9 de agosto de 2025

Exposição ‘Reverbere’ convida à reflexão às memórias do passado, do presente e a novos futuros

09 Exposição ‘Reverbere’ convida à reflexão às memórias do passado, do presente e a novos futuros


Assim é “Reverbere”, mostra que chega ao centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, a partir de 9 de agosto, com entrada franca. Com produção da Tech Art Lab (TAL) e curadoria de sua fundadora Gabriela Maciel, a exposição reúne 16 obras, sendo seis inéditas, de diferentes formatos, entre esculturas, pinturas, fotografias, obras digitais, vídeos e instalações.


Os 12 expositores exploram em seus trabalhos temas como humanidades, ciências, ecologia, tecnologia e espiritualidade. São eles: Anna Costa e Silva, Cabelo, Darks Miranda, Fabian Albertini & Juliana Curvellano, Jerônimo de Moraes, José Kós, Mariana Destro, Olav Alexander, Paula Pedrosa, Paulo Vivacqua, Roberta Lima e Thaís Iroko.


“O processo de seleção das obras se deu a partir da composição de um panorama de artistas nacionais para a reverberação de suas pesquisas e produções. Suas obras são relatos, críticas e reivindicações culturais, sociais e ambientais. São conceitos, técnicas e estéticas que agem como ondas sonoras e se propagam em amplitude e profundidade, reverberando memórias do passado, vivenciando o presente e projetando novos futuros”, afirma a curadora Gabriela Maciel.


Entre as principais atrações da mostra, está o ensaio fotográfico inédito “Riviera Roquette Pinto”, de Jerônimo de Moraes, que homenageia um santuário urbano de lazer e pertencimento na zona norte do Rio de Janeiro, o Piscinão de Ramos. Longe do glamour das praias da zona sul, o Piscinão oferece uma experiência coletiva moldada por resistência, improviso e o direito à ocupação afetiva do espaço. Entre retratos e detalhes ambientais, as imagens do ensaio revelam corpos em celebração, mergulhos que são atos de liberdade e um litoral reinventado pelas mãos do povo.


Outro destaque é o vídeo “Incorporação da Água”, da amazonense Roberta Lima. Motivada pelo desejo de discutir mudanças culturais através das mudanças de estados físicos da água como metáfora para a resistência e resiliência, esta obra faz referência a busca por processos emancipatórios colocando em debate o aspecto ambiental do feminismo na vida cotidiana e na arte. Através da performance, do vídeo, do corpo e de elementos da natureza, a artista ressalta a importância da água e a função que este elemento desempenha nas comunidades.


A artista cearense Darks Miranda, vencedora do Prêmio Pipa 2025, traz a escultura “Mão Esquerda”. Em suas obras, a artista usa a montagem como linguagem e investiga o imaginário da ficção científica do século passado para refletir sobre o fracasso do projeto ocidental modernizante e suas noções de futuro e progresso.


Já o poeta, músico e artista Cabelo Cobra Coral participa de “Reverbere” com a pintura “Luz com Trevas”, que é a capa de seu disco homônimo lançado em 2020, em que ritmo e poesia se fazem presentes através do pop, do rap, do funk e do samba.


“No ano em que o Futuros – Arte e Tecnologia completa 20 anos e a Tech Art Lab chega aos seus 15, celebramos estes marcos com uma exposição multiformatos que reforça o compromisso do nosso centro cultural de amplificar vozes artísticas plurais e atentas aos temas de nosso tempo”, destaca Victor D’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro.



Serviço:

Exposição ‘Reverbere’

• Data: 9 de agosto a 28 de setembro

• Local: Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 3

• Horário: quarta a domingo, de 11h às 20h

• Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

• Entrada franca




31 de janeiro de 2026
A comédia "Neurótica", estrelada pela atriz Flávia Reis, estreou em 2014 no Rio de Janeiro, e já fez várias temporadas de sucesso. Agora, o espetáculo, com direção de Márcio Trigo e roteiro de Henrique Tavares, chega a Niterói para apenas duas apresentações nos dias 31 de janeiro, as 20h e 01 de fevereiro, as 19h na Sala Nelson Pereira dos Santos. Após séculos de preconceitos e discriminações, a mulher passou a ocupar espaços que eram antes exclusivamente ocupados pelos homens e a exercer um papel fundamental na organização da nossa sociedade. Entretanto, elas não deixaram para trás sua função de mãe e esposa. Essa sobrecarga dos afazeres do lar e da profissão, aliada ao ritmo acelerado dos nossos dias, gerou esses tipos femininos cômicos e curiosos. Flávia Reis, que há 15 anos pesquisa o humor no gênero feminino, se apropria justamente da figura dessas mulheres conhecidas popularmente como neuróticas para satirizar os pequenos dramas da sociedade contemporânea, de forma crítica e com bastante ironia e acidez. A atriz se divide entre 11 personagens femininos, colocando uma lente de aumento nas figuras neuróticas do dia-a-dia. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico e "Fernanda", a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários telefonemas ao mesmo tempo. Serviço Flávia Reis em "Neurótica" Datas: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 Horário: Sábado, 20h; domingo, 19h Duração: 60 min Classificação indicativa: 14 anos Vendas na Bilheteria da Sala ou no site Fever Local: Sala Nelson Pereira dos Santos End: Avenida Visconde do Rio Branco, nº 880, Niterói
31 de janeiro de 2026
Um dos maiores sucessos da Broadway e do teatro musical brasileiro, “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” leva a magia para o palco da Cidade das Artes em uma temporada especial a partir de 15 de julho de 2026. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a superprodução revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Após três temporadas de sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked realiza o desejo do público carioca que aguardava ansiosamente pela passagem do “mundo das esmeraldas”. O espetáculo soma mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance “Mágico de Oz”, de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca pela inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Serviço: “Wiched – A História Não Contada das Bruxas de Oz” Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) Ingressos: de R$50 a R$400 na bilheteria da Cidade das Artes ou na Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/114663/d/356569 Sessões: Quarta-feira, 20h; Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 20h; Sábado, 15h e 19h; Domingo, 14h e 18h30. Classificação: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais Duração: 180 minutos com 15 minutos de intervalo