18 de setembro de 2022

Festa Literária Internacional de Paraty divulga sua programação

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2022, a 20º edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será realizada presencialmente, retomando as ruas e praças da cidade após dois anos de pandemia, período que o evento foi realizado virtualmente.


Neste ano, onde seu bicentenário é celebrado, a maranhense Maria Firmina dos Reis (1822–1917) será a autora homenageada. A romancista terá seu legado discutido no evento que terá três curadores: a jornalista e editora Fernanda Bastos e os professores Milena Britto e Pedro Meira Monteiro.


Maria Firmina dos Reis já estava na fila de homenageados da Flip. Uma mulher negra no Maranhão do século XIX , que lutava para ser reconhecida.


Entre as atrações internacionais de mais impacto este ano estão a francesa Annie Ernaux, que esteve entre as mais cotadas para o Nobel em 2021. No Brasil, ela lançou os livros “Os anos” e “O lugar”. O mais recente a sair no país é “O acontecimento”, em que a autora relata o seu aborto ilegal na França dos anos 1960. A adaptação do livro para o cinema recebeu o Leão de Ouro em Veneza em 2021.

O chileno Benjamín Labatut também está entre os destaques. Lançado este ano, o seu livro intitulado “Quando deixamos de entender o mundo” foi muito elogiado. Autora de “A discoteca selvagem” (Jabuticaba), a poeta argentina Cecília Pavon também é um nome importante no evento.


Entre os nomes nacionais, destaque para a poeta pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Jabuti em 2020; a mineira Cidinha da Silva, vencedora do Prêmio da Biblioteca Nacional em 2019; o veterano poeta e artista visual Ricardo Aleixo; e os romancistas Geovani Martins e Carol Bensimon.


A homenageada Maria Firmina dos Reis será tema de duas mesas na programação principal da Flip, além de outubro, onde será tema de um ciclo de debates em parceria com o Sesc.


Nascida em 1822, Firmina é considerada por muitos é autora de “Ursula”, primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa e considerado por muitos como o primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina.


Confira a programação completa da Flip 2022



Quarta-feira, dia 23

19h Mesa 1: Pátrios lares. Homenagem: Maria Firmina dos Reis. Com Fernanda Miranda e Ana Flávia Magalhães Pinto.

Quinta-feira, dia 24

10h30 Mesa 2: Minha liberdade. Homenagem + Independência (Maria Firmina dos Reis). Com Lilia Schwarcz e Eduardo de Assis Duarte.

12h Mesa 3: O brando leque do gentil palmar. Com Teresa Cárdenas (Cuba) e Cida Pedrosa.

19h Mesa 4: O corpo de imagens. Com Lenora de Barros, Ricardo Aleixo e Patricia Lino (Portugal).

20h30 Mesa 5: A festa das irmãs perigosas. Com Camila Sosa Villada e Luciany Aparecida.

Sexta-feira, 25

10h30 Mesa 6: Ainda longos combates. Com Allan da Rosa e Eduardo Sterzi.

12h Mesa 7: Risco e transformação. Com Cecilia Pavón (Argentina) e Fabiane Langona (RS).

15h30 Mesa 8: O que deixaram para adiante. Com Ladee Hubbard e Geovani Martins

17h Mesa 9: E se eu fosse. Com Amara Moira e Ricardo Lísias.

19h Mesa 10: Do mal que tu me deste… Com Benjamin Labatut e Luiz Mauricio Azevedo.

20h30 Mesa 11 Livre e infinito. Mesa com Artista em Destaque: Claudia Andujar. Com Nay Jinknss.

Sábado, 26

10h30 Mesa 12: Mesa Zé Kleber

12h Mesa 13: A literatura em que habito. Bessora, Carol Bensimon e Prisca Agustoni.

15h30 Mesa 14: Diamante Rubro. Com Annie Ernaux (França) e Veronica Stigger.

17h Mesa 15: Desterrando o susto. Com Nastassja Martin (França) e Tamara Klink

19h Mesa 16: Entrar no bosque de luz. Com Saidiya Hartman (EUA) e Rita Segato (Argentina/Brasil)

Domingo, 27

10h30 Mesa 17: Encruzilhadas do Brasil. Com Cidinha da Silva e Cristhiano Aguiar.

 



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo