23 de fevereiro de 2024

Festival de Marchinhas de Carnaval, na Biblioteca Parque, terá entrada franca

 

Os clássicos que se fazem presentes em todos os carnavais, para serem cantados pelo público, “O teu cabelo não nega”, “Me dá um dinheiro aí”, “Mamãe eu Quero”, “Cidade maravilhosa”, entre outros, estão no repertório, é claro, do Festival de Marchinhas de Carnaval que será apresentado pela Banda Sinfônica Juvenil Fluminense na Biblioteca Parque Estadual, na sexta-feira, dia 23/2, 16h, com entrada franca.

 

No palco, 16 jovens integrantes da banda, que tocarão instrumentos diversos como flauta, clarinetas, saxofone, trompete, trombone, bombardino e percussão. Como já informado, a apresentação é gratuita – basta chegar, se acomodar e curtir essa programação que faz uma homenagem à folia carioca e às marchinhas de carnaval, um gênero musical que marcou várias gerações e anima até hoje pessoas de todas as idades. As vagas são limitadas e caso queira garantir seu lugar, basta preencher o formulário: https://form.jotform.com/240455632753659

 

Neste festival, a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense está representada por alunos do polo do Programa Geração de Sons localizado em Campos Elíseos, Duque de Caxias. São alunos de 12 a 19 anos que participam de um amplo programa de educação musical com aulas e ensaios semanais, empréstimo de instrumentos, tudo de graça, com o objetivo de fortalecer e proporcionar a experiência dos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais, bandas militares, entre outras possibilidades.

 

O Programa Geração de Sons é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal e faz parte de um grandioso trabalho de transformação social com crianças, adolescentes e jovens, em sua maioria oriundos de condições de vulnerabilidade, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é formar novos músicos para transformar suas vidas a partir do reconhecimento de oportunidades e acesso à cultura do país.

 

– Com a qualidade de seus concertos, saraus, musicais e óperas originais no Brasil e no exterior, nossas orquestras juvenis comprovam que a aposta na educação leva a grandes resultados dentro e fora dos palcos – comenta a coordenadora do programa, Moana Martins.

 

Essa apresentação tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal. E apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

Festival de Marchinhas de Carnaval 2024

  • Dia 23/2/2024, às 16h
  • Com a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, representada pelos alunos do polo Geração de Sons de Campos Elíseos
  • 16 integrantes -Flauta, Clarinetas, Saxofone, Trompete, Trombone, Bombardino, Percussão
  • Maestro – Davi Fernandes
  • LOCAL – Auditório da Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro

 

 

 

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.