30 de agosto de 2023

FAN realiza I Fórum de Acessibilidade Cultural de Niterói

Diante do compromisso de democratização da cultura local, a Fundação de Arte de Niterói realizará o I Fórum de Acessibilidade Cultural da cidade. O evento, que teve início na segunda-feira, dia 28,  busca concentrar esforços para a construção de um ambiente artístico plural e inclusivo. Serão três dias de atividades, palestras e apresentações, que acontecerão na Sala Nelson Pereira dos Santos, de forma gratuita.

 Desenvolvida por pessoas com deficiência que atuam no meio cultural, a programação do Fórum tem a missão de instruir diferentes profissionais do segmento para que, juntos, possam garantir o fazer artístico como uma possibilidade para todas as pessoas, visibilizando as historicamente silenciadas e contribuindo para uma sociedade mais justa e equânime. Assim, estarão presentes diversos especialistas, que irão abordar temas como anticapacitismo, políticas públicas de acessibilidade cultural, tecnologia assistiva e ambientes culturais, entre outros.

Além das mesas de debate, o evento também contará com apresentações de destaque, como o Teatro Cego, o Circo Sem Limites e o Grupo de Dança Expressar, entre outras iniciativas que já atuam na perspectiva da luta contra o capacitismo. No último dia, as passistas da Viradouro se unem ao Sorrindo e Batucando para encerrar o I Fórum de Acessibilidade Cultural com chave de ouro.

"Garantir a inclusão nos equipamentos, espaços e debates culturais em Niterói é uma responsabilidade e compromisso que a Fundação de Arte de Niterói assume todos os dias. Seja através da Coordenadoria de Acessibilidade, criada nessa gestão, ou de eventos como o Fórum, estamos fomentando políticas públicas para construir a cidade que a gente deseja", explica Fernando Brandão, presidente da FAN.

Desta maneira, o encontro promete incentivar a troca de saberes entre agentes culturais e possibilitar uma visão mais ampla sobre o tema da acessibilidade, ainda pouco debatido de modo geral. Os interessados em participar devem se inscrever no site da Cultura Niterói. As atividades irão até quarta-feira (30).

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.