18 de setembro de 2022

Festa Literária Internacional de Paraty divulga sua programação

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2022, a 20º edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será realizada presencialmente, retomando as ruas e praças da cidade após dois anos de pandemia, período que o evento foi realizado virtualmente.


Neste ano, onde seu bicentenário é celebrado, a maranhense Maria Firmina dos Reis (1822–1917) será a autora homenageada. A romancista terá seu legado discutido no evento que terá três curadores: a jornalista e editora Fernanda Bastos e os professores Milena Britto e Pedro Meira Monteiro.


Maria Firmina dos Reis já estava na fila de homenageados da Flip. Uma mulher negra no Maranhão do século XIX , que lutava para ser reconhecida.


Entre as atrações internacionais de mais impacto este ano estão a francesa Annie Ernaux, que esteve entre as mais cotadas para o Nobel em 2021. No Brasil, ela lançou os livros “Os anos” e “O lugar”. O mais recente a sair no país é “O acontecimento”, em que a autora relata o seu aborto ilegal na França dos anos 1960. A adaptação do livro para o cinema recebeu o Leão de Ouro em Veneza em 2021.

O chileno Benjamín Labatut também está entre os destaques. Lançado este ano, o seu livro intitulado “Quando deixamos de entender o mundo” foi muito elogiado. Autora de “A discoteca selvagem” (Jabuticaba), a poeta argentina Cecília Pavon também é um nome importante no evento.


Entre os nomes nacionais, destaque para a poeta pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Jabuti em 2020; a mineira Cidinha da Silva, vencedora do Prêmio da Biblioteca Nacional em 2019; o veterano poeta e artista visual Ricardo Aleixo; e os romancistas Geovani Martins e Carol Bensimon.


A homenageada Maria Firmina dos Reis será tema de duas mesas na programação principal da Flip, além de outubro, onde será tema de um ciclo de debates em parceria com o Sesc.


Nascida em 1822, Firmina é considerada por muitos é autora de “Ursula”, primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa e considerado por muitos como o primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina.


Confira a programação completa da Flip 2022



Quarta-feira, dia 23

19h Mesa 1: Pátrios lares. Homenagem: Maria Firmina dos Reis. Com Fernanda Miranda e Ana Flávia Magalhães Pinto.

Quinta-feira, dia 24

10h30 Mesa 2: Minha liberdade. Homenagem + Independência (Maria Firmina dos Reis). Com Lilia Schwarcz e Eduardo de Assis Duarte.

12h Mesa 3: O brando leque do gentil palmar. Com Teresa Cárdenas (Cuba) e Cida Pedrosa.

19h Mesa 4: O corpo de imagens. Com Lenora de Barros, Ricardo Aleixo e Patricia Lino (Portugal).

20h30 Mesa 5: A festa das irmãs perigosas. Com Camila Sosa Villada e Luciany Aparecida.

Sexta-feira, 25

10h30 Mesa 6: Ainda longos combates. Com Allan da Rosa e Eduardo Sterzi.

12h Mesa 7: Risco e transformação. Com Cecilia Pavón (Argentina) e Fabiane Langona (RS).

15h30 Mesa 8: O que deixaram para adiante. Com Ladee Hubbard e Geovani Martins

17h Mesa 9: E se eu fosse. Com Amara Moira e Ricardo Lísias.

19h Mesa 10: Do mal que tu me deste… Com Benjamin Labatut e Luiz Mauricio Azevedo.

20h30 Mesa 11 Livre e infinito. Mesa com Artista em Destaque: Claudia Andujar. Com Nay Jinknss.

Sábado, 26

10h30 Mesa 12: Mesa Zé Kleber

12h Mesa 13: A literatura em que habito. Bessora, Carol Bensimon e Prisca Agustoni.

15h30 Mesa 14: Diamante Rubro. Com Annie Ernaux (França) e Veronica Stigger.

17h Mesa 15: Desterrando o susto. Com Nastassja Martin (França) e Tamara Klink

19h Mesa 16: Entrar no bosque de luz. Com Saidiya Hartman (EUA) e Rita Segato (Argentina/Brasil)

Domingo, 27

10h30 Mesa 17: Encruzilhadas do Brasil. Com Cidinha da Silva e Cristhiano Aguiar.

 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.