15 de setembro de 2025

Feiraria reúne arte, festa e encontro na AveAcasa

A Casa aveAcasa apresenta a coletiva ‘Feiraria – ExposiçãoSarauFestejo’, com curadoria de Jozias Benedicto, trazendo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e performances, com o desejo de fazer da alegria e do encontro armas de (boa) luta e aproveitar os ânimos e as ânimas de uma cidade que está fervendo arte em razão da ArtRio.


Além disso, quer firmar e confirmar a aveAcasa, que é um espaço contíguo ao ateliê da LuLessa Ventarola, como um lugar dedicado a ler e pensar o mundo a partir das artes, da poesia, da literatura e da mobilização necessária para fazer dele um lugar onde a palavra Justiça possa ser, caber e valer.


É mais do que ‘alegria com o encontro’: olha-se de outro prisma, pelo caminho inverso, e o que temos é a ação assertiva de ‘um encontro com a alegria’. É a busca que nos move e nomeia. Saber que ainda podemos usar nossas mãos, corpos, vozes e pensamentos para dar lugar à Esperança – esperamos, desejamos e agimos. Somos maiores assim”, explica LuLessa Ventarola.


Entre os artistas estão Adriana Macedo, Adriana Nataloni, Aisha Jácob, Ana Biolchini, Andre Arruda, Bernardo Sá Earp, Bo Ferraz, Daniela Granja, Eric Parrot, Jozias Benedicto, Laura Bonfá Burnier, LuLessa Ventarola, Marcella Araujo, Marcelo Rezende, Marcos Kuzka Cunha, Mariana Guimarães, Marina Juppa, Milu Almeida, Sandra Felzen, Silvia Neves, Tina Velho e Verônica Camisão.


A feira pode ser visitada até o dia 26 de setembro quando, no encerramento, às 19h, haverá uma conversa com o curador.


  Local: AveAcasa

  Rua Camerino, 59 – Centro – RJ

  Abertura: 13 de setembro, a partir das 16h

  Visitação: 13 a 26 de setembro de 2025

  Dias e horários: quarta a sábado, das 13h às 18h

15 de setembro de 2025
Será inaugurada, no próximo dia 27 de setembro ,a exposição “As maravilhas do Vale do Café”, que vai celebrar a riqueza histórica, cultural e paisagística de tão importante região do Estado do Rio de Janeiro. Com curadoria de Fatima Simões da Vogue Gallery Brasil e de Matheus Oliveira, da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ,será possível entender um pouco melhor o legado de fazendas, artesanato e paisagens através da visitação da Fazenda São Luiz da Boa Sorte do Jardim Uana Etê, da Fazenda São Roque e do potencial do município de Vassouras, entre outros. “Queremos que a exposição resgate memórias ,valorize tradições e transforme o patrimonio do Vale em inspiração artistica para o presente’,comenta SAndra Gonçalves,gerente de marketing do shopping. O evento pode ser visitado de segunda a sábado,das 10 horas às 20 horas,no Centro de Cultura e Entretenimento do shopping. Com visitação gratuita,tem o apoio do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux,da Vogue Gallery Brasil responsável pelo projeto expositivo,do Vale do Café Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. Serviço Shopping Barra Square-Avenida das Américas,,3255-2° piso-Barra da Tijuca,
15 de setembro de 2025
O Brasil se despe de um de seus maiores gênios musicais. O compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal – referência incontestável da música brasileira e mundial – faleceu aos 89 anos, deixando um legado que atravessa gerações e fronteiras. Diante da notícia, manifestações de pesar tomaram conta das redes sociais, vindas de artistas, autoridades e admiradores que reconhecem em Hermeto uma figura única, inclassificável e revolucionária.  Entre os artistas que homenagearam Hermeto, Caetano Veloso gravou um vídeo em sua conta do Instagram. No registro, lembrou de músicas dedicadas ao mestre e falou sobre sua convivência com ele: “Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical dele”, afirmou Caetano, em tom respeitoso. A cantora Zélia Duncan chamou Hermeto de “mestre absoluto” e o definiu como “o filho preferido da deusa música”, em clara reverência à sua genialidade intuitiva e inventiva. Já a pianista e compositora Leila Pinheiro lembrou da música Chá de Panela, uma parceria com Aldir Blanc que homenageia Hermeto: “Essa canção é uma reverência à genialidade de Hermeto, que sempre nos mostrou como fazer da música uma extensão do próprio espírito.”