de Marchinhas de Carnaval, na Biblioteca Parque, terá entrada franca

 

Os clássicos que se fazem presentes em todos os carnavais, para serem cantados pelo público, “O teu cabelo não nega”, “Me dá um dinheiro aí”, “Mamãe eu Quero”, “Cidade maravilhosa”, entre outros, estão no repertório, é claro, do Festival de Marchinhas de Carnaval que será apresentado pela Banda Sinfônica Juvenil Fluminense na Biblioteca Parque Estadual, na sexta-feira, dia 23/2, 16h, com entrada franca.

 

No palco, 16 jovens integrantes da banda, que tocarão instrumentos diversos como flauta, clarinetas, saxofone, trompete, trombone, bombardino e percussão. Como já informado, a apresentação é gratuita – basta chegar, se acomodar e curtir essa programação que faz uma homenagem à folia carioca e às marchinhas de carnaval, um gênero musical que marcou várias gerações e anima até hoje pessoas de todas as idades. As vagas são limitadas e caso queira garantir seu lugar, basta preencher o formulário: https://form.jotform.com/240455632753659

 

Neste festival, a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense está representada por alunos do polo do Programa Geração de Sons localizado em Campos Elíseos, Duque de Caxias. São alunos de 12 a 19 anos que participam de um amplo programa de educação musical com aulas e ensaios semanais, empréstimo de instrumentos, tudo de graça, com o objetivo de fortalecer e proporcionar a experiência dos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais, bandas militares, entre outras possibilidades.

 

O Programa Geração de Sons é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal e faz parte de um grandioso trabalho de transformação social com crianças, adolescentes e jovens, em sua maioria oriundos de condições de vulnerabilidade, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é formar novos músicos para transformar suas vidas a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país.

 

– Com a qualidade de seus concertos, saraus, musicais e óperas originais no Brasil e no exterior, nossas orquestras juvenis comprovam que a aposta na educação leva a grandes resultados dentro e fora dos palcos – comenta a coordenadora do programa, Moana Martins.

 

Essa apresentação tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal. E apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

Festival de Marchinhas de Carnaval 2024

  • Dia 23/2/2024, às 16h
  • Com a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, representada pelos alunos do polo Geração de Sons de Campos Elíseos
  • 16 integrantes -Flauta, Clarinetas, Saxofone, Trompete, Trombone, Bombardino, Percussão
  • Maestro – Davi Fernandes
  • LOCAL – Auditório da Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro

 

 

 

29 de agosto de 2025
O Theatro Municipal de Niterói recebe de 29 a 31 de agosto mais uma apresentação do 2º Festival Lírico de Niterói – FELINI, com a ópera em 3 atos "La Traviata", de Giuseppe Verdi, com produção da Companhia de Ópera da Lapa, sob direção artística do tenor Fernando Portari. Prepare-se para viver uma das histórias mais impactantes da ópera: La Traviata chega a Niterói em uma montagem intensa, apaixonada e visualmente arrebatadora. Com uma equipe de solistas de destaque, coro e orquestra ao vivo, a produção da Companhia de Ópera da Lapa revive o clássico de Giuseppe Verdi com força e sensibilidade - conduzida pelo olhar experiente de Fernando Portari, Cyrano Sales, Bruno Fernandes e Mateus Dutra. A trajetória de Violetta, mulher à frente do seu tempo, desafia convenções e nos leva por um mergulho nas emoções humanas - amor, perda, renúncia e redenção. Essa é mais que uma apresentação. É um convite à intensidade da ópera em sua forma mais pura.  Serviço Cartas para Marina - Homenagem a Marina Considera Data: 29 a 31 de setembro de 2024 Horário: 19h (sexta) | 17h (sábado e domingo) Duração: 150min Classificação indicativa: Livre Ingressos: R$ 60 (inteira) Vendas pelo Fever, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói Local: Theatro Municipal de Niterói Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói Telefone de contato: (21) 3628-6908
29 de agosto de 2025
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, será apresentada a exposição pop-up “Crua”, na Abapirá, que marca o lançamento da série homônima, que apresenta, de forma inédita, o pensamento de cinco artistas visuais fluminenses – Ronald Duarte, Carla Santana, Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. Dirigida e idealizada por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, Crua tem um formato livre, estimulando a criatividade dos artistas e apresentando ao público seus pensamentos e obras. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. A exposição será montada de forma instalativa, com cinco telas e uma projeção. No dia 30 de agosto, os artistas e os diretores participarão de uma conversa com o público, às 15h, na qual falarão sobre seus processos criativos e sobre a série. Ampliando ainda mais o acesso, a partir do dia 9 de setembro, os episódios serão lançados semanalmente nos perfis no Instagram e no YouTube @crua_arte, na seguinte ordem: Ronald Duarte (dia 9 de setembro), Carla Santana (dia 16 de setembro), Marcelo Conceição (dia 23 de setembro), arorá (dia 30 de setembro) e Eleonora Fabião (dia 7 de outubro). A cada episódio, um artista diferente é convidado a se colocar diante da câmera. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. Serviço: Exposição Crua Abertura: 28 de agosto, das 16h às 21h Exposição: 28, 29 e 30 de agosto de 2025 Conversa com diretores e artistas: 30 de agosto de 2025, às 15h Local: Abapirá - Rua do Mercado 45, Centro – Rio de Janeiro Funcionamento: 28 de agosto, das 16h às 21h, dias 29 e 30 de agosto, das 11h às 19h Entrada gratuita