18 de setembro de 2023

Exposição "Reverie Percursos" é destaque no Espaço Cultural Correios Niterói

Exposição reflete a trajetória de Augusto Herkenhoff ao longo de 40 anos de carreira através de um mergulho nas suas séries que falam de temas como amor, ecologia, cotidiano, futebol, política, refletindo as tensões da vida contemporânea.

 

A primeira exposição coletiva de Augusto Herkenhoff foi em sua terra natal, na Galeria Elmo em Cachoeiro de Itapemirim, em 1982, aos 17 anos. A exposição “Reverie Percursos” mostra um conjunto significativo de obras do artista com aproximadamente 40 anos de carreira, ganhador de prêmio de arte mais importante do país (Prêmio Viagem ao Exterior do Salão Nacional pela Funarte) em 95 e presente em diversas coleções museais. O artista tem séries muito marcantes, que se debruçam em temas caros à sociedade contemporânea, mostradas em diversos suportes como pintura, gravura, desenho, cerâmicas.

O evento, que ocorrerá entre 12 de agosto e 23 de setembro, tem curadoria de Lia do Rio e produção cultural do Espaço Zagut, do próprio Augusto e Isabela Simões, no elegante Espaço Cultural Correios localizado bem em frente à estação das barcas em Niterói.

Segundo Fernando Cocchiarale, a obra de Augusto Herkenhoff é uma organização potente e vigorosa, na qual o conjunto de obras da mesma série, como apresentadas nesta exposição, têm força ainda maior do que cada obra singularmente.

O artista explica sobre seu trabalho: “Sobre o meu processo criativo, após exaustivo estudo gráfico (desenhando centenas de esboços), inicio o processo. Escolho em meu “dicionário pessoal” amostras de algo da minha imaginação, para ganhar corporeidade em escala. Minha expectativa é que a prática da obra possa produzir meu discurso, vinculado aos ícones do mundo das sensações contemporâneas. Busco uma síntese entre minha fantasmagoria privada e coletiva, um diálogo silencioso para execrar certezas e confidências da estabilidade humana.”

“Não se contentando com a obra única, subdivide a ideia principal em diversas outras. As sequências expressam um lado emocional, moderado pela atenção com que organiza as composições. “A pesquisa básica é um movimento de A para B em que o meio é a pesquisa, um lugar que você não sabe bem o que é, mais ou menos como que saindo de uma viagem”. Mergulhar nessas obras e nas questões por elas abordadas é, ao mesmo tempo, fascinante e intrigante, pois envolvem esse movimento de viagem. Agora, tornado nosso”, pontua a curadora Lia do Rio.


Serviço


Exposições | Reverie Percursos
Até o dia 23 de setembro
Segunda a sexta 11 às 18 h. e sábado das 13 às 18 h

Espaço Cultural Correios Niterói

R. Visconde do Rio Branco, 481, Niterói

13 de outubro de 2025
O Bloco carnavalesco "Loucos pela Vida" vai realizar na sexta-feira, 17 de outubro, de 13h30 a 17h, no Solar do Jambeiro, o concurso de escolha do samba-enredo do carnaval 2026. O bloco, constituído por usuários, familiares, trabalhadores e simpatizantes da saúde mental, que historicamente leva alegria, arte e a discussão da diversidade e da garantia do direito do cuidado em liberdade para a sociedade, esse ano escolheu como enredo "CAPS não é meme. "Se não me vês, por que se incomoda?". Durante o evento serão apresentados os sambas recebidos pela comunidade de Niterói e uma banca de jurados irá eleger o samba campeão. Serviço Escola de samba-enredo "Loucos Pela Vida" Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 Horário: De 13h30 a 17h Classificação indicativa: Livre Evento Gratuito  Local: Solar do Jambeiro End: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos - Niterói
9 de outubro de 2025
Uma das melhores bandas de rock de todos os tempos retorna ao Brasil em 2026. O Living Colour traz à América do Sul a turnê The Best of 40 Years, com a ideia de celebrar o 40º aniversário do grupo fundado em 1984. O grupo liderado pelo talentoso vocalista Corey Glover fará seu show em terras cariocas no dia 28 de fevereiro, no Sacadura 154, no Centro da capital carioca. No Brasil, as apresentações ocorrem em 26/02 em Porto Alegre (Opinião), 27/02 em São Paulo (Tokio Marine Hall), 28/02 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e 01/03 em Curitiba (Live Curitiba). Há ainda shows em cidades da Argentina e Chile. Veja a agenda completa 22/02 – Mendoza (ARG) @ 23 Rios Craftbeer 24/02 – Buenos Aires (ARG) @ C Art Media 26/02 – Porto Alegre (BRA) @ Opinião 27/02 – São Paulo (BRA) @ Tokio Marine Hall 28/02 – Rio de Janeiro (BRA) @ Sacadura 154 01/03 – Curitiba (BRA) @ Live Curitiba 03/03 – Santiago (CHI) @ Teleton Sobre Living Colour Formado em Nova Iorque em 1984 pelo guitarrista Vernon Reid, o Living Colour traz ainda Corey Glover no vocal, Will Calhoun na bateria e Doug Wimbish no baixo. A banda ganhou projeção mundial após ser descoberta por Mick Jagger, que não apenas apresentou o grupo ao grande público como também os convidou para abrir shows do Rolling Stones. O álbum de estreia Vivid (1988), que trouxe hits como “Cult of Personality”, vencedora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock. Em seguida, lançaram Time’s Up (1990), também premiado com Grammy. Os trabalhos posteriores Stain (1993), Collideøscope (2003), The Chair in the Doorway (2009) e Shade (2017) completam a discografia de poucos itens, mas notória pela enorme qualidade e ampla gama de influências sonoras e referências líricas.