12 de julho de 2025

Férias com magia e entrada gratuita: atração infantil na Travessa mistura literatura, teatro e música

Contação de histórias, brincadeiras e música ao vivo com entrada gratuita na Livraria da Travessa do Leblon marca o lançamento da coleção infantil “Draguxinha”, da atriz e escritora Cris Lyra, no dia 13 de julho


Durante as férias escolares, uma opção gratuita e encantadora para os pequenos é o lançamento da coleção infantil “Draguxinha”, no próximo domingo, 13 de julho, às 17h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Com contação de histórias, brincadeiras e música ao vivo, o evento promete envolver as crianças em uma narrativa repleta de fantasia, diversidade e reflexão, ideal para toda a família.


A autora Cris Lyra, atriz e ex-apresentadora de TV, estreia no universo infantojuvenil com a personagem Draguxinha — uma aprendiz de bruxa fora dos padrões, que enfrenta bullying e embarca em aventuras cheias de magia e descobertas. Cada livro da coleção é acompanhado de uma música original composta por Cris e parceiros, reforçando o caráter educativo e sensível da obra.


O evento também antecipa a estreia do musical infantil Draguxinha, inspirado nos livros, que teve prévia na última Bienal do Livro e conta com trilha sonora assinada por Cris em parceria com João Xenaquis, Mariana Donner e Bruna Barros, além da direção musical de Cláudio Lyra, irmão da autora. Os dois já dividiram o palco na infância em um espetáculo escrito pelo tio deles, o saudoso Carlinhos Lyra, cuja obra também é homenageada na peça com duas músicas originais.


A atração é gratuita, com classificação livre, e uma ótima dica cultural para quem busca programas acessíveis e de qualidade para as férias escolares.


Serviço do lançamento


Data 13 de julho, domingo, às 17h

Livraria da Travessa Shopping Leblon – Av. Afrânio de Mello Franco, 291 – 2º piso. Grátis

Roda de Contação de Histórias e Lançamento de Box Infantil “Draguxinha”

 



13 de julho de 2025
A partir de 12 de julho, o Museu de Arte do Rio inaugura a exposição “Telma Saraiva e a fascinação do mundo”, dedicada à trajetória da artista cearense que marcou a história da fotopintura no Brasil. Atuando desde os anos 1940 no município de Crato, no Cariri, Telma Saraiva comandou o Foto Saraiva — único estúdio fotográfico gerido por uma mulher na região — e criou uma estética própria ao colorir retratos com tintas, entre minúcia técnica e imaginação artística. A curadoria é assinada por Bitu Cassundé, Amanda Bonan e Marcelo Campos. As fotopinturas produzidas por Telma revelam uma atenção minuciosa aos gestos, vestimentas e expressões de seus clientes, geralmente representados com teatralidade, em composições que evocam a aura glamourosa do cinema – principalmente o hollywoodiano dos anos 1950. Ao mesmo tempo, seus autorretratos exploram a performance da identidade: ela se transforma diante da câmera, assumindo papéis e desafiando as convenções de representação vigentes em seu tempo. “A exposição apresenta o fabuloso mundo da fotógrafa cearense Telma Saraiva, e as diferentes estratégias que ela utiliza na reinvenção do seu mundo, por meio da fotografia e do cinema. É através da linguagem da fotopintura, que ela subverte sua imagem transformando-a em diferentes personagens, inspirados nas divas do cinema. Além do conjunto de autorretratos desenvolvidos a partir dos anos de 1940, a mostra evidencia a sofisticação dos álbuns de retrato com registros dos filhos e seu trabalho incansável no estúdio de fotografia na cidade do Crato, Ceará. Na mostra Telma Saraiva e a Fascinação do Mundo, o público conhecerá o seu protagonismo feminino e a sua relevância nas estratégias relacionadas a imagem, ficção e performatividade, a partir do Cariri cearense”, destaca o curador convidado Bitu Cassundé. Exposição “Telma Saraiva e a fascinação do mundo” • Abertura: 12 de julho de 2025, a partir das 11 horas, com conversa de galeria com os curadores. • Local: Museu de Arte do Rio/ MAR • Endereço: Praça Mauá, 5 – Rio de Janeiro • Entrada gratuita para abertura
13 de julho de 2025
O que férias escolares, livros de colorir e museu têm em comum? Tudo! A partir do dia 12 de julho até 24 de agosto, o MAC Niterói propõe uma experiência inédita na Varanda: “MAC de Colorir: uma (não) exposição entre linhas e cores”. Nesta exposição você é público, artista e também crítico de arte, por que não? Uma grande ilustração para ser pintada coletivamente na parede, versões menores para você pintar individualmente e folhas em branco para você criar o que sua imaginação mandar. E todas as suas obras podem ficar expostas no museu, já pensou? No fim, um espaço para aprender mais sobre arte e provocar reflexões, além de uma parede para você fazer a foto e postar sua arte no museu. De terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Ingressos a venda no local, pagamento em dinheiro: R$16 a inteira e R$8 a meia. Pessoas nascidas ou que moram em Niterói, estudantes da rede pública e quem chega de bicicleta no museu não paga. Ah, e às quartas-feiras a entrada é gratuita para todo mundo.